segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

STB- Sistema Tático de Batalha da Tércos- Parte 1

Um assunto que curto muito é a história militar. Somado aos jogos de tabuleiros, chega-se aos jogos de Guerra.
Entre estes, os meus preferidos são os hexágonos e contadores- HC ( hex counters para quem preferir), principalmente devido ao detalhismo e recostituição histórica.

Diante disso tudo,´lógico o metido aqui tinha que criar jogos de guerra, ... e olha que comecei a muito  tempo com essa brincadeira, lá por volta de 1980. Na época jogava o WAR, ganhei o Operação MX1 da Grow ( já foi objeto de assunto aqui no meu blog), .. esse jogo trata-se de um HC do tipo básico, jogo de introdução ao estilo.

Mas imagina jogar WAR e achar que era um jogão de guerra, ... depois de conhecer o MX, foi uma revolução com golpe de estado e tudo. Mas tinha um negócio que ainda me incomodava, aliais algumas coisas. Um destes incomodos eram os dados.

Na época esse negócio de internet , computador a gente houvia falar, tô parecendo pré histórico agora..., mas era assim , então saber o  que  estava sendo feito em outros países ... jogos de guerra , tu até imaginava, mas ficava totalmente sem noção sobre  a real situação.
 Então comecei a fazer um jogo que tinha que acabar ou então moderar o fator sorte. Alguns meses depois... não lembro ao certo... tinha desenvolvido um sistema inspirado no xadrez, ou melhor nos movimentos do xadrez,  o tabuleiro era quadriculado, representava uma cidade ,

Esse negócio começou a funcionar, atribuía movimentos as unidades e respectivas capacidades de manobra. Depois de mais um tempo as unidades passaram a receber a aplicação de fatores adicionais e um dia criei um tal de UNF ( unidade força),  nada mais era do que um valor numérico que representava a capacidade de sobreviver a um combate.

Genial... não sei mas!!  mas que a UNF passou a direcionar a capacidade de sobreviver a um combate passou , era aplicado de duas formas, aliais ainda é.

-Primeiro uma unidade como um carro de combate por exemplo´só é destruído se o valor do seu UNF era igualado ou superado; aplicação comum a toda unidade desde um porta aviões,até um caminhão ( VT- veiculo de trasporte). As unidades sofrem danos.

- o segundo era aplicado a unidades de infantaria, estas unidades sofrem baixas´, .. é como considerar que vc tem um grupo de soldados e em um combate vc perdeu alguns.

Uma unidade com danos era considerada avariada ou eliminada, no primeiro caso deveria ser reparada por unidades de manutenção  ( o Batalha tem em torno de 72 tipos diferentes de unidades), já as unidades de infantaria devido as baixas reduziam sua capacidade de combate ao reduzir sua UNF.

Bom,... deste ponto comecei a desenvolver mais e mais unidades especializadas,  cada tipo tinha então uma Tabela de combate  TC especifica, ou aplicava-se modificadores para um determinado tipo.

Então por volta de 1981, cheguei num divisor de  águas.. tabuleiros modulares, .. isto acontecia sem internet, tava lá craniando esses maluquices.  Os tabuleiros modulares permitiram dar um novo rumo  ao sistema em desenvolimento, que culminou com o Batalha ( até hoje não goste desse nome).

Ao usar a modularidade  nos tabuleiros, fiz outra loucura, ...para provar o fato vou anexar a imagem, o Batalha tem em torno de 1500 tabuleiros modulares, tudo que vc puder imaginar de cenário existe para o jogo... tudo é intercambiável , e aplicável a mapas.

Mas essa é outra história, o Batalha é grande demais, é ótimo para quem curte jogos de guerra,  ouso dizer.. único em muitos sistemas, incluído ai a capacidade de ser tático e estratégico ao mesmo tempo, ele foi criado para funcionar desta forma, vc  planeja sua estratégia em mapas e trava os combates nos tabuleiros de forma tática.

Mas queria trazer este jogo para a possibilidade de produção.

O Batalha devido a modularidade, torna-se um ótimo jogo de nível tático, suas tabelas de combate  só usam dado quando contra alvo branco ( aquele não visível), no mais não tem dadinho, é tabela de combate, mais modificadores, mais efeitos de terreno e o principal, tática aplicada. Ao aplicar o nível estrat´gico ele fica gigante.

Mas então a alguns anos passei a estudar um novo sistema de jogo, .. melhor dizer um novo sistema de combate, pois ao tratar-se de HC, a grande maioria faz uso de fatores de movimento e combate, zonas de controle (ZC), de forma muito parecida para não dizer igual ,  estava aprendendo a jogar o Battle of Westeros, até ele tem essas caracterisitcas.

minha preocupação sempre foi   " o ... dadinho",  ohh  pé no saco, mas resolvi buscar um meio termo, resultado foi o STB.

Ver a segunda parte , para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário