terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tinha que escrever esta resenha, Race for the Galaxy





Com toda certeza muita gente conhece este jogo, afinal não é recente. Por outro lado muitos nunca jogaram ou sequer viram o jogo. É para este que faço esta resenha.
O Race é um jogo de cartas que assusta um pouco devido a simbologia presente nas cartas. Realmente nas primeiras partidas, o jogador vai se sentir desconfortável, parece que não sabe o que fazer, mas a cada nova partida, um pouco mais de entendimento, e quando vê  esta doido para jogar novamente e sabendo o que fazer.
Não é exagero, pois para quem curte ficção cientifica, Race for the Galaxy  tem o tema bem colado e envolvente. Também não é um jogo que se possa dizer  ganha pela aleatoriedade das cartas, a melhor combinação, requer realmente saber jogar.
Tudo acontece em torno das cartas de ação, cada carta representa uma fase e deve ser realizada na ordem estabelecida, a exemplo do Citadels, somado o poder dos personagens do Puerto Rico. Ou seja, deve jogar a carta da vez , fazer a ação ( todos), mas receber o bônus, apenas o jogador  que escolheu a carta da fase.


                                                                       Todas as cartas de Ação- Fonte BGG
Também apenas uma ação por rodada é feita, situação que conduz e estabelece a estratégia a ser seguida pelo jogador.Mas mesmo assim a partida transcorre de forma rápida, salvo nas partidas iniciais, que digo ser normal.
As fases do jogo são:
1-      Explorar ;
2-      Desenvolvimento;
3-      Colonizar;
4-      Comércio/Consumo;
5-      Produzir;
Estas são as possibilidades do jogador, vamos ao detalhamento.
1-      Explorar : duas cartas diferentes, a intenção é pegar cartas da reserva para sua mão de jogo. Uma das cartas permite você pegar cinco cartas e ficar com uma a outra pegar duas e ficar com uma;
Bônus- ficar com uma carta a mais.
2-      Desenvolver: das cartas  em sua mão você pode baixar uma na mesa com o símbolo de um losango;

                                                            Observe o losango, o valor no hexágono é o PV
Nota: para baixar cartas, o jogador deve pagar o valor inscrito da mesma. Em cartas, cada carta vale um do valor da carta. O princípio é o mesmo para desenvolvimento e para colonização, o valor inscrito é o preço a ser pago.
Bônus- pagar uma carta a menos;
3-      Colonizar: baixar cartas de planetas, o símbolo é uma circunferência;
Nota¹: existem  planetas de diferentes tipos, militares ( contorno vermelho), produtores ( cor cheia, amarelo, azul, marrom, verde) e  planetas com contorno em uma das quatro cores descritas, recebe um bem imediatamente ao ser baixado.
Nota²: mundos militares, somente podem ser  baixados ao ter outros mundos militares ou poderes especiais nas cartas já postadas;
Bônus- pegar uma carta da reserva;
4-      Comércio/ Consumo : o jogador pode trocar cartas por PV ou bens, conforme a cor do planeta produtor;
Nota: esta fase é mais difícil de aprender e somente é feita pelo jogador que optou por usar a carta de ação da fase. O jogador ao acumular cartas na mão troca cartas por PV conforme um poder  em algum planeta ou desenvolvimento que tenha postado sobre a mesa.
    Pode também receber cartas em troca de cartas de bens ( são cartas fechadas da reserva adicionadas a planetas de produção  na Fase de Produção). Esta carta e descartada, e o bem que ela representa  é da cor do planeta onde esta posicionada.
Onde:
    - cor azul o jogador recebe 2 cartas da reserva para sua mão;
    - cor Marrom, recebe 3 cartas;
   - cor verde, recebe quatro cartas  e
   - cor amarela, recebe cinco cartas.
Este é um ótimo meio de conseguir mais cartas na sua mão durante uma rodada, e como estratégia, é sempre bom ter um planeta amarelo ou verde postado na mesa;
Ao final da fase o jogador deve entregar cartas de bens não usadas em troca de PV, se houver esta condição sobre as cartas postadas.
Exemplo dos planetas, observe o circulo a côr. Quando cheio
é um planeta de produção, muito útil para obter mais cartas.


5-      Produção: o jogador nesta fase pode adicionar uma carta fechada  da reserva em cada planeta de produção que tenha postado sobre a mesa.
Nota: é parte da estratégia  produzir para trocar por cartas na Fase 4, de modo a levar mais cartas para sua mão e desta forma ter mais opções.
Bônus: produzir um bem em um planeta com circulo com contorno;

Chegamos até aqui, falamos de todas as fases e por fim, simplesmente resta iniciar outra rodada, então é simples assim, Race realmente é um jogo tranquilo. É meio chatinho se acostumar com a sua simbologia, mas em momento algum alguém pode dizer que é um jogo dependente da sorte, sobra estratégia.
A medida que o jogador controlar as simbologias que são muitas,mas que logo se tornam auto explicativas ou de auto entendimento por simples comparação , analogia. Lógico é bom ter o resumo a mão, no mais é conseguir combinar bem as possibilidades , cada carta postada na mesa, deve de preferência ajudar a melhorar o desempenho do jogador, não só pontuar, pois somente assim o jogador conseguira o poder necessário para postar cartas que ao final da partida somarão mais pontos de vitória.



Exemplo de Carta, os icones a esquerda
são os poderes que o jogador recebe
ao postar a carat sobnre a mesa.
Note que são relacionados diretamente com
a fase na qual o poder é ativado.


A partida termina assim na rodada em que um jogador postar sua décima segunda carta na mesa, ou então as peças de PV acabarem da reserva.
A pontuação consiste em somar o valor dos planetas ( no hexágono) e desenvolvimentos ( valor inscrito), mais peças de PV na mão do jogador.

Peças de PV
Vence quem somar mais PV.
Bom Race é isso, um jogão simples, rápido e deverás muito bom. Com já disse antes, temas super diversificados nas cartas, que fazem o jogador curtir cada momento da partida,  e até a simbologia no fim colabora em envolver o jogador num mundo fictício e lúdico como poucos jogos conseguem fazer.
Repito é um jogo que o jogador deve dar algumas chances,jogar algumas partidas,  antes de dizer que não gostou, por estranho que pareça muitos ao jogar  a primeira vez dizem não gostar do jogo , mas não pare ai, jogue novamente.

Abraço!



Nota: todas imagens retiradas do BGG.

13 comentários:

  1. Ficou legal a resenha...Sempre me deparei com Race for the Galaxy quando visito a BGG ou sites de venda, mas nunca soube do que se tratava realmente o jogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então porcure jogar Paulo, vais achar no Race um ótimo jogo.

      Excluir
  2. É um jogo muito bom e um jogo *fantástico* para dois jogadores.
    A curva de aprendizado é realmente íngreme e cheia de pedras, leva-se fácil umas 10 partidas para aprender e começar a fazer alguma estratégia no jogo. Mas vale muito o esforço!

    Para isso tem as opções online
    http://pt.boardgamearena.com/#!gamepanel?game=raceforthegalaxy

    E o progrminha para PC com uma I.A. que vai ferir seus sentimentos:
    http://keldon.net/rftg/

    A primeira expansão é recomendada para igualar todas as estratégias do jogo base e opcionalmente adicionar os objetivos para aumentar a corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Igor!
      Bem dito vale o esforço.
      Jogamos também com a expansão Gathering Storm, incrementa pontos simples mas bem vindos.

      Excluir
  3. Olá, boa noite!

    Desculpe por colocar isso aqui, assunto completamente diferente.

    Mas não achei a área pra contato.

    Você teria os arquivos das pistas customizadas para o Cockpit:

    Montreal, Valencia, Xangai, Melbourne e Yas Marina.

    Pode mandar para meu e-mail caso tenha?

    faelvs@yahoo.com.br

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael bom dia, não tem problema nenhum.
      Vou ser redundante, tem o lonk que o Julio passou
      http://www.redomanet.com.br/para-imprimir/

      A Ilha tem diversas para baixar
      http://www.ilhadotabuleiro.com.br/jogos/cockpit/arquivos

      Alguns circuitos principlamente os mais recentes não devem existir.

      espero ter ajudado
      abraço!

      Excluir
  4. Sei que este é outro post...Mas fiz um vídeo unboxing do Molucas espero que goste: http://www.youtube.com/watch?v=z4RDa5GjGAs&feature=share

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Paulo vou conferir, não olhei ainda mas já pesso sua licensa para divulgar o video no blog::

      Obrigado e forte abraço!

      Excluir
  5. Excelente análise! Vejo grandes pontos positivos no jogo, contudo a falta de interação mais apurada entre jogadores ainda me afasta um pouco do mesmo. Obrigado por compartilhar sua perspectiva.

    Patesi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Patesi!

      Obrigado!... realmente é um ponto em que o Race não é forte, mas pergunto será que sempre deve ser interativo?? ..um jogo pode ser bom sem isso, sei que você sabe disso, mas então ...jogue o Race, rs...isto se ainda não jogou algumas partidas.

      Forte Abraço!

      Excluir
    2. Quando comecei a jogar eu também pensava que ele era um "Single player multiplayer". Depois de um tempo você vê que suas ações dependem muito dos demais jogadores e você começa a se planejar para pegar carona nas ações alheias. Race for the Galaxy é recomendado para quem curte Puerto Rico, afinal naceu de um protótipo que depois virou o San Juan (PR de cartas). É o mesmo tipo de interação indireta, mas muito longe de jogos de atacar o coleguinha. Na segunda expansão eles colocaram um sistema de ataque militar direto, mas digo que até hoje não curti muito: o resto do jogo é muito melhor!

      Excluir
  6. A expansão com ação militar não cheguei a jogar, o Rafael tem a mesma, mas somente nos próximos encotros e que veremos seu funcionamento.

    O Race tem elementos de diversos jogos, Puerto Rico é evidente, Citadels, na expansão Ghatering Storm é nitido o Catan, mas tudo é muito bem colocado, custurado e ambientado ao jogo, eu posso tecer apenas elogios.

    abraço!

    ResponderExcluir
  7. Hermes, se gostou do vídeo (fiz meio na pressa rsrs),fique a vontade para publicar no Blog, mandarei o link quando fazer o review, obrigado!!!

    ResponderExcluir