Capa do jogo -ILHA
O tabuleiro é dividido em hexágonos, já com o traçado de estradas pré definido, porém é necessário construir para poder avançar para novas áreas. As estradas acabam criando regiões denominadas distritos, nossos bairros.
Existe um núcleo inicial da colônia, onde os jogadores alocam seus trabalhadores, são:
-Porto- onde são comprados novos edifícios que depois são construídos;
-Ourives- onde o jogador consegue ouro que é usado para pagar os edifícios;
-Serraria- obtém madeira usa nas construções;
-Pedreira- obtém pedras necessárias para construir as estradas;
Inicio da partida
Nota ¹: Estes edifícios são públicos e todos os jogadores podem usar em uma mesma rodada;
Nota ²: não é permitido dois peões do mesmo jogador num mesmo edifício.
Sobre cada área de terra do tabuleiro é colocado uma peça de terreno ( virada para baixo), isto é parte da preparação do jogo, peças de terreno excedentes não são usadas na partida.
As ações dos jogadores são:
1- posicionar os seus dois peões em um dos edifícios ( todos fazem esta fase);
2-Fazer ações : - obter matéria prima ( ouro, pedra ou madeira), utilizando um dos edifícios disponíveis;
- obter um edifício ( pelo porto);
- construir um edifício ( deverá ter ouro e madeira);
- construir uma estrada ( deve ter pedras);
- Comerciar;
3- Cambiar o jogador inicial;
Recursos
Nota: na fase de ações o jogador poderá fazer mais de uma ação;
Bom a brincadeira é a seguinte, na parte superior do tabuleiro, existe uma escala na qual 5 edifícios são posicionados abertos ( vem da reserva ao lado do tabuleiro, na qual permanecem fechados).
È permitido construir apenas em áreas de terra adjacentes as estradas, daí a necessidade de ampliar o sistema viário. Sempre que uma estrada avança ( até dois héx em uma rodada), sobre as áreas de terra as peças de terreno adjacentes as estradas são desviradas, revelando o que é possível fazer, custos, benefícios
Nota: encontramos um bug neste sistema, pois algumas áreas de terreno nunca ficam adjacentes as estradas, então não são desviradas???!!.... adaptamos uma regra caseira simples:
- a peça é virada junto com a peça ativada pela estrada, desde que fique adjacente a esta área de terra.
O que construir sobre estas áreas de terra?
São os edifícios que o jogador tenha comprado, porém alguns edifícios devem ser construídos sobre áreas específicas, como uma nova pedreira somente sobre uma pedreira, .. é bem intuitivo.
Nota ¹: um porto somente sobre um terreno ao lado do mar;
Nota ²: se na área de terra houver alguma vantagem ao construir ele é recebida ao fazer a construção;
Os novos edifícios podem ser ( este podemos chamar de prédios de produção):
-Mina de ouro, produz ouro ( 3 peças);
-Serraria, produz madeira ( 3 peças);
-Pedreira, produz pedras ( 3 peças);
Nota ¹: estes edifícios uma vez construídos desabilitam o prédio público equivalente, forçando os jogadores a comprar com freqüência deste jogador, que recebe então 1 dos recursos produzidos como pagamento;
Nota ²: o porto poderá ocorrer o mesmo efeito, mas neste caso todo jogador que usar o porto paga em ouro para o proprietário.
Esta situação é temporária mas importante e passa a fazer parte da estratégia dos jogadores, gerando muita interatividade. Mas como disse é temporária, pois ao terminar um distrito ele é pontuado e os prédios de produção são desativados, voltando a valer os prédios públicos iniciais, caso não exista outro d o mesmo tipo desativado controlado por outro jogador.
Outros prédios são:
-Curtume- ao construir em um distrito somente outro curtume poderá ser construído no local;
-Casa de comércio- é possível pontuar neste edifício pois para cada indígena que o jogador tenha sob controle receberá 1 PV ao colocar um peão ;
-Tabernaculo- é o edifício que dá mais PV;
- El Mirador - destrói um dos edifícios no distrito a escolha;
Cabana- permite o jogador usar três peões na sua vez de jogo, ao pontuar o distrito, perde o terceiro peão.
As construções possiveis.
As construções possiveis.
Pontuação:
Falei em pontuar, pois bem a pontuação ocorre sempre que uma distrito é finalizado e isto ocorre quando a estrada envolve totalmente o mesmo, isolando a área.
A pontuação é marcada na escala de PV , no contorno do tabuleiro, considera-se 15PV para o jogador com a maior valor em edifícios ( cada um tem um valor indicado) no distrito, 7PV para o segundo e 3PV para o terceiro. ( em caso de empate divide por 2 para mais);
O tabuleiro - Fonte Ilha
O tabuleiro - Fonte Ilha
Bom basicamente é isso ai, o jogo é bacana, estratégico, interativo dura uma hora e meia aproximadamente.
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