sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Explicando Mecânicas -10- Jogos de Guerra


Todo mundo conhece o WAR/Risk principalmente o primeiro se falarmos de Brasil. Também esta fazendo 40 anos no mercado, não é pouca coisa, sucesso de vendas e foi um dos principais formadores de jogadores de tabuleiro... mas  não vou falar sobre o WAR exclusivamente...  marcou e ainda marca época!... mas vamos a outros jogos do estilo.

De minha parte conheci os jogos de guerra por uma inciativa da Grow lá pelo início dos anos 80. O pessoal lançou na época um jogo chamado Operação MX1. Jogava WAR e  jogava muito, ....gostava,.... mas depois de conhecer o Operação MX 1, ... babau para o WAR, os jogos de guerra nunca mais foram os mesmos para mim.
Acabei criando aquele gosto especial por jogos de guerra, principalmente os táticos e sempre que sento a mesa para jogar um, com um oponente a sua frente, acho fantástico e é diferente de jogar qualquer outro estilo de jogo..

Bom os jogos de guerra são um caso a parte, são de diferentes tipos deste mecânicas a temas que podem variar da fantasia a realidade ou ir ao mundo da ficção cientifica. Para falar deles, vou separar em mecânica básica.


Movimento de área ( Area Movement)

O War é um grande exemplo deste tipo de jogo, o tabuleiro é dividido em territórios, que pode ser uma cidade, estado ,país ou planetas e sistemas galácticos.
O avanço das peças geralmente é feito movendo as peças de um território para outro. O nível estratégico é grande, visto que sempre haverá territórios chaves a serem dominados.
Para não deixar passar Axis&Allies, Risk são exemplos diversos e de níveis estratégicos bem diferentes, mas servem para ilustrar a variação entre um mesmo tipo de jogo de guerra.

Ponto a Ponto ( Point to Point)

O meu amigo Júlio Trois tem no seu Farrapos um bom exemplo deste sistema de jogo. Você tem um mapa, cidades, e a ligação entre as cidades e marcada por rotas ( estradas) que são intercaladas por círculos, quadrados e outras figuras geométricas ( que podem ter funções específicas, fácil observar no tabuleiro do Friedrich. Maria, Hannibal)


Fonte BGG- Observe as rotas e os círculos, Tabuleiro do Maria

Esta configuração dá ao jogo forte valor estratégico com o controle de pontos chaves, que uma vez dominados determinam o controle de regiões e territórios.

Hexágonos e Contadores ( Hex and Counters)

Entre os jogos de guerra é aqui que você encontra o terreno mais fértil. Diversos sistemas de jogos fazem uso deste tipo de tabuleiro (hexágonos), cito ASL, OCS, STB entre outros.
A gama de jogos é grande, podem ser de táticos( operacionais, quando os efetivos envolvidos são de esquadrões, pelotões ou companhias) ou estratégicos ( com formações que vão de batalhões, regimentos, divisões).
Toda sorte de efeitos é aplicado, tais como efeitos de terrenos ( com maior relevância em jogos operacionais), mete orologia. Ampla gama de peças auxiliares, com efeitos como curtina de fumaça, moral, condições de combate.Outras peças são modificadoras que interferem nos combates alterando resultados do lançamento de dados.

Ocorrem também variantes de tabuleiros, quando ao invés de usar tabuleiros hexagonais fazem uso de tabuleiros formados por quadrados, caso do Batalha da Tércos, cujo emprego facilita o emprego tático da artilharia a longa distância e principalmente o sistema de mapas.

Muitos dos jogos de HC, fazem uso de tabuleiros modulares, que confere grande rejogabilidade, devido a intercambialidade e novas configurações


Batalha de Sidi Rezegh ( Tércos)



Jogos com Miniaturas

Uma coisa é certa, estão entre os jogs mais bonitos, estão mesmo!!...  jogos como o Johnny Reeb. Flames of War, Tide of Iron , Memoir, Battle of Westeros entre outros, são todos jogos com miniaturas. Porém começa aqui a questão?? ...onde enquadra-los, visto que fazem uso de mecanismos e sistemas diversos, que hora parece um jogo de movimento de área, hora um hex and counter.

Um jogo como Flames of War é  digamos impar porque faz uso de escalas, trenas  para dotar as peças de movimento e capacidade de ataque ( seu alcance para atacar outras unidades), cheias de modificadores e condições, tabelas e dados.


Fonte BGG



Jogos de Simulação

Jogos muito interessantes, extremamente detalhistas e muitos dos quais solitários. Os jogos de simulação são jogos de guerra que tem por objetivo reproduzir muitos dos detalhes das operações de unidades em combate. Você encontra jogos que simulam a ação de um carro de combate, submarino, aviões, e são realmente exagerados a primeira vista. Mas após joga-los você se impressiona com a qualidade da obra. Joguei o B17-Queem of the Sky e foi o que percebi.


B17- aqui você já tem uma ideia de como são detalhados. Fonte BGG.



Jogos de Cartas

Existem diversos jogos de guerra que são jogos de cartas. Battle Line é um, Rainder 16 outro, são  sempre jogos interessantes, com os mais diferentes mecanismos. Muitos jogos de guerra tem um deck de cartas que são a sua linha guia ( Campain/Battle Card Drive), ou então os combates são resolvidos  por cartas de batalhas.

Jogos de Dados

Da mesma maneira que encontramos jogos de cartas que são jogos de guerra, temos jogos de dados que são jogos de guerra, D Day Dice é um bom exemplo do jogo, que ao usar uma gama de dados e resultados de dados d6 normais, induz o jogador a escolher as melhores possibilidades e então tentar superar os desafios do cen´´ario proposto.


 Bom... as variações, a mescla de diferentes estilos, mecanismos, acabam por gerar sempre novas possibilidades, então será possível encontrar uma sorte variada de jogos de guerra. Cada qual com seus pontos fortes e fracos. Este tópico tenta apenas dar uma ideia ao leigo, dos diferentes tipos de jogos de guerra que existem.
Como um bom vinho... aquele que mais lhe agradar é com certeza o seu melhor sistema de jogo de guerra.

Caracteristicas gerais dos jogos de guerra.

-São jogos onde o cenário pode ser de países, continentes, galáxias, a pequenas povoados um uma paria onde houve uma batalha desesperada entre atacantes e defensores;
-As formações representam exércitos, grupos de exércitos, divisões. brigadas, pelotões, CIAS, Armas;
-Nível de complexidade pode ser bem grande, mas é possível encontrar muitos jogos para iniciantes também( o War é um caso ), Battle for Moscouw;
-Leva em conta condições climáticas, capacidades de produção e detalhes  geográficos, topograficos;
-Requer planejamento a longo prazo quando estratégicos e curto prazo quando táticos.
-O uso de dados na resolução dos conflitos é marca registrada ( mas não regra, vide Napoleon At Marengo que é um jogo de movimento de área e tem total ausência de sorte).Para compensar a sorte é muito frequente a adoção de uma sorte variada de modificadores, que condicionam resultados.

Bom basicamente é isso, espero que este tópico chame atenção de você, ... s~e não gostar dos jogos de guerra quem sabe olhe para eles de forma diferente, e vá encontrar seu estilo preferido e por a possibilidade de encontrar nos jogos de guerra, grandes jogos. De quebra quando a pessoa passa a gostar dos jogos de guerra, é impelido a sempre a conhecer um pouco mais sobre as guerras, por fim história.


abraço!

11 comentários:

  1. Você recomenda o B-17? É um bom jogo. Gosto desses detalhados, simulacionistas. Você escreveu que tem jogos que simulam a ação de um submarino, de um carro ou de aviões. Você teria exemplos de alguns desses jogos para que eu possa pesquisar no BGG? Mas de bons jogos, como o B-17.
    Felipe.

    ResponderExcluir
  2. Recebi um comentário anônimo perguntamdo sobre jogos solitários, listei alguns, quem sabe tenha mais algum interessado.

    B17 como solitário é um bom jogo sim. Se gosta de jogos de guerra e com detalhismo vai atender suas espectativas. B29 segue a mesma linha, não acho que deva se ter os dois pois são similares.

    B17 http://www.boardgamegeek.com/boardgame/1032/b-17-queen-of-the-skies

    Londons Burning, batalha da Inglaterra para 1 e 2 jogadores http://www.boardgamegeek.com/boardgame/2150/londons-burning


    Submarinos

    http://www.boardgamegeek.com/boardgame/17484/silent-war ( 1 ou 2 jogadores)

    http://www.boardgamegeek.com/boardgame/22359/steel-wolves-the-german-submarine-campaign- (solitário)

    Combate terrestre

    Raid on Sy. Nazaire foi uma ação histórica, já li o livro e o jogo tem muiyos detalhes sobre a batalha. http://www.boardgamegeek.com/boardgame/1425/raid-on-st-nazaire


    Storm over Arnhem, para 2 jogadores http://www.boardgamegeek.com/boardgame/1423/storm-over-arnhem

    Carros de Combate solitério simula um CC - Pattons the Best http://www.boardgamegeek.com/boardgame/4556/pattons-best

    Espero que ajude.

    ResponderExcluir
  3. Ajudou bastante, Hermes!

    ResponderExcluir
  4. Só um detalhe: O "War" NÃO é jogo de guerra!!! É simplesmente um jogo... Há muita abstração para chamá-lo de "wargame"... E o resultado dos dados é exclusivamente quem manda... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza discordo, abstratos todos de alguma forma são, faz parte do lúdico mergulhar no tema, afinal counters, minis, cubos ou discos representam algo como tropas. A sorte faz parte de praticamente todos os WG, cabe no entanto a resolução do sistema de combate, englobar efeitos aleatórios e dentre os diferentes sistemas você vai perceber a preocupação dos autores com esses detalhes. O tabuleiro no sistema de impulso de área, é muito comum em jogos de guerra, e no caso do WAR, remete a jogo de guerra, nível estratégico. Se o jogo não é bom, concordo, deixa a desejar, é um jogo que hoje jogaria novamente, apesar de ter uma cópia dos anos 70, que guardo com muito gosto. E vc joga que jogos de guerra??....espero que o ASL??, Tobruck System, OCS, qual deles??

      Excluir
    2. Já joguei muito o ASL (via VASSAL, interface no PC) e jogos táticos/operacionais) na maioria das vezes. Hoje me interesso mais pelos jogos de nível estratégico, tipo CDS... A crítica ao 'War' é pela total ausência de 'modelagem' (nem o mapa é realístico) e pela ausência de fundo histórico, o que o deixa bem longe das definições de wargame de Philip Sabin e outros estudiosos. Mas com flexibilidade, 'vai'... Abraço!

      Excluir
    3. Bom Gerson, como dito anteriormente é um jogo simples (War), é de nível estratégico bem básico, longe até de um Axis & Alies, até mesmo este falha em muitos detalhes, e exatidões. Na certa não jogo faz tempo, e nem vontade tenho de jogar o WAr, mas como um elemento de ligação para o pessoal mais leigo, justo com o mundo dos wargames, acho necessário a citação.

      Excluir
    4. Qto ao ASL, tem uma versão Home. Acho fantástico, detalhismo incrível, é a grande referência entre os jogos de guerra.

      Excluir
  5. Gostei. Quero refazer o tabuleiro do jogo do Nintendo advance tatcs em hexagonal e trocar as montanhas por níveis de terreno alto, avançado. Tem site em português que me ajude a fazer estes tabuleiro?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Obrigado. Vc vai ter que usar um software como Corel Draw ou similares. Assim vc vai ter toda liberdade de criar seus cenário e tabuleiros.

    ResponderExcluir