Fonte BGG
...bom são dispostas dose cartas formando um circulo, a caixa de texto da carta voltada para o interior deste circulo.
A disposição deve seguir a orientação conforme ilustrado na regra, alternando territórios. Toda carta de território tem duas faces, uma em cada cor e com a representação de uma das dinastias, a Águia e a Rosa. Também tem uma tabela com números em Romano, de 1 a 4 , os números abaixo( no circulo) são os PV, é a pontuação recebida pelos quando conquistar o território. O Número arábico maior são os Pontos de Combate ( PC) do território, importante.
Cartas de cidade, igual conteúdo, porém diferente cor e brasão da dinastia.
Nota: Convém chamar atenção para um detalhe, se um território é tomado no conflito, os pontos são dados para os jogadores que jogam com a respectiva dinastia em igual valor ao indicado abaixo do numeral Romano..
Exemplo: digamos que apenas um jogador estea jogando com uma das dinastias, no conflito ele vence a disputa, significa que apenas ele recebe os PV indicados abaixo da escala de valor 1.
Dose cartas xde teritório e sua diposição inicial.
Também temos uma carta para indicar o jogador inicial que é cambiada a cada rodada para o jogador a esquerda.
Cada jogador recebe 3 cartas de com dupla face em uma das cores ( laranjado, verde, azul e marrom Em cada face tem a representação de um agricultor que lhe permite receber uma carta de recurso a cada rodada e uma de senhorio, que também dá um recurso e ao final da partida PVs em função do número de recursos na sua mão.
As cartas de recursos, tem diferentes valores e são usadas nos conflitos, ao adicionar o valor inscrito ao valor PC dos territórios em disputa, bem como a sua respectiva dinastia. Ao inciar a partida cada um recebe três cartas com diferentes valores, 3, 4 e 5 PC;
Carta do jogadsor verde, recurso e ação ( verso)
O jogador a direita do jogador com a carta de jogador inicial recebe a carta de estratégia que tem valor simbólico como jogador inicial, indica que é este jogador que escolhe onde será travado um conflito. ao final da rodada recebe 2PV extras.
O mesmo jogador recebe também a carta de conflito, esta é colocada ao lado de duas cartas territórios oponentes, que são o alvo de disputa da rodada.
Por fim temos ainda as seis cartas de ação. Estas cartas tem diferentes funções e são usadas na respectiva fase de ação.
O Jogo
Bom é disputado em rodadas, divididas nas seguintes fases:
1- O jogador coma carta de estratégia determina onde ocorre o conflito, posiciona a respectiva carta acima e entre as duas cartas de território, sendo que devem pertencer cada um a uma das dinastias.
Podemos observar então que cada território tem um valor em PC e os respectivos PV que são obtidos ao conquistar o mesmo;
Carta de estratégia
Área de conflito
Estas cartas permitem o jogador fazer:
a- Traidor ( Verräter) trocar a carta de dinastia; simplificando mudar de lado no conflito, o sacana!! hehehe!!!
b- Estratégia ( Stratege), ser o próximo jogador a escolher o local de conflito, lógico 2PV extras sem stress;
c-Construtor ( baumeister), pode adicionar uma de suas três cartas de senhorio ou produtor a um dos territórios, ao final da partida é um meio de obter PV extras.
d- Produtor ( bauer), receber 3 cartas de recursos da reserva;
e- Diplomata +2 ( Diplomat), adicionar 2 PC ao conflito para sua dinastia e receber uma carta de recurso;
f- Diplomata +% ( Diplomat) adicionar 5PC para sua dinastia;
As cartas de ação são parte central do jogo, a estratégia que cada um vai adotar é em função das necessidades, assim como da perspectiva que tem em relação ao conflito, se perceber por exemplo que não tem como vencer o conflito na dinastia em que está, poderia cambiar de grupo ao usar a carta do traidor.
3- Jogar cartas de recursos, na realidade PC para resolver o conflito. o jogador pode jogar de zero a cinco cartas. O valor da carta é somado ao do território de sua dinastia e ao valor da sua carta de ação;
4- Revelar a carta de ação simultâneamente;
5- Resolver o conflito. Em toda rodada ocorre o conflito. Para resolver, somar o valor da carta de ação ( algumas não tem, então não adiciona nada), mais o valor das cartas de recursos e o valor de cada território . Esta somatória é feita para cada dinastia, o maior valor vence e a carta de território do perdedor é voltada para o lado oposto, que vai mostrar
o simbolo da dinastia vencedora;
6- Distribuir PV, conforme já descrito os PV são distribuidos, quanto mais jogadores, apoiarem uma dinastia, menos PV são dados;
O jogador com a carta de estratégia recebe 2PV extras e o traidor se houver 1 PV extra;
A regra não diz nada, mas anote os PV numa folhinha para cada jogador;
7- Construtor ( baumeister), para o jogador que escolheu esta carta de ação , ele adiciona junto a um território uma de suas cartas de senhorio ou produtor;
8-Cambiar carta e conflito e estratégia caso outro jogador tenha optado por esta ação;
9- Cartas de recursos descartar, formar uma pilha de descartes ao lado da de compra;
10- Repor caratas de recursos na ordem Produtor, granja e diplamata;
11- Devolver cartas de ação;
12 Cambiar jogador inicial;
13- Fim da rodada/turno;
Geral do Jogo
No final da partida que ocorre em oito rodadas para 4 jogadores, ou seis rodadas para três jogadores, são obtidos ao pontuar, o máximoo de mais seis PV na contagem final , onde cada granja e um recurso, valem dois PV.
Bom é isso ai , Verräter é um jogo bacaa, o jogador deve gerenciar seus recursos, tentar apoiar uma das dinastias e porque não, não mudar de lado quando perceber que é o momento. Isto deixa o jogo bem interativo e divertido.
Para quem não conhece, eis a dica.
Espero que tenha agradado e ajude em algum entendimento.
Jogo de Marcel André Casasola Merkle
Edição Adlung- Sipeler
3 a 4 jogadores
Tempo de duração 60 minutos
Indicado a partir dos 12 anos
Nota: o jogo Meuterer do mesmo autor é similar a este, mas tem diferenças além do tema, neste a abrodagem é sobre navios e motins. Quem conhece um dos dois facilmente vai assimilar o outro.
Nota²: o jogo original carece de um tabuleiro de marcar PV, no link um arquivo de uma caixa que tento servew para marcar os PVs , como guardar o jogo.
abraço!
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