terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Tuiuti da Tércos


Capa provisória

Sou grande apreciador de história e pela história militar tenho interesse desde molecão,... leio e conheço um pouco sobre  guerras antigas entre as primeiras civilizações,  as guerras medievais, napoleônicas, já sobre a segunda Guerra mundial nem se fala,... já lí dezenas de livros, sempre focada nas batalhas e campanhas.

Bom tudo isso porém não quer dizer que gostaria de participar de uma guerra, pois imagino ser uma das piores situações que um ser humano pode passar,...  por isso gosto de travar as guerras nos tabuleiros, fica inclusive minha sugestão para os lideres mundias que resolvam suas diferenças e interesses ( os reais agentes motivadores) desta forma, hehehe!!!

Mas agora voltando ao foco...em 1864, movidos por interesses e influências Brasil, Argentina e Uruguai travaram uma guerra sem precedentes na América do Sul  contra o Paraguai. Não vou entrar em méritos, culpas e responsabilidades sobre o que se fez ou deixou de fazer,  digo que ao pesquisar se encontra assuntos delicados sobre o tema e falta muita informação sobre tudo.

Para reproduzir um jogo de guerra com foco na história, é necessário pesquisa,. Curioso... se fosse sobre uma batalha travada na Europa ou na guerra civil americana contem porâneas da Guerra do Paraguai, conseguiria provavelmente até informações do tipo ," fulano tombou neste lugar "... realmente impressiona o que é possível saber sobre estas guerras, ...são conceitos táticos da época, ordens de batalha, mapas com as manobras , enfim tudo que é necessário para recriar o evento num jogo.

Mas sobre a guerra tema desta jogo foi e é  difícil,.... não sei se não houve interesse em registrar fatos na época, narrar objetivamente ou simples mente  falta de estudos históricos mais relevantes. Neste ponto não adianta um livro falando sobre a guerra, narrando os eventos políticos e os personagens principais como é o mais comum, .... se não conseguir mapas sobre o conflito, ordens de batalha a coisa se complica e fica difícil fazer, por isso esse projeto estava na gaveta a pelo menos uns cinco anos..

Mesmo tendo material desde a muito tempo sobre as batalhas, faltavam mais informações,... mapas, as ordens de batalha, dos disponíveis era difícil entender devido a baixa resolução,  então o negócio foi mais  pesquisa em mapas atuais, até google mapas entrou na brincadeira ( não é a primeira vez. inclusive existe um marco comemorativo no local da batalha , ver google mapas, confluência dos rios Paraguai e Paraná, siga ao norte que acha).

 Tudo isso para chegar a um ponto que acho necessário, afinal  a  fidelidade é um dos objetivos, o jogo trata da memória dos povos envolvidos,  é uma homenagem aos que pereceram em Tuiuti, e foram muitos, .. Tuiuti foi a maior batalha travada na América do Sul, aproximadamente 50 mil soldados combateram e mais de 8 mil pereceram no lugar e outro tantos nos dias seguintes devido aos ferimentos.

Tuiuti é uma lagoa situada em uma planície cercada a oeste pela laguna Pires, ao norte pelo esteiro Rojas, ao sul pelo esteiro Bellaco a a leste um Pantano, as águas tornam  o movimento difícil porque toda região é uma planície de inundação. Ao cruzar o rio Paraná as forças aliadas passaram pelo Passo da Pátria , não sem combates, inclusive no esteiro Bellaco. Acamparam na planície que fica ao sul de Humaitá, maior posição defensiva de Lopes na região. As tropas paraguaias estavam entrincheiradas ao norte do esteiro Rojas.

Solano Lopes ao atacar em  Tuiuti pretendia cortar o exército aliado em dois e forçar o seu recuo  ou até esmagar os invasores ( pois já se encontravam em território paraguaio). Contava com efetivo menor porém mais bem treinado. A surpresa foi também um fator importante pois as quatro colunas de Lopes fizeram sua aproximação pelas matas que flanqueavam a  planície. Esta ação causou a pretendida  surpresa, mas devido a dificuldade da aproximação  devido ao movimento em colunas pelas matas, os atacantes entraram na batalha em levas, sem conseguir formar linhas, fundamental nas táticas de guerra da época, o que permitiu aos defensores repelirem todos os ataques com sucesso.


Centro sul da defesa (  protótipo)

Estes eventos  são reproduzidos no jogo, inclusive  a aproximação  oculta. Para compensar o desequilíbrio em tropas é usado o fator tempo  que finaliza a partida  após oito rodadas de jogo .O sistema de combate éo STB ( da Tércos, que em breve vou apresentar ) que enfatiza forte ação ofensiva. O sistema de ordens também é importante e inovador  pois simula e limita a capacidade de reação dos jogadores em função dos generais envolvidos na batalha.

Em breve mais informações sobre este jogo que deve estar  disponível logo nos primeiros meses de 2012.


Geral do jogo

Flanco direito da  defesa


abraço!

21 comentários:

  1. Conheci seu blog por causa de um link que um amigo que joga boardgame , Carlos laport , postou no facebook , fiquei muito interessado nesse jogo TuiTui , quando estara a venda??? Parabens pelo bolg.

    ResponderExcluir
  2. Bom o Tuiuti exigiu relativa pesquisa histórica, a dificuldade em obter informações é grande, olha que procurei...tentei informações junto a orgãos do exército, mas não recebi resposta alguma. Se fosse uma batalha na Europa ou USA com certeza teria mais facilidade.

    Bom o jogo é o que esta mencionado acima, faz uso do STB, que é um dos sistemas de jogos de guerra que criei, é de nivel tático, histórico, maior batalha travada na América do Sul, prioriza a ofensiva e detalhes do terreno como elementos táticos.

    O jogo esta praticamente pronto, mais questão de testes, o que preocupa aqui é que o povo não é muito de jogos de guerra, o mercado americano é muito mais propício, principlamente se for HC, mas deve ser publicado este ano no segundo semestre pela Tércos.

    Bom que gostou do blog, tenho dedicado algum tempo a ele, tem sido bastante agradável, esponho minhas idéias, coisas que gosto sobre o mundo dos tabuleiros. Obrigado!! ...participe!!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de conhecer seu blog, quando realizava uma pesquisa sobre o Brigadeiro Sampaio, que tombou com tres ferimentos na Batalha de Tuiuti em 24 de maio de 1866. Faleceu decorrente desses ferimentos em 6 de julho, do mesmo ano.
    E o jogo de guerra sobre a Batalha de Tuiuti, foi publicado pela Tércos?
    Atenciosamente,
    Júlio Oliveira
    Visite o nosso site: www.legiaodainfantariadoceara.org

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Julio, agradeço o interesse.

    Não o jogo ainda não foi lançado, nem tem previsão.

    O referido site já havia visitado em outras feitas, pergunto é uma organização civil ou militar?
    Recentemente participei aqui em Joinville, em um evento de entusistas da 2°GM, junto ao 62°BI, na oportunidade apresentamos jogos de geurra, e pude observar o interesse de muitos militares sobre o assunto, inclussive tive opoortunidade de conversar com o comandante da unidade.

    Bom em caso de lançamento do jogo é neste blog que vc vai encontrar a divulgação do jogo.
    Lembro que os principais Generais envolvidos na Batalha estão representados inclussive o Bgd. Sampaio, estas peças devem sofrer aletração no funcionamento, visto o desenvolvimento de peças imilares em outro jogo de guerra em desenvolvimnto que o Batalha de Sidi Rezegh ( África do Norte- 2°GM).

    Mais uma vez agradeço a atenção!

    Cordialmente

    Hermes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hermes,
      É uma organização civil,sem fins lucrativos. Tenho algum material sobre a Batalha de Tuiuti, pois fui o coordenador por dois anos das comemorações dos 200 Anos de Nascimento do Brigadeiro Sampaio.
      Informe pelo e-mail do "Fale Conosco" do site da Legião da Infantaria alguma demanda que, vc imagina, poderia ajudá-lo no "fechamento/melhoria" do JG da Batalha de Tuiuti.
      Ats,
      Júlio Oliveira

      Excluir
    2. Júlio fico agradecido, tenho algum material sobre a batalha, sem o qual a elaboração do jogo ñão seria possível. Mas de bom grado aceitaria mais informações, principalmente no que tange identificação de tropas e dispositivo na batalha.

      Vou netar em contato!

      grato!

      Excluir
  5. Parabéns por mais um grande jogo. Rodrigo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Hermes, fiquei interessado no jogo, cara você tem bastante jogos que estão maturando, tem previsão de lançá-los comercialmente? Na torcida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe!!...são mais de oitenta jogos em protótipos, este é um. Esta bem avançado, mas sem previsão, na realidade não dá tempo para tudo!

      Acho que agora receberei uma ajuda important an ivel de informações sobre a batalha, o que vai fidelizar ainda mais o jogo.

      abraço Paulo!

      Excluir
    2. Sei que vc gosta de história
      entra na Ilha do tabuleiro e procure pelo jogo Madeira Mamoré Railway Comapny- MMRC, é um protótipo sobre a construção desta ferrovia da Tércos também.

      Excluir
  7. OLA HERMES, COMO FAÇO PARA ADQUIRIR O JOGO TUIUTI, MORO EM SP , CAPITAL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! esse jogo é ainda um protótipo, mas vai ser terminado em 2015, para que esteja disponível no final deste ano e 2016, qdo dos 150 naos da batalha. Vai ter que ter paciência.
      Se vc acompanhar os post sobre a Batalha de Oriopol, vais ver o sistema para nível pelotão, enquanto no Tuiuti, vai ser de nível Batalhão, com o mesmo sistema de jogo, STB.

      Excluir
  8. How can I get a copy of Tuiuti? I'm in the USA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Katana!
      This game is still a prototype, from 2016 the celebration of the 150th anniversary of the battle, there should be a commercial version.
      I'm sorry for now.
      Thank you for your interest!

      Excluir
  9. If you are looking for playtesters in the USA let me know. I am very familiar with the War of the Triple Alliance. I wargame the period in miniature and I have over 1,000 painted 15mm soldiers for Paraguay, Uruguay, Brazil and Argentina. I assisted in the making of a Rich Haussenauer's Regimental Fire and Fury variant to play the war http://www.fireandfury.com/phorum5/read.php?7,42443

    Looking forward to this game!
    Thanks,
    Brian

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela iniciativa! Se quiser tirar dúvidas sobre a batalha, procure o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Encontrarás muita gente conhecedora do assunto. Quanto à bibliografia, existe sim muita coisa. Boa sorte!
    marcosdahistoria@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ola Hermes, segundo os posts que li, o jogo já foi terminado, em 2016, data comemorativa, onde posso adquirir o jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Sim houve a versão final mas não chegou a ser comercializado. Baixo retorno previsto. Mas está sendo preparado uma versão gratuita, porém a falta de tempo e o necessário alinhamento do jogo com o sistema de jogo STB (para diferentes níveis e épocas). Não tenho previsão.

      Excluir