domingo, 23 de junho de 2013

O Barqueiro das Almas

Muita gente já leu sobre Caronte, afinal é mitologia Grega que é relativamente conhecida. Pelo menos alguns de seus deuses, cito Zeus, Atenas, Apolo, Hades, heróis e semi deuses como Hércules, Perseu e outras tantas criaturas fantásticas como o minotauro, titãs.
Bom ... mas é Caronte? Caronte é o barqueiro que leva as almas para o mundo dos mortos, para os domínios de Hades através do rio Estige e Aqueronte em troca de uma moeda.

Bom é  um trabalho honesto como muitos outros, labuta todo dia, trabalhinho tranquilo mas nada invejável, afinal levar alma para cá ou para lá, uma espécie de taxi de alma penada, não é para qualquer um. Bom isso é o que vocês pensam que sabem, porque a estória não é bem  esta.

Mas eu sei o que se passa e vou contar para vocês, prestem atenção.

" Lá no tempo dos heróis, Hércules e tal, Caronte se limitava a isso mesmo, levar as almas para o mundo de Hades, a própria figura do barqueiro já era assustadora, afinal o cara trabalha para Hades. Mas de lá para cá uns bons dois mil anos se passaram, facebook, redes sociais, se vocês não sabem, mas Caronte também esta nessa, conheceu muito pilantra no trabalho ,então em  um belo e tenebroso dia ao cruzar o Estige, Caronte ficou de saco cheio, tinha que haver mudanças..

Entre uma viagem e outra....leva alma para cá, leva alma para lá, resoluto ele pensava em como melhorar sua condição. Afinal tantas remadas, cansa e o salário aquela moedinha.... tudo bem, vez e outra com as guerras, era tanta alma chegando que dava para o gasto. No entanto um belo dia no happy hour, papo despretensioso com um dos guardiãos da entrada de serviço , Caronte teve uma ideia.

Vez e outra chegava aquela alma  com mais recursos, um extra na vida, golpesinho aqui e ali  (pensa bem, olha onde estão), mas os caras acabavam na mão de Caronte. Ai esta a sacada do cara....enquanto atravessava o Estige, Caronte escolhia uma alma e....

... psiuuu!!!.. ei cara!,....
uma das almas penadas olha desconfiada para trás, leva o dedo indicador ao peito... tipo  ... é comigo???!!!
....é tu mesmo! acena  Caronte
....chega mais!... vamo troca uma ideia ai!
....cê sabe que tu tá indo e num têm volta nê!
.a alma com cara de desespero, quase a chorar move a cabeça em sinal de concordância
.... então... diz Caronte
... tenho uma proposta pra tu
.... sei que te mandaram pra cá com umas moedinhas a mais,
... mas pensa bem pra onde tu vai, não vai precisa, a coisa é feia lá
... já tive lá e mesmo eu não gostei, pode crê malandro!

a alma quase chora

...então eu sei de um jeito de tu sai daqui, topa?

a alma fica em êxtase, ajoelha-se aos pés de Caronte, beija-lhe os pés

... ehhh!!meuu !!... desgruda aiii meu!!... te liga meu!! se não num conto pra océ.

a alma fica quieta mas eufórica, enquanto isso, entre os demais começa um murmúrio... mas basta Caronte dar um batida com o remo na água com mais força, para a calma voltar a bordo. A alma já mais confiante, chega a tomar partido de Caronte

... bom! é o seguinte!
... te levo para a porta de serviço... mas escuta bem, num fala nada pra esses mané ai... que se não tu vai com eles
....presta atenção... ai ohhh figura... Caronte lhe bate de leve na cabeça
 ---de lá cê chega num túnel!
....têm como ocê subi ou desce, vai cê contigo
....têm uns camarada amigo meu lá;
....pra passa  dá uma moedinha pros cara que tu passa
....mas cuida, vê cê não faz m.... porque o caminho vai na outra direção também e de lá não tem volta.

a alma grata balança a cabeça como um cachorrinho, quase com a linguá de fora.


A alma penada


Caronte rema então até portão número 13, local  indicado em seu Tablet ( é isso mesmo, a história é minha e têm tablet)como ponto de entrega, descarrega as demais almas. Já era quase meio dia, o  pessoal do turno da manhã que chega para leva-los é da pesada, no fim do turno já estão de saco cheio e sai logo no chicote sobre as almas recém chegadas. Nem percebem Caronte se afastando e lavando consigo uma alma.

...tá na hora do rango, vamo até o meu cais que te deixo lá cum os otro, fica de bico calado se não já sabe!

Caronte leva a alma e o deixa num trapiche muito sinistro, logo chega uma figura mais sinistra ainda, chicote na mão e aponta o caminho, as paredes rochosas em volta são cobertas de almas incorporadas na rocha, são agora parte da imutável paisagem para todo o  sempre. Mas a saída é por ali, depois do archote com fogo branco... pelo menos é o que a alma pensava, caminharam na direção do fogo branco, chegando lá já tem outras almas em fila. É agora o último do pequeno grupo, todos curvados de cabeça baixa, tremendo de medo como vara verde e esperando sua vez passar no portão da pira de fogo branco.


          O Guardião do trapiche
                                                                                   
Bom é ai começa a aventura, a figura sinistra que estava no trapiche fala com uma voz de causar arrepios...

....depois da  pira de fogo branco, vocês vão achar um túnel que leva ao domínio dos quatro guerreiros
.... para cima esta o domínio dos cinco heróis caídos
.... depois o domínio do guardião branco,
.....se chegarem até lá, já  podem ver a entrada do portão do Olimpo.... tudo bem que é a entrada de serviço!... mas é a saída
....mas é bom ficar de olho aberto pois Hades esta de olho... aliais ele sabe de tudo e vocês agora são sua diversão;
....vocês têm oito horas para escapar e somente um vencedor poderá haver, os demais vão até o leito de mármore derretido onde serão jogados para todo o sempre, não têm volta. "


Geral do jogo
O jogo

É isso ai mesmo, pensa que é brincadeira! O Barqueiro das Almas leva você até o portão do mundo das almas penadas, domínios de Hades para ser jogado no rio de mármore derretido,  para nadar no seu leito por  todo o sempre.

Você ao jogar já chega condenado e têm ai sua última chance, ou sobe para o Olimpo (pela entrada dos fundos.. e dai) ou desce para os domínios de Hades. Cada salão (domínio) deste mundo subterrâneo é dominado por um valor ( de um a seis de um dado D6). Para mover-se pelo domínio deve ter o passe livre que o valor do domínio. Trocando em miúdos, por exemplo no domínio dos quatro guerreiros um sucesso para você é um quatro,assim como no domínio dos cinco heróis caídos, o sucesso é um cinco.

Nos níveis superiores de quatro (onde você começa) a seis  é possível fazer um contrato com o pessoal de Caronte e combinar resultados dos dados... mas preste atenção, você acaba de fazer um contrato e só sai deste mundo se pagar este contrato, pois do contrário não passa pelo portão do Olimpo ( tudo bem que é pela porta dos fundos).


Os três niveis superiores, a pira do fogo branco a esquerda da imagem.

Os domínios inferiores. Os dados de um a três não é permitido fazer o contrato, e a coisa fica mais difícil. Outra coisa que Caronte não avisa ao convence-lo  é que salvo sua primeira jogada, você deve rolar o seu dado ( Caronte) junto com os demais seis dados.


Domínios inferiores

Este dado pode lhe ajudar ( nesta hora você pensa, "poxa esse tal de Caronte é um cara legal", mas na realidade. logo você descobre, que na maioria das vezes , você sofre uma puxada no tapete ( esta é a hora que você pensa " O Caronte é um ....."), mas ainda assim o pior pode ser não conseguir sucesso, é então que Hades se diverte, ai você é punido e deve lançar o seu dado.


Em primeiro plano o dado de Caronte

O dado de Hades é sacanagem na maioria de suas faces, não têm jeito e não têm volta. Para piorar, fique sabendo que a cada hora de Hades, ele  se aproxima para levar a todos menos um ( talvez??, nada é certo ou garantido).


Hades na sua escala de tempo e seu sinistro dado.

O cara que chega nos três domínios inferiores, pode ao não fazer uso de um artifício proposto pelo Sapo do rio de mármore derretido, uma simpatia, uma chance que é , a partir de onde você esta, até seis espaços para sua frente posicione uma galinha preta e uma garrafa de vinho. quele que por ela passar fará você avançar um espaço na direção do próximo domínio superior. Toda alma ameaçada que não passar pela simpatia, deve recuar uma posição na direção do próximo domínio inferior a que se encontra.

Mas isso também têm preço, dois contratos lhe são imputados. Outra coisa que Caronte não lhes fala é que você pode ter no máximo quatro contratos na sua mão, um quinto você segue direto para o rio de mármore derretido.


Os cantratos, sua alma está cada vez mais escura, envolvida pelas sombras.

Então vai encarar ??....digo e repito esta estória é mais pura verdade, tem ai as imagens para comprovar. Pense bem esta é a sua última chance.

Mecânica - Rolagem de Dados
Tema - Humor e Mitologia
Tempo de duração - 45minutos
Comporta de 3 a 8 jogadores

Abraço!

3 comentários:

  1. cara, fico imaginando quanta criatividade, como você neste tema? Já vai sair para venda? Parabéns, a arte ficou muito boa, agora fiquei assanhado por mais um jogo seu...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado senhores!
    Sem previsão!

    abraço!

    ResponderExcluir