segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Comparando "Catan O Jogo", com "Colonizadores de Catan".

Que a Grow embalou não resta duvida, agora percebe-se um certo alinhamento que representam novas mudanças. Catan foi anteriormente lançado em 2011 se não me falha a memória, porém com diversas diferenças entre a versão mundial. A arte foi refeita e na minha opinião para melhor, muito mais imersiva com a proposta temática do jogo. Houveram diversas criticas, principalmente com relação ao formato da caixa e a respectiva arte que embora bonita, não seguia a tradicional linha européia.

Note a grande mudança das versões, a direita a nova.

Para chegar onde quero, vou envolver o Puerto Rico, lançado mais recentemente pela Grow, que ao ser  lançado no mercado brasileiro já vinha com expansões. Este é ponto que mostra a preocupação da empresa com as criticas e ou perguntas frequentes que porventura pude-sem vir, no sentido " é compatível com a versão européia?", e para por fim na conversa, o jogo já vem com tudo que lhe é aplicável oficialmente. Para o jogador brasileiro, comprar a versão importada ou nacional,  significa mudar o critério, afinal a opção da Grow é agora bem atrativa no que tange valor, compatibilidade e qualidade.

Mudanças que no caso do Catan lançado bem antes, são perceptíveis agora, afinal em 2014 a expansão para 5 e 6 jogadores, deixou uma brecha. Diferenças visíveis que apontam mudanças de estratégia da empresa, pois as caixas eram bem diferentes no seu formato, mas também pela primeira vez neste segmento,  uma das grandes editoras, pensava em expansões, afinal a ideia das expansões é basicamente revigorar e incrementar o jogo base, e sem duvida a nível mercadológico, vender mais sobre uma mesma linha, tanto que isso é amplamente vivenciado nesse segmento fora do Brasil,  existem jogos a exemplificar o Carcassonne, que possui ampla gama de jogos de expansão. Por favor, não vamos comparar expansão com versão , situação bem típica com certos jogos que tem versão de tudo que é tipo, mas que não são expansões.

Manuais, apenas pequenas diferenças.

Bom ai chegamos a nova versão do Catan da Grow, recebi um exemplar e pude comparar. Os componentes, são iguais em sua grande maioria a versão lançada em 2011, salvo pequenos detalhes pontuais. E realmente é a caixa que revela alguma intensão, ou  de equiparar o produto com a versão européia, embora com diferenças nos componentes, ou o mais provável pensar em alinhar com a expansão de 2014 e quem sabe talvez outras??.....por conta disso imagino que os novos lançamentos da Grow, devem levar mais em conta situações como esta futuramente, o que não deixa de ser um bom negócio para os gamers brasileiros.

Com relação as duas versões da Grow,  fiz uma comparação que você pode acompanhar abaixo:

Inserts, obrigatoriamente diferentes.

Cartões de resumo, maior estrada e 
maior cavalaria, esta é diferente.

Peças de terrenos, iguais, salvo a peça do deserto.

Cartas de recursos, alguma duvida?...

....sim!...o verso das cartas agora é diferente, gostei mais.

Cartas de desenvolvimento, pontuais diferenças ..é um erro??
.... a arte da Câmara mudou e na nova versão é igual a Catedral?

Peças iguais!

Vilas, cidades e estradas iguais, como são peças 
em plástico, não poderia ser diferente.

Aqui também uma diferença significativa, 
embora sem implicações.


Bom senhores, dá para ter uma boa ideia da nova versão, com certeza novos ventos estão soprando para dar rumo a futuras pretensões da empresa, que entendo serem muito boas para nós jogadores brasileiros.

Abraço!






















6 comentários:

  1. Olá, você poderia me dizer se o verso dos tiles do tabuleiro desta versão é azul ou continua com o logo do jogo?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, desculpe a dúvida, mas a versão nova é a "Catan, o jogo", certo?!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! A versão colonizadores de catan de 2011 é compatível com a expansão catan navegadores?

    ResponderExcluir