quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Smartrix - abstrato e bom

Em dezembro passado, um pouco antes do natal, tive a oportunidade de jogar o Smartrix,  jogo abstrato, fácil de aprender, rápido e bem tático, produzido pela canadense FoxMind Games. Na revista Ludus Brasil Magazine deste mes, o Diego Possamai fez uma resenha sobre o jogo, além de outros da mesma empresa.

Seguem minhas impressões sobre o jogo, que de ante mão digo, caiu no gosto do povo  do Clube Péricles. O jogo lembra um dominó, jogo que é sabido ser muito tático se jogado por jogadores esperientes.
Smartirx, não deixa por menos, o objetivo dos jogadores conseguir a maior pontuação, é o tipo de jogo que surpreende.

O jogo segue como descrito abaixo :

1- uma peça qualquer é sorteada e posicionada visivel sobre o centro da mesa;


Pode ser qualquer peça.

2- cada jogador recebe cinco peças também fechadas,que mantém  em segredo;
2-1 - as demais peças permanecem fechadas, são a pilha da reserva que fica ao lado da área de jogo;

3- estas peças são as opções de jogo do jogador;

4- se não conseguir encaixar uma das peças deve passar, sem sofrer punição alguma;
4-1- semrpe que o jogador posicionar uma peça poderá pegar uma nova peça da reserva;
4-2- ao acabarem as peças da reserva, joga-se até acabarem as peças nas mãos dos jogadores, ou então até todos passarem sem conseguir posicionar uma peça;

5-a área de jogo é limitada ao  formato de uma matriz de 5x5 peças;


Na representação a matriz esta com 4x3, então as possibilidades de adiconar
novas peças está bem aberta, para qualquer lado.



Nesta representação, já ocorre uma restrição no sentido da linha.

6-as peças que são encaixadas a partir da peça inicial, devem coincidir perfeitamente com os espaços da peça já posicionada;



Nesta representação o jogador poderá escolher onde posiconar.
6-1 - é permitido montar peças tanto na ortogonal , como na diagonal;
6-2 - se uma peça for posicionada errada ( qdo os espaços não são conicdentes), o primieor jogador na sua vez de jogo, apartir de quem posicionou errado, poderá pegar esta peça e leva-la para junto de sí, os pontos indicados sobre a peça são agora do jogador;


Esta é uma situação de erro.

7- sempre que uma coluna ou linha for formada por cinco peças, o jogador poderá pegar as respectivas peças, e coloca-las a sua frente , os valores inscritos são os Pontos de Vitória (PV ), obtidos;
7-1 - se houver a formação de uma linha e coluna ao mesmo tempo ( 5 peças em cada) poderá também pegar todas as peças;



Representação de uma pntução de linha, a somatória
é de 33 pontos ( alta)
No exemplo, a peça posicionada na diagonal é uma situação permitida

8- o jogador com a maior pontuação entre as peças que recolheu é o vencedor;

Resumidamente é isso, gostei muito deste jogo, não sou fã de jogos abstratos, mas foi uma grata surpresa. Os componentes, são  70 peças com diferentes configurações,  poderiam ser um pouco mais espessas,  nada sério porém, a qualidade gráfica é boa;

Fica a indicação, se tiverem oportunidade, boa deiversão!

abraço!

Nota: estes desenhos são esquemáticos feitos para explicar o jogo.

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