Jogamos duas partidas do Panic Station.
Capa - Fonte BGG
Vou falar um pouco sobre o jogo que por fim me surpreendeu. Havia jogado umas duas partidas de jogos do tipo Dungeons, miniaturas ótimas, mas falta uma coisa,.... jogo!! ( torna-se repetitivo sem muito que fazer, sei que muitos curtem , mas não me agradão)
Ai jogamos o tal de Panic Station, sou sincero em dizer ... fui desconfiado, mas no final achei bem legal o conceito e mecânicas adotadas o jogo como no todo, .. tanto que jogamos duas partidas seguidas.
No Pamic Station , os jogadores devem acabar com uma colméia,... ninho de umas criaturas alienígenas que infestam as instalações. Para tal cada jogador é um personagem com nome e tudo e tem um robô /avatar com a qual forma uma dupla que pode agir independente, mas em geral age como dupla mesmo, o Droid pode atacar com armas desde que tenha munição, o humano trasporta gás para defesa e eliminar a colméia.
Todos jogam contra o jogo e tem por objetivo eliminar os aliens.Recebe um conjunto de cartas formadas por três cartas de infecção ( na cor do jogador), uma lata de gás e uma outra carta aleatória que forma seu deck de cartas ( total de 5 , minimas)
Deck do jogador, personagem, droid, cartas de recursos( mão) e cartas do scaner.
As cartas aleatórias podem ser:
- colete protetor protege de um ataque;
-faca combater aliens ou humanos;
- granada que se jogada em um recinto elemina as criaturas mais fracas a torna mais fracas as mais fortes ( que podem sofrer dois ataques);
-Reservatório de gás, usado para combater a infecção e por fim destruir a colméia;
-luneta de arma para atacar alvos afastados;
- scaner para veneficar se há alguem infectado;
-cartão de acesso que permite entrar em recintos fechados;
- criatura alien que cai no seu colo na sala em que esta o seu personagem, ....para ataca-lo é lógico;
O jogo roda por meio de Pontos de ação , tem um mecanismo interessante envolvido.
Os personagens dos jogadores podem sofrer até 4 danos, a carta é girada sempre que sofre um ferimento começando em força 4 e girando até 1 quando após é eliminada ( é o mesmo esquema de jogos de guerra com unidades em foma de blocos ( a lá Hammer oF Scot).
início da partida
Enquanto estes personagens tiverem até duas baixas poderão fazer 4 ações, ao ficar mais fraco reduz para três, depois dois , um e por fim eliminado. Esta situação torna o personagem menos apto reduzindo o número de ações que poderá fazer.
Bom ...todos partem de uma carta central ( personagens são ali posicionados) e podem explorar uma nova sala e assim a areá de busca vai ficando maior e as situações vão se sucedendo, o objetivo das buscas e encontrar a sala ... total dos aliens.
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As ações são ( todas custam 1 PA) :
- explorar- abrir uma nova carta de sala;
- mover um ou os personagens, cada 1 avanço custa 1 PA par cada um;
- pegar carta de recurso- ai esta o perigo, entre as primeiras cartas é colocada uma carta de infecção ( misturada em uma proporção de acordo com o número de jogadores), estas cartas são as descritas anteriormente;
- fazer ações, é relacionado com as cartas que o jogador tem em mãos, (esta situação varia muito, mas é pagar 1 PA e usar os poderes das cartas);
Sempre que um jogador entra em uma sala e outro personagem estiver presente, são trocadas até duas cartas entre os jogadores, sempre fechadas de modo a permanecer o segredo e o suspense, desconfiança, mistério, trama... chega!!;
Vai ser inevitável, um dos jogadores ao pegar uma carta de recurso acabará por ser infectado e agora ele joga contra os humanos e tenta infectar os demais ou elimina-los.
Para preservar sua própria existência deverá, fazer tudo de maneira dissimulada e enganosa possível, pois poderá ser caçado enquanto caça os demais personagens;
A infecção ocorre, ao receber da pilha de cartas de recursos, uma carta com o desenho de contágio. Depois disto este personagem ao entrar em uma sala e provocar uma troca de cartas poderá tentar infectar os demais jogadores.
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É possível verificar quem esta contaminado, também de forma secreta, usa-se um tabuleiro com duas casas, uma na qual é posicionada a carta da situação do jogador ( área verde ) e na outra é colocada a outra carta do jogador, todos fazem esta ação , ambas pilhas são misturadas separadamente e as cartas da área verde ( condição do jogador )são reveladas, então toda carta com o contorno em vermelho significa um ser vivente infectado, em azul esta a salvo.
Esta mecânica é simples e muito funcional, ajuda a identificar os suspeitos.
o Scaner, cabe honestidade dos jogadores ao usar
Também são ativados Aliens por símbolos sobre cartas e ações realizadas pelos jogadores, estes aliens causam um ferimento em humanos ou rodos presentes na mesma sala, ao final da rodada e podem inclusive eliminar o droid ou o personagem se o ataque for concentrado.( vimos um cidadão ser trucidado durante a partida, infelizmente ficar´olhando os demais jogarem o resto da partida)
Situação mais para o final da partida
Os Aliesns, na cor cinza 1 vida , negro 2 vidas .
. O movimento dos aliens é controlado por um dado indicando em que direção são movidos e é nessa que você poderá ser eliminado.
Bom é isso ai suspense, desconfiança, dissimulação mentiras, blefes, tudo e´parte deste ótimo jogo chamado Panic Station.Não vencemos nenhuma.. só para informar.
Diego (E),César ( fundos) Witold e Geise, Alam
acho que o texto já serve para criar água na boca de vocês .
recomendo ao menos conhecer!!
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