Caixa do jogo
Autor Alan R. Moon
Ano 1998
De 2 a 6 jogadores,
Tempo estimado para a partida 1 hora.
Diversas publicadores, 999 Games, Amigo, Corfix, Midgaard;
Porque então falar de um jogo velinho??
Bom primeiro porque é um bom jogo.,.
Depois porque muitos dos bons jogos de ontem são desconhecidos de muita gente nova que esta aportando ou retornando ao meio dos jogos de tabuleiros.
Em terceiro porque sempre foi um jogo que tive vontade de jogar e ontem por fim joguei.
Então vamos ao jogo>
Elfenland é um mundo elfico com vinte e uma cidades. Todos partem de uma cidade comum Elfenhold.... botinha na cidade.
Nas demais vinte cidades espalhadas pelo tabuleiro e ligadas por estradas, caminhos por rios e lagos, é posicionado um peão da co de cada jogador.
Elfenhold, início da partida.
O objetivo é conseguir recolher o maior número de peões em quatro rodadas.
Uma vez distribuídas as peças de madeira. cada jogador recebe 8 cartas que representam formas de locomoção, são eles:
- a nuvem ( boa viagem);
- o porco;
- o barco;
- a bicicleta a vento ou algo similar;
- o gigante;
- o dragão;
- o unicórnio;
Cartas com os meios de transporte
Cada qual com capacidade de se deslocar melhor por um dos tipos de terrenos, situação que cada jogador acompanha no cartão resumo.Após receberem as cartas agora os jogadores recebem ( ao iniciar a partida) uma peça que representa uma das formas de locomoção, este deve permanecer fechada.
Em seguida são abertas tantas peças deste tipo, quantos jogadores disputam a partida. Alternadamente cada jogador pega uma destas peças e assim segue alternadamente até todos terem um total de cinco peças em sua mão( estas por sua vez são sempre abertas).
As peças que são posicionadas sobre as rotas.
A sacada aqui é montar uma rota com figuras que vc tenha cartas pois assim em média vc gastará um carta em cada estrada que venha se mover, caso não tenha a figura, deverá gastar de duas a três cartas de outros tipos. Mas isto limita a sua capacidade de recolher peões.
Uma vez distribuídas as peças, o jogador inicial faz seu movimento com a bota a partir da cidade inicial., em cada cidade que consiga passar recolhe o seu peão. Quanto melhor forem aproveitadas cartas e peças de meios de transporte, mais peões o jogador recolhe.
É interessante ressaltar que como as peças sobre as rotas são dispostas alternadamente, é bem comum algum dos seus concorrentes posicionar uma peça que vc não queria na sua planejada rota. Cabe então muito improvisos e adaptações a sua pretensa rota.
Bom basicamente é isso. A cada rodada os jogadores recebem novamente até oito cartas e cinco peças de transporte. Ao final da quarta rodada o jogo termina e quem conseguir obter mais peões ganha, se empatar quem conseguir na última rodada manter mais cartas na sua mão é o vencedor.
Tem um peça para sacanear os outros muito útil, pois força o jogador a descartar uma carta adicional para passar pelo obstáculo.... é para aquela sacaneada básica.
Geral do jogo
Bom é isso ai!... espero ter despertado o interesse de vocês, é um bom jogo fámilia, muito fácil de aprender e rápido, comporta um bom número de jogadores, boa dose de estratégia e queira ou não capacidade de improvisos.
abraço
Olá, Hermes.
ResponderExcluirParabéns pela análise do jogo... já tem um tempo que estava de olho nele, mas é um tanto difícil consegui-lo atualmente...
Finalmente consegui o meu esta semana... pretendemos joga-lo no próximo encontro do nosso grupo, se possível... :)
Abraço