Pois é, ... acabei de abrir um tópico sobre a retrospectiva do Clube Péricles em 2011. Listei os jogos que jogamos, tudo anotado no diário de bordo do clube,... lá na Ilha. Tanto jogadores como quem jogou e os jogos jogados.
Mas ao compilar a lista lembranças vem a tona, tantas partidas, horas sentadas jogando, no fim os números apontam diferentes situações, entre estas o mais obvio... os jogos mais jogados. E o Merchants the Lord of The Sea, foi o mais jogado. Rá , Trias, Mercadores de Dur Durany vem em seguida, tem em média os mesmos pontos em comum, cada qual com suas caracteristicas, mecânicas, mas pelo fato de serem simples e rápidos são mais jogados.
O motivo é esse mesmo, são fáceis de aprender , rápidos e divertidos e muitos tem muita interatividade e por isso mesmo mais jogados. As vezes são jogadas mais de uma partida seguida , uma vez que temos muitas opções e a repetição torna-se difícil, falta é tempo até para jogar os novos jogos que o pessoal vem comprando. Então a repetição não é frequente, e mesmo olhando o Merchants na tal listinha,.... foi jogado apenas oito vezes.
No grupo do Péricles a preferência por jogos simples é como jogo para finalizar a noite, então a estas horas, em média um jogo mais pesado já foi jogado e o pessoal esta a fim de jogar mais uma partida, ...mas tem que ser fácil, rápido e sobra para os jogos leves, que no entanto não quer dizer que não sejam bons jogos.
Joguei estes dias o Dixit 2, agradou muito pela interatividade, totalmente subjetivo poucas regras e no entanto divertido. O fato de imaginar alguma coisa olhando para a figura da carta é o que move o jogo e todos inspirados por esta subjetividade de um jogador ao dar uma pista do que pensou fazem sua jogada, Achei genial e agradabilissimo este jogo, então quem não jogou que jogue que vale conhecer.
Merchants também é outro jogo interativo, fácil de jogar . o jogador tem que aprender a olhar o seu e o jogo dos outros com atenção para sempre tirar o melhor proveito da situação, que muda a cada rodada com as jogadas dos jogadores.
Então é isso os bons jogos leves, aqueles que fecham uma noite de jogatina, mas não sem serem também grandes jogos e necessários em qualquer coleção.
abraço!
Bacana a ideia de diario de bordo eu estava fazendo isso aqui no HGB mas o pessoal não ajuda então deixei pra lá
ResponderExcluirOlha Robson, vcs são um grupo grande e já tem dificuldades em ter particpação em fóruns etal, não é diferente no Péricles, o negócio é fazer,
ResponderExcluirmas foi a primeira vez que fiz uma retrospectiva sobre tudo que foi jogado, como faço a descrição de cada mes é fácil rastrear.
abraço!
dixit é jogaço, vale mesmo a pena. Gostei justamente pelo que tu disse aí: subjetivo e te força a usar a imaginação, interpretar as imagens usando outra linguagem como palavras ou gestos, etc... baita jogo! Como disse nosso colega Rafael, é ideal pra se jogar depois de umas cevas! hehehe.
ResponderExcluirabraço, Hermes.
Obrigaod Tiago, realmente gostei o Wagner na Ilha havia feito ótimos comentários a respeito do jogo e era questão de tempo para joga-lo.
ResponderExcluir