segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Airlines, gostei!!

Então jogamos na última sexta este ótimo jogo de Alan R. Moon , é uma nova roupagem para um jogo de 1990. Já tinha visto diversas vezes no entanto nunca jogado e digo que foi uma grata surpresa, lembra o Ticket to Raid, ..." só lembra de leve" , são diferentes e na minha opinião o Airlines é melhor .





São 10 Cias aéras, cada uma com um número X e variado de cartas que representam as ações  da CIA, cada uma  é representado por uma cor. Os jogadores recebem ao iniciar a partida 8 cartas de ações misturadas, outras 5 são abertas ao lado do tabuleiro. Sobre o tabuleiro em áreas pré determinadas ( cidades)  as CIAS são colocadas pela cor, representando a sua cidade de origem.



As minis de aviões



As cidades são interligadas por rotas, cada qual com uma série de casas numeradas que é o custo para abrir a rota ,sobre a casa é posicionado um avião na cor da CIA. Se todos os espaços ( casas) de uma rota são ocupados não é mais possivel outro jogador usar a rota.

Os jogadores recebem 8 dinheiros, usados para abrir a rota, o jogador pode fazer até duas em uma rodada,  bacana que independe a cor, mas sim das cartas de CIAS sob seu controle, o que os outros jogadores controlam  e o que ainda não esta disponivel no mercado.

O tabuleiro representa a Europa pós guerra, e a brincadiera aqui  é o início da aviação comercial, só faltou a Aeropostale.
Como já havia dito sobre o mapa as cidades são interligadas por rotas e no contorno  do tabuleiro temos uma escala de valores com posicições já pré definidas para cada CIA. O marcador nesta escala é movido no sentido crescente, sempre igual valor de cada casa de uma rota ocupada pela CIA. Representa a valorirzação das ações, então o jogadore deve estar de olho nisso para saber onde e em que CIAS investir.



Geral do jogo, observem as rotas é os valores para posicionar as miniaturas,
este valor é o que avança o marcador na escala de valores  sob o tabuleiro.


As cartas de CIAS não distribuidas ao iniciar a partida, são misturadas e deixadas viradas para baixo  e são adicionadas três cartas de pontuação entre elas, uma mais no topo de pilha, outra pela metade e outra mais para baixo.
Ao sair esta carta, ao final da rodada é feita uma pontução, assim que as três cartas são reveladas, ao final da rodada a partida é finalizada. O objetivo é obter mais PV ( pontos de  vitória).

As opções de jogo do jogador são :

1- Abrir um ou dois links, aviões são poscionados, ações sobem na escala e o jogador gasta dinheiro. É importante obser var que para a estratégia do jogador , deve pensar em CIAs das quais ele tenha  a maioria  ou algumas das ações.
    Ao abrir rotas o jogador tem direito a pegar uma das cartas abertas de CIAS ao lado do tabuleiro ou uma fechada da pilha de compras. Esta ação permite o jogador aumentar o controle sobre as CIAS ou entrar em novas CIAs, das quais não tenha ações.

2- Abrir uma ou duas cartas de CIAS sobre a mesa ( para cada carta aberta o jogador recebe 2 dinheiros). Esta ação deixa visivel em que CIAS você esta investindo e quais esta controlando. Ao haver uma fase de pontuação o jogador com maior controle em uma CIA recebe mais PV, estes PV estão relacionados com a escala de valores da CIAs sobre o tabuleiro e este valor cresce devido ao número de rotas que a CIA opera.



As cartas de CIAs ao lado do tabuleiro, as peças menres ao fundo são as  de PV


Nota:  tudo isso é muito simples ao jogar, mas é muito inteligente e o funcionamento  deste sistema  dá uma visão de mercado de ações , entre o que você tem, controla, onde investir,e planejamento do futuro na partida.


Deck de cartas do jogador, são as CIAs de interesse e nas quais o jogador esta focado.


3- Trocar cartas de CIAs por Cartas de CIAs neutra ( tarta-se de uma CIA que não tem aviões e esta no jogo, apenas ao terminar a partida estas cratas conférem PV adicionais, pode ser decisivo;

4- Pegar dinheiro, o jogador recebe 8 dinheiros para poder abrir novas rotas.



Final da partida.


A partir da E, Eu, Dieter, Diego e César, as crianças jogando .


Bom juntando tudo isso temos um jogo, muiot bacana, divertido, disputadoe estratégico.Vale conferir pessoal.

espero que ajude e inspire a conhecer o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário