Sempre observo a arte dos jogos, talvez pelo fato de gostar de desenhar. Resolvi montar esta pequena lista de jogo que tem a arte muito bacana. Comecei em 2000 e segui pela primeira década do Séc XXI, para cada ano listei alguns jogos para fazer referência de quando foram lançados... jogos que por vezes são nossos preferidos.
Percebe-se também a importância cada vez maior dada a arte, justo como meio de sedução, afinal os nossos jogos de tabuleiros tem como rivais, os jogos eletrônicos e este podem ser muito apelativos no requisito visual.
Bom espero que gostem, lógico tem muita coisa que não foi mencionada, na busca que fiz , listei os jogos que me vinham a cabeça e fui compilando esta pequena mostra.
Veja ai....
( todas imagens são do BGG)
Em 2000 ano do The Princes of Florence, La Citta, Java (imagem), Taj Mahal, Carcassonne entre outros.
Java, um ótimo jogo, ainda por cima um visual espetacular com a formação de suas elevações.
Em 2001ano do Genoa ( imagem), Capitol, Wildeners War ( que também é muito bonito),
Genoa, jogo de negociação, renascimento.
Em 2002 ano do ótimo Puerto Rico, mas que não leva na minha opinião na arte. Outros Keythedral ( na imagem, bom jogo e bonitão), Wallenstein ( grande jogo, precursor do Shogun), Dschunke também é deste ano,
Jogo que explorou a modularidade, bom jogo também.
Em 2003, tivemos o Amun Ra, Anno 1503 modular mas a arte das peças é bem bacana e A Game of Thrones (imagem)
Jogo sensacional.
Em 2004, ano do ótimo Goa porém longe de ser um jogo bonito, YS, Hansa,, Oltre Mare ( na imagem, foi umdos bem bonitos deste ano), este também foi o ano do Saint Petersburg ( ótimo jogo de cartas), o sensacional War of the Ring (mais abaixo);
Oltre Mare, comércio no mediterâneo.
Tinha que estar nesta listinha.
Em 2005 lembramos do Louis XIV que tem a arte muito boa, mas Rail Road Tycoon (imagem) é fantástico. Também foi o ano do Elasund que é outro grande visual, também tivemos o Fury of Dracula.
Este além de ótimo jogo é um baita visual.
Em 2006 acho que neste ano tivemos um dos mais bonitos, The Pillars of the Earth ( imagem), outros jogos lançados no ano Yspahan ( grande jogo também é deste ano), Taluva que rivaliza com o Java no visual, não como jogo, Here i Stand , Shogun ,safra boa.
Este realmente é um dos mais belos tabuleiros já produzidos.
Em 2007 In The Year of the Dragon, Notre Dame, Hamburgun, mas na minha opinião foi o ano do ótimo Cuba ( imagem), Brass é deste ano, Amytis é outro visual a não ser esquecido.
Este rivaliza com o Pillars em beleza.
Em 2008 Stone Age( muiot bonito), Toledo, Conflict of Heroes ( imagem, este quebrou aquela coisa de que os jogos de guerra não são ou podem ser bonitos), outro com arte fantástica é o Dominion, que também é deste ano;
Os tabuleiros e peças do jogo são muito bonitos.
Em 2009 temos o Small World, Cyclades, Maria (imagem) acho que tem uma beleza discreta e elegante.
Maria jogo no estilo do Friedrich.
Finalizando esta primeira década, temos em 2010 o 7 Wondres (imagem ) faz juz ao nome em beleza, Troyes, Sid Meiers Civilization, foi outro ano bom e com belos jogos
E assim passou uma década repleta de jogos sensacionais, belos e divertidos, vamos ver o que nos reserva os próximos 10 anos,que já demosntra não deixar por menos.
Abraço!
Belíssima a arte desses jogos, falta colocar numa moldura e por em algum lugar da sala rsrs...
ResponderExcluirFala Paulo, tudo bom?
ResponderExcluirè Verdade, são jogos belíssimos, melhor ainda se também forem bons jogos, como a grande maioria mencionada É.
abraço!
Boa tarde,
ResponderExcluirVocês sabem onde encontro para comprar o jogo de tabuleiro Rail Road Tycoon ?
Sds
Fala Jader, tudo bom, boa noite, só vi a sua mensagem agora. Então jogão e também muito bonito, vai precisar de uma mesa bem grande para monta-lo.Faz tempo que não vejo esse jogo a venda, sugiro dar uma olhada no classificados do Ludopedio, ou no Meeple Market (https://www.facebook.com/groups/MeepleMarket/?ref=bookmarks ). Abs!
ExcluirNo ano de 2009 falta-lhe claramente citar (pelo menos) «O Mistério do Marquês de Pombal» !
ResponderExcluirClaramente é uma questão subjetiva, mesmo assim obrigado por sua observação.
Excluir