domingo, 27 de outubro de 2013

Colônias de Dur Durany da Tércos

A muito prometido vêm ai a expansão Colônias de Dur Durany da Tércos. 

Mudou?.... mudou muito sim, sua mecânica principal ainda é tabuleiro modular, pontos de ação, mas o incremento dado pela expansão é enorme, o nível estratégico cresceu igualmente, afinal pontuar ficou bem mais difícil, para dar uma ideia enquanto numa partida do Mercadores de Dur Durany, a pontuação  beirava os 120, 140 pontos, agora esta girando em torno de 60 , 70 pontos, tamanha é a dificuldade para pontuar.



A expansão é composta por:

- 25 novas peças de tabuleiros hexagonais ( Héx),
- 1 nave nova para cada jogador;
- 6 peças para ativar produção/ comércio;
- 9 peças de bônus de civilização;
-40 peças de bônus planetários;
-12 objetivos de pontuação especial;
-mercadorias;
-3 dados (D6);
-25 Peças de Poder Diplomático Aliens;
-9- Naves Aliens;
-4 Naves Militares de Dur Durany;
-10 Marcadores de Colônias de Produção;

Mundos de Produção em primeiro plano, agora você além de pontuar ao colonizar, pode produzir e levar as mercadorias para Dur Durany e pontuar. As rotas de comércio são um efeito paralelo muito interessante e envolvente, algo que fica bem alinhado com o tema do jogo mercadores e colonos.


Bastante coisa?... mas é isso ai sim, e esse montão de peça dá um incremento bacana no jogo. As ações do jogo agora são:

1- Comprar peças Héx;
2- Posicionar Héx;
3- Posicionar Nave;
4- Posicionar Colono ou Mercador;
5- Mover ou retirar nave do tabuleiro;
6- Posicionar Cidade Orbital;
7- Construir Naves ou Cidades Orbitais;
8- Combater;
9- Produzir;
10- Comércio;

São mais e novas ações, e nem tudo que pontua na versão do jogo base, agora é pontuado, a exemplo conexões de cores diferentes não podem pontuar, cores iguais dá um PV extra, assim como dá o direito de construir uma colônia quando mundo de produção ou edílico, ou ainda construir um Posto de Comércio nos mundos aliens. Estas restrições acabam por tornar o jogo muito mais estratégico.

O visual no final da partida é sempre bacana, agora com muitas novidades.

As Luas que são tratadas como mundos de produção, podem e são os únicos corpos celestes que podem ser posicionados adjacentes a planetas já posicionados. Campos de asteroides também são novidade, assim como os poderes que podem ser obtidos nos mundos Aliens, bem como o risco de encontrar piratas e alienes nada hospitaleiros.

Testadores de jogos, esses caras ai sabem e muito sobre jogos, afinal já jogaram de tudo. Dieter(E) o cara me aparece com uma camisa do Palmeiras, quase foi barrado, Witold e Rafael. criticas e sugestões construtivas e fundamentais.O Jogo sobre a mesa é o Colônias de Dur Durany.

O numero de tabuleiros da expansão mais o jogo base é de 85 peças, mas apenas 52 são usadas durante cada partida, o mesmo ocorre com peças de bônus que são em grande quantidade mas apenas algumas são usadas, tudo isso vêm a colaborar para garantir uma ótima jogabilidade.

Dados Técnicos

O jogo continua para ser jogador por três a seis jogadores;
Tempo estimado 70 minutos em seis jogadores;
Idade sugerida, a partir de 10 anos;
Processo de produção semi-artesanal;
Nota: É necessário ter o jogo base para jogar.

Bom agora é aguardar os próximos dias, afinal o Mercadores de Dur Durany vai completar dois anos de seu lançamento assim como o blog Mundo do Tabuleiro, então dá para prever algum agito em torno destas datas.

Acompanhe que vêm novidade por ai!


Abraço!

Nota: nem todas as infomrações sobre os componentes estão definidas, até o lançamento pode ocorrer alguma modificação.

4 comentários:

  1. Se tiver premiação com o Mercadores vou entrar... Bom de qualquer jeito vou participar, parabéns Hermes, seus jogos são ótimos... Sucesso :D

    ResponderExcluir