sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mecânica 1 - Rolagem de Dados


Fonte BGG- Zombie Dice



 

Se alguem jogar o Senet vai ver que os Egípcios, não usavam dados pelo menos neste jogo e  olha que é bem antigo.  Já o afamado Jogo Real de Ur  usa dados de quatro faces ( considerado o jogo mais antigo conhecido). Os romanos tinham jogos no qual faziam uso de dados e estes nunca deixaram de fazer parte do lúdico e dos jogos de azar durante todos estes séculos.

Usar dados como mecânica de jogo é com certeza uma das formas mais antigas de conseguir um efeito e desta forma fazer uma ação num jogo. Em inglês dice rolling... rolagem de dados, consiste no ato de rolar dados e obter  com o resultado um efeito prescrito na regra.

Vamos encontrar  a mecânica em muitos jogos e não deixa de ser uma mecânica amplamente usada e das mais controversas. Para muitos é uma questão de sorte, por vezes relegando jogos com dados a segundo plano, mas existem jogos que apesar de fazer uso de dados,  tem  fator sorte bem moderado, usado de forma bem inteligente.

A aleatoriedade oferecida pelo emprego dos dados, seja de quatro, seis, oito ou N faces ,é amplamente empregada em jogos de guerra, RPG, mas não são os dado a única e decisiva mecânica. Vamos no entanto encontrar outros jogos que são completamente jogados e regulados  pelo uso dos dados, a exemplo do conhecido General a  novos como o ZombieDice, Molucas entre muitos outros.




Abraço!

6 comentários:

  1. Mecânica totalmente desconhecido para mim, mas gostei depois que li as regras de Molucas...

    ResponderExcluir
  2. Fala Paulo bom dia!!.... olha.... pensa bem... com certeza você conhece a mecânica, se jogou Ludo , Banco Imobiliário ou War na infância, estes jogos usam os dados para mover ou resolver as situações da partida,todos tem mecânicas de dados. Talvez a novidade deva ser jogos de dados com o citado Zombie Dice, que usa os dados como componentes centrais, não tem tabuleiro, não tem cartas e maiores componentes.

    ResponderExcluir
  3. Bem isso que você disse...Conheço apenas os traducionais, estes como Zombie Dice e Molucas, são novidades para mim...

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.
    Queria saber a rolagem de dados dos jogos do tipo RED WINTER e cia q segue a mesma mecânica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Danilo, não este jogo citado por vc é um HC, usa dados na resolução dos combates, mas não é a mecânica central do jogo.

      SE vc conhece o popular jogo de dados Generel ou "Caneco", onde são rolados 5 dados, tem quina, seguida, quadra, fula entre outras possibilidades, este é um jogo de rolagem de dados.

      Espero ter ajudado!

      abraço!

      Excluir