sábado, 7 de janeiro de 2012

Ad Astra... Gostei bastante!

Ad Astra é um jogo de ficção. colonização e exploração espacial. Autores são Bruno Faidutti e Serge Leget, lançado em 2009, comporta de 3 a 5 jogadores, tempo de duralção da partida  90 minutos a indicado a partir de 10 anos





Capa do jogo - Fonte: Ilha

É como descrevo abaixo:

São dispostos uma serie de sistemas planetários ( SP ), em torno de um SP central com igual numero de planetas ao de jogadores ( o central) . Nesdte SP central todos posicionados de forma aleatória, cada jogador posiciona uma peça de colônia de sua cor e uma nave sobre um dos planetas vazios ( não é permitido dois jogadores em um mesmo planeta);
Cada planeta produz um tipo de recurso e em alguns temos planetas alienigenas onde é possivel obter tecnologia alienigena ( que é um carta com a qual é possivel fazer uma ação especial)


A disposição dos Sistemas planetários é aleatória, salvo o inicial no centro da mesa.




O SP inicial


Os recursos são:
- Energia, três tipos de minérios, cereais e água.

Cada jogador tem 4 peças de colônias, 4 naves, 4 indústrias e quatro terraformações. Também cada um recebe 1 carta de cereal, 1 de energia, 1 de água e 1 de cada tipo de minério, além de um grupo de cartas de ação que podem ser:


Peças  de um jogador



A- cartas de produção, nestas sempre existe o desenho de dois tipos de recursos, ao usar deve ser declarado qual deles, todos jogadores que produzem o tal recurso recebem da banca conforme sua capacided de produçã:
- uma colônia produz 1 recurso;
- uma indústria, produz 2 recursos;

B- Cartas de viagem, sempre com a representação de 2 sistemas planetários.
Cada sistema tem um simbolo especifico e a carta representa dois destes simbolos para onde é possivel viajar, esta carta permite mover a nave;
B-1- as possibilidades de movimentos são:
- mover de um planeta para o espaço, custa 1 energia ( carta de energia);
- mover do espaço para um planeta, sem custo;
- mover de palmneta para um planeta do mesmo sistema planetário ( SP), custa 1 energia. ( é necessário que o simbolo do sol seja o da carta de viagem, para permitir o movimento)
- mover de um SP para outro SP, custa 2 energias, e só poderá ser para SP dos respectivos simbolos;

C- Carta de construção- esta carta permite o jogador construir, desde de que tenha os respectivos recursos exigidos (igual ao Catan);

D- Carta de pontuação- também com dois simbolos diferentes o jogador escolhe o que vai pontuar, desta forma avança na escala de PV;
D1- pontuar SP;
D2- pontuar naves;
03- pontuar colônias e manufaturas;
04- pontuar recursos ( cartas são descartadas) , neste caso ou cartas iguais ou carats diferentes ( escolher), cada carta 1 PV;

E- Carta de trocas- todos abrem suas cartas de recursos e o jogador da carta oferece trocas para os outros jogadores, por fim pode ainda fazer uma troca de dois recursos iguais com um na banca qualquer(Catan na cabeça)

Bom até ai falei de peças e possibilidades de ações, o jogo funciona como descrevo agora:

Sobre o tabuleiro existe uma escala de PV (começa do zero) e umja área com espaço para 15 cartas. A partir do jogador inicial, cada um escolhe uma das carta de ações ( descritas acima) e monta sua estratégia.



O tabuleiro de PV e das cartas.



O problema é que as cartas são posicionadas de forma alternada a partir do jogador inicial, então é complicado planejar e é frequente vc ter ações sub utilizadas.

assim que todas as cartas são posicionadas, é aberta a primera carta e feita a ação, todos fazem a mesma ações e qualquer vantagem ou iniciativa cabe ao jogador que posicionou a carta.

Assim segue até todas as cartas serem abertas.

O último jogador a pontuar na rodada ( e se houver pontuação) devido a carta desta ações é o novo jogador inicial da próxima rodada.

Bom simplificadamente é isso, ...posiconar cartas e fazer as ações conforme permitido pelas mesmas e por fim conforme o planejamento dos jogadores.

Aos poucos cada SP é ocupado, os PV são conquistados, tudo regado a gerenciar os recursos dos SP ocupados.

É iportante controlar planetas com diferentes recursos pois toda vez que um recuros é produzido,todos que tem este tipo de recurso recebem também ;

Foi jogado apenas uma partida, mas parece que é complicado para um jogador que fique para trás na escala de PV conseguir recuperação.




O povo a partir da E, Diego, Dieter e Witold ( ao fundo)


Basicão é isso, vale conhecer, o jogo é bem bacana.

2 comentários:

  1. Esse foi o primeiro jogo estratégico que ganhei a partida na Heavy Games Brasília

    ResponderExcluir
  2. Olha ai! concidência, também venci a partida de estreía aqui no Péricles, realmente gostei do jogo, achei que esta relativamente bem colado a idéia, a questão estratégica envolvida, porém o povo ficou meio dividido com o jogo, pois há pouca chancxe de recuperação na escal de PV, o que achei procedente.

    ResponderExcluir