quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Operação MX1 ( Grow)

Pois é tenho um caso antigo com esse jogo, Operação MX1 . Tempão que não jogo, aliais joguei uma partida este ano. Mas o lance aqui é que foi a única iniciativa no Brasil, feita por uma editora grande. Foi a Grow no final da década de 70 quem desenvolveu e lançou no mercado.
O MX1 é um HC básico, simples para jogar e aprender  ( se comparado com  outros), mas superior por exemplo ao Battle for Moscow que  não é ruim de forma alguma , ele replica bem alguns detalhes da batalha, salvo Kalinin que sequer aparece no jogo. 
Bom voltando ao MX1... é  um jogo de nível estratégico, tem elementos topográficos, condições meteorológicas. Retrata uma guerra fictícia entre dois países imaginários, azuis e vermelhos.

Já  faz um tempo,  fiz uma adaptação para este jogo, tanto regras como novas peças (com nova arte) estão disponíveis para imprimir e jogar, usando as mesmas regras do jogo original, mais adaptações como da regra de produção. Foram incluídas novas unidades como artilharia, aeronaves, engenharia ( pioneiros), brigadas ligeiras e moto mecanizadas, bases aéreas, industrias e Zonas Fortificadas(ZF), cada uma atribui novas condições e novas situações, inclusive ataques aéreos, todas estas regras são adicionais .

O objetivo foi simplesmente agregar novos valores estratégicos ao jogo, pois agora  além de conceito original, o jogador tem objetivos claros como bases, cidades e indústrias do oponente. A capacidade de repor unidades devido  a regra de produção industrial, leva o jogo a outro nível de estratégia.



Geral, imagem das novas peças




A industria é a peça em vermelho, a base aérea e´ a peça verde.

Os novos e diferentes tipos de unidades, modificações em algumas das regras de combate também fazem prevalecer o lado ofensivo. Portanto para quem tem o jogo, vale experimetar, espero que gostem da adaptação.

Espero que gostem.

6 comentários:

  1. Muito Bom esse post Hermes !
    Posso replica-lo no meu Blog com os devidos créditos ?

    Aonde posso baixar as novas artes e regras para o que vc fez ?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Robson. Fique a vontade em replicar.
    Os arquivos estão na Ilha, clique no link logo acima "Operação MX1"
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. tenho o mx1 desde 80 a muitonão o jogomas gosto muito dele,tinha adaptado uma regra para campos minados, como poderia obter suas modificações

    ResponderExcluir
  4. Márcio, clique no Operação X1, você vai abrir a ficha do jogo na Ilha do Tabuleiro.
    Entre em arquivos e vais achar o arquivo com regras, e demais componentes para imprimir. Também gosto dele é um bom jogo para entar no mundo dos WG do tipo hex Counter.
    Espero que goste.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite não consigo localizar na ilha , poderia me enviar este complemento de regras

      Excluir
    2. Fala Márcio. O site da Ilha já saiu do ar faz anos, grande perda para o cenário nacional. Sobre esse jogo vc encontra informações no BGG.O link abaixo é das peças alternativas.


      https://boardgamegeek.com/filepage/65305/pecas-alternativas-e-suas-regras

      Excluir