quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Hexalink da Tércos - jogo grátis

Esse joguinho é coisa do tipo bate e pronto. Nem lembro como... mas esbocei algumas peças, funcionamento, escrevi algumas restrições, montei um protótipo e tá saindo quentinho do forno. Jogo abstrato, campo que pouco me aventuro, mas a idéia surgiu  e foi aproveitada, então esta ai ... Hexalink.  Hexa de hexágono e link  ( conexão).

É um jogo bem  simples, ... é um presente para quem se interessar em fazer, pois é gratuito, ...´logico pertence a Tércos e não pode ser produzido ou comercializado por ninguém, salvo a Tércos.

Então é o segunite.

No Hexalink os jogadores tem um grupo de peças hexágonais e numerados e por fim colorido, são seis cores sempre com hexágonos que vão do valor  0 a 6 , sete peças por cor. Tem ainda um grupo de peças na cor roxa e outras na cor preta, cada qual com uma função . As peças salvo o zero tem também uma figura em forma de trinagulo , que forma a conexão para outros hexágonos, serve de rlimitador  para posicionamento caso estas conexões não sejam obedecidas.



Geral dos componentes


A peça em roxo serve de coringa, ocupando qualquer valor em uma linha, mas deve ser poscionad conforme as conex/oes. Já a peça preta, premite posicionar em qualquer posição, porém não conta como uma peça em umal rede. É necessário ocupar a mesma posição com outra peça e poderá gerar a única possibilidade de um hexágono ser ocupado por dois marcadores.

 O negócio e formar redes  de hexágonos que podem se interceptar  ou não. Estas redes  formam  uma série de conexções. Uma rede para pontuar deve deve ser formada por um total de seis hexágonos adjacentes e em linha, obedecendo a sequência númerica que deve ser perfeita, ou seja se começar no 0 deve ir até o 5 para formar uma linha de 6 peças.



Os links formados, imagem do protótipo.


Sempre que o jogador  posicionar um hexágona, deverá ser adjacente a outro e de número maiorou menor conforme segue a orientação da linha. Sobre o hexágono poscionado pelo jogador ele pode colocar um marcador de sua cor.

Cada marcador é um ponto de influência, PI  ( marcador maior vale 2PI) e ao completar uma linha esta é pontuada.

O jogador com mais PI recebe 4 PV, o segundo 2PV  e o terceiro 1PV. Em caso de empate o critério de desempate é a favor do jogadro que ocupa o hexágono de maior valor.


Peças de PV.


Por fim juntando tudas estas restrições e condições, temos um jogo que exige concentração, sorte e perspicácia. Quem somar melhor tudo isso esta mais perto de vencer.

Espero que  vocês gostem. Para quem não curte construir jogos imprima e jogue, a Tércos estará disponibilizando uma ver~soa nos classificados da Ilha do Tabuleiro.




´´Area de jogo . De 2 até 4 jogadores em uma partida

Para baixar as regras e peças, use este link.

.
Espero que gostem.

2 comentários:

  1. Parabéns por mais este Jogo Hermes !!! Farei um e jogarei com minha esposa... Com certeza, este jogo será mais um que entrará na Brinquedoteca que ela cuida... E muito obrigado por disponibilizar o Jogo à todos !!!
    Abraços
    Wagner

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Wagner, espero que gostem, é de fácil construção, mas não perde em sua capacidade estratégica e não deixa de ser uma boa ferramenta de diversão.

    ResponderExcluir