quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Friozinho na barriga!

Sabe aquele friozinho na barriga!!??

Acordei deste jeito hoje... um misto de ansiedade, duvidas... tudo porque as primeiras unidades do jogo O Faraó estão indo para os primeiros interessados. Você fica com espectativa. ficou bom? ... vai agradar??... o visual esta bom ???,  mas principalmente o jogo, a mecânica.

Dos jogos que lancei todos tiveram seu momento e proposta.

O Fronteira em 2007, foi uma especie de jogo explorador, acompanhava algumas discussões na Ilha, Lista BG-BR ,mas não participava, afinal não me sentia  a vontade. Dai a experiência foi toda solo, novidade, tudo envolvia riscos e pratiquei o desenvolvimento considerando preço final e em cima dele fui aplicando, custos e viabilidades para chegar no preço estimado.
Gastei um dinheirão num monte de coisas, que hoje vejo inúteis, foram  pitácos que por fim não ajudaram. O Fronteira passou por gráficas, ...no melhor estilo, tive toda sorte de problemas, fiz besteiras e o jogo foi para o mercado.
A idéia era um jogo barato. A principio o Fronteira era para ser um jogo de cartas, acabou como um jogo de coleta de componentes ( tile placement), o resultado pelas gráficas ficou aquém, pois o povo aqui na cidade não é focado neste tipo de produto.
Então o que resultou desta experiência??

Mudanças, novos rumos???

Bom foi  uma experiência cara, passou, fui para o próximo passo.

Então  vieram criticas, sugestões e por fim em 2009 lancei o Território, que na realidade era uma expansão para o Fronteira, introduzia tabuleiros modulares no jogo ,além de algumas peças e regras novas. Poucas unidades vendidas,  mas  foi a primeira experiência com produção sob encomenda. Havia muitas dificuldades relacionadas, mas o desenvolvimento serviu para traçar um norte.

Percebi ali uma luz... não estava ficando iluminado não.... nem tive experiência pós morte.... passei os próximos dois anos desenvolvendo o processo, aproveitei os eventos da Ilha do Tabuleiro como do Amigo Secreto, grande iniciativa do amigo Raul ( Zola na Ilha), e presenteava os meus amigos com jogos protótipos... a intenção era obter algum retorno sobre os jogos, qualidade e jogo em si.

Cada vez fui melhorando mais o processo, até chegar a um momento!!.... lançar um novo jogo pelo processo de encomenda, produção semi-artesanal. Pois bem fui nessa... mas mesmo assim tranquilo.

Em 2011, finalzinho do ano larguei com o Mercadores de Dur Durany, até o Cacá do ótimo blog " E ai tem jogo" , fez uma resenha curta sobre o jogo. Com o Mercadores o objetivo foi  testar o processo, o jogo tinha potencial por ser um Carcassonne turbinado, ....pensei muita gente gosta do Carcassonne, então ter uma versão vai ser interessante. 
Detalhe o Mercadores esta longe de ser um plágio, seu desenvolvimento é para um jogo de construção de rotas, usando pontos de ação.....lembra em alguns aspectos o famoso jogo citado.
Mas o Mercadores  é um jogo ainda simples no que tange JOGO.

Agora o friozinho vem com "O Faraó", não tem jeito...a aposta não é mais no processo, encontrei ainda alguns problemas, mas o negócio aqui é jogo. A proposta do novo jogo é um jogo  estratégico,  tem que pensar e planejar para ganhar.   Você fica imaginando, cheguei lá?... vai agradar??... os testes mostraram que sim...o povo curtiu, as partidas são disputadas palmo a palmo, mas ainda falta  o pior ou o melhor... a opinião final de quem vai jogar a primeira vez....

o tema Egito sempre atrai olhares, é um tema que permite desenvolver arte facilmente, é história conhecida por muita gente. Parte da aposta esta nisto, ...mas a principal questão ainda é o JOGO, a idéia aqui é jogo para quem quer jogar... por isso o friozinho na barriga!!

Vamos ver os comentários do pessoal a medida que forem jogando....e fica a  ansiedade!!!




abraço!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário