sábado, 12 de janeiro de 2013

Mecânica 2- Pontos de Ação





Esta é uma mecânica que eu gosto bastante, consiste em ter um número pré determinado de pontos que o jogador gasta na sua vez de jogar. Cada ação tem um custo e o jogador poderá fazer ações desde que consiga pagar por elas.

Em inglês " action point allowance system " equivale a " sistema de pontos de ação " ou pontos de ação, também já vi como  pontos de operação.

A mecânica pode também ser usada para ativar outros mecanismo em jogos, um bom exemplo é o Axis &Allies, onde a reposição e construção de novas unidades, consiste usar  pontos digamos de "produção" . O mecanismo cria e acentua desta forma o lado estratégico do jogo, os pontos são obtidos pelo controle de certas regiõess sobre o tabuleiro, a perda do território diminui a capacidade de produção de .um jogador a acentua a do conquistador.

A tabela serve para controlar a quantidade de pontos 
que o jogador tem para gastar, denominada  Produção Nacional.
Nada mais é do que a aplicação do mecanica de pontos de ação.
Fonte BGG

O sistema é bem comum, o Mercadores de Dur Durany usa esta mecânica, o Trias também, até em jogos de guerra é usado a exemplo do Conflict ogf Heroes.


Mercadores de Dur Durany, adicionar um héx 
tem custo de PA ( Pontos de Ação)






Abraço!

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