quinta-feira, 5 de junho de 2014

Mais um jogo de Guerra, Uncondicional Surrender.

Início deste ano havia dito que 2014 era o ano dos jogos de guerra, realmente muita novidade neste meio. Tema que gosto bastante, procuro sempre falar algo a respeito, por último tinha falado sobre o Race to theRhin, agora venho apresentar o Unconditinal Surrender! World War in Europa. Não dá para não comparar, mas de cara lembra os jogos de guerra dos anos 70/80, quando o estilo de jogo estavam no auge.


É um clássico hex and counter criado por Salvatore Vasta, publicado por uma tradicional editora nesta linha de jogos, a GMT.
Comporta de 2 a 3 jogadores a partir dos 14 anos. O tempo de duração de uma partida e pra cara cabra macho....50 horas, gastar fosfato para craniar estratégias. Bacana no entanto que é que possível jogar em cenários, que pode reduzir uma partida a meros 30 minutos. O jogo é de nível estratégico, unidades do porte de grupos de exércitos, que tenta pormenorizar as campanhas, ao reproduzir as ordens de batalhas dos cenários.

Detalhe da campanha da França em 1940.



A rodada é dividida em doze fases de jogo, com fases para movimento a nível naval, aéreo e terrestre,ataques, produção, clima, em síntese um apanhado abrangente para tornar o jogo realmente bem estratégico. O manual não é dos maiores, mas são 44 paginas a serem entendidas para poder jogar, nota-se o nível de complexidade, na certa é da linha de jogos pesados. O cenário é o teatro europeu, durante a segunda guerra mundial, com esticadas até o norte da África e o Oriente Médio.


                                                                                                                             Tabuleiro do jogo.
                                                             

Fica a dica!

Abraço!


2 comentários:

  1. Estou procurando um jogo muito semelhante, porém com algumas diferenças: o mapa de operações não era da Europa toda, e sim uma região menor mais proporcional. as peças eram de papelão e haxagonais, e havia as especialidades das armas da WWII, infantaria , blindados, paraquedistas. Um diferencial era que vc jogava o dado para saber qual estação do ano ocorreria a campanha, então por exemplo chuva ou neve afetaria o fator de movimento das peças. Era muito estratégico mas se perdeu na memória. Quem souber o nome ou tiver referências por favor me informar. Compramos quando era garoto ainda com meu irmão e na década de 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve uma serie publicada pela JOG que tem muitas das características citadas.
      https://docs.wixstatic.com/ugd/30f511_9fd5ca6324dd4185aea81602f13d3a82.pdf
      Link acima, procure pelo Clube Somnium, que os arquivos de alguns estão lá.

      Excluir