segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

STB- Sistema Tático de Batalha- Tércos- parte final

Bom o STB - Sistema Tático de Batalha, é um sistema para jogo de guerra com forte enfase no setor tático e ofensivo.Conceitos básicos de HC são tipícos como as regras de fatores, a ZC, porém novos conceitos foram desenvolvidos para o jogo, muitos detalhes inspirados no Batalha, outros específcamente desenvolvidos para este tipo de jogo.

São pontos importantes:

1- Tabela de combate-  é bem ofensiva, uma ação de ataque é sempre seguida de uma ação de contra-ataque por parte do atacado, salvo não tenha como contra atacar;
     Outra caracteristica são que as baixas são computadas e aplicadas somente após o contra ataque de modo e representar a ação simultânea de um combate;


Esta é a TC do sistema, porém terá diferentes caracteristicas conforme a época representada do jogo
Esta TC é para o Tuiuti;

2- As condições meteoro lógicas CM, também são detalhadas e a tabela das condições permite ter a condição de tempo reinante, assim como a previsão de tempo futura, tudo relacionado com o tempo do jogo e seguindo uma relação lógica e proporcional do tempo e duração da condição;


Tabela de CM;

3- Tabuleiros  modulares , o STB não é o primeiro a fazer o uso deste tipo de tabuleiro nem da intercambialidade, mas o emprego deste sistema pode ser facilmente relacionado e aplicado com mapas;

4- Efeito do terreno em movimento e combate, também não é novidade, mas a indicação de modificadores sobre determinados pontos do tabuleiro, causa efeitos adicionais e detalhados sobre os tabuleiros, que tem forte influência  na condução das batalhas;

5- Ordens de Batalha- OB-  também não é novidade, a OB define detalhes de como uma partida deve ser preparada, além de dimensionar o tempo de duração, então  é possível jogar um jogo do tipo HC em um período de tempo relativamente rápido;

6- Sistema de Comando- no STB existe um tabuleiro de comando e para usa-lo é necessa´rio gastar Pontos de Operação - PO- para que o jogador possa dar uma ordem a uma unidade, formação, isto acaba por criar situações complexas para o jogador entre onde agir por primeiro. O nível tático fica elevado com este sistema;

7- Pontos de Operação- são usados em diferentes situações, a limitação destes PO, torna necessário fazer escolhas acertadas para a melhor condução de uma batalha;

8- o Sistema também permite mover unidades de forma oculta, com relativa facilidade, porém seguindo regras bem específicas;

9-  Emprego de aeronaves operadas a partir de Bases  Aéreas - BA- em missões com limitação ao tipo de operação que a formações e enviada, novamente para elevar o nível tático do jogo;




Tabuleiro de BA do Sidi Rezegh.

10- O mesmo sistema é usado para jogos de diferentes épocas, ou seja posso ter um jogo  como o Batalha de Sidi Rezegh, na segunda guerra mundial como ter um jogo da Batalha de Tuiuti, adequado porém aos tipos de unidades, mas os princípios são os mesmos;

Bom basicamente este é o STB. estou apresenta o sistema, pois esta relacionado com jogos que em breve estarão disponíveis para compra. Sei que os jogos de Guerra não tem muito apelo no Brasil, ainda mais os HC, mas a proposta é essa, jogos ta´ticos de diferentes níveis, partidas rápidas e aprendizado progressivo das regras e aplicação de todas as possibilidades.

abraço!

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