domingo, 19 de fevereiro de 2012

Jogamos uma partida do Ricochet Robot

Na última  sexta jogamos uma partida deste ótimo jogo. Ricochet  Robot , jogo de Alex Randolph. É um jogo abstrato dos mais inteligentes, exige muita lógica, concentração, capacidade cognitiva especificamente percepção . Além de tudo isso é extremamente simples de jogar.... a tal ponto que li, reli, pensando ... tá faltando alguma coisa, ...mas não!!

Bom o tabuleiro é dividido em quatro partes ( quadriculado), pode ser montado com diferentes combinações. sempre é lógico formando um quadrado. Todas as partes do tabuleiro tem diferentes configurações internas, em todos tem um perfil externo que são paredes em duas das arrestas.  Na área interna de cada parte ocorrem alguns cantos, ou seja duas arestas dos quadrados que também são paredes.. Em cada um destes cantos internos existe uma figura que é igual a um dos objetos, combinando cores e figura..
No centro sempre se forma um quadrado, onde um dos objetos é sorteado e posicionado aberto para todos poderem ver.

Pois bem o objetivo e capturar este objeto que esta no centro, quem conseguir pegar mais destes objetos é o vencedor ao final da partida quando todos os objetos forem disputados.

Bom o jogo é simples,  o jogador tem 5 robos, um de cada cor, vermelho, amarelo, azul, verde e preto.
Ao iniciar a partida o primeiro objeto  é sorteado e colocado na área central do tabuleiro. Agora os jogadores devem mentalmente conseguir mover o robo da cor do objeto para a casa onde este objeto é representada sobre o tabuleiro.

O movimento do robo obrigatoriamente deve sempre bater em pelo menso uma parede antes de chegar ao seu destino.Toda colisão contra paredes ou os outros robos,  permite que o robo em movimento seja movido perpendicular ao objeto da colisão  e movido em seguida contra outra, ... tantas colisões como se fizerem necessárias.
Todos os robos podem ser movidos para conseguir chegar ao objetivo.

Assim que um jogador conseguir  criar uma trajetória, deve anunciar aos demais jogadores e a ampulheta é então virada.  Os  demais jogadores agora tem o  tempo da  ampulheta para conseguirem achar  um caminho que seja menor que a do jogador que anunciou .

Caso algum jogador conseguir imaginar um caminho menor que o numero de movimentos já anunciado, deverá anunciar também em quantos movimentos. Ao terminar poderá ele fazer o movimento dos robos ( pode ser um único robo), se conseguir realmente fazer a jogado recebe o prêmio que é a peça na área central.

Assim segue o jogo, podem jogar ilimitado número de jogadores ( mas não vamos exagerar.. né) , o jogo cai muito bem para dois, três , cinco , dez, enfiem grupos grandes sem o menor problema.

Jogo Recomendadissimo! Arisco dizer que é o melhor jogo abstrato que já joguei.

abraço!

Um comentário: