domingo, 3 de fevereiro de 2013

Isso foi bom !!... O Faraó.

Vez e outra é bom ler algo assim, essa brincadeira de criar, montar jogos dá uma trabalheira... é feito com muita boa vontade, e o retorno, a opinião  sobre um jogo é importante, pena que seja difícil conseguir isso das pessoas.

 Na Ilha do Tabuleiro tem um tópico aberto pelo Aurélio ( Ilhéu de Brasília), onde o assunto são duvidas relacionadas com o jogo O Faraó! Bom o assunto lá é isso, já imaginava que haveriam muitas duvidas visto que  o jogo  O Faraó, é um jogo mais encorpado, cheio de detalhes e regras, e para tal estou sempre a disposição dos interessados e pronto a ajudar.

Bom então o João Marcelo também de Brasília, que tem outros jogos meus, fez diversos questionamentos, e partiu na noite de ontem a jogar O Faraó. Vou na realidade transcrever o que ele escreveu..

Faço isso porque vem reforçar a imagem que tenho tentado construir  para os jogos e para a Tércos. A confecção é semi artesanal, nem por isso é ruim, longe disso, lógico sou suspeito em falar, então vem reforçar esta  questão os recentes vídeos mostrando vídeos resenhas, unboxing de meus jogos, feitos tanto pelo Leonardo ( LiberImago)e pelo Paulo Roberto ( Ludo TV), que aliais ficaram muito bons, continuem assim!!

Mas nada melhor que um jogador experiente escrever algo muito positivo  sobre o jogo O Faraó, segue a transcrição:

"Hermes

Começamos jogando ontem a noite por volta das 21:00hs O Faraó, éramos quatro adultos, dois casais, e terminamos a patida por volta de 04:00hs. Isso mesmo, 04:00hs da madrugada. Não sei porque na caixa está escrito 90 minutos.

Talvez o fato de não termos utilizado os favores do Vizir tenha influenciado o tempo da partida. Foi por um lapso meu. Esqueci completamente que o Vizir pode mudar a figura do Faraó e ativar a casa de produção em uma província para o jogador com o Vizir, que o jogador com o Vizir ganha, imediatamente, um PV e, que por fim, o Vizir pode tirar um aliado político de um adversário em uma província qualquer. O único benefício que usamos do Vizir era poder escolher primeiro a construção.

Foi uma partida disputada ponto a ponto pelas minha esposa e pela Erilene a namorada do do meu grande amigo e principal companheiro de jogatinas o Kelvin. E foi graças a ele, que por um descuido em uma jogada me beneficiou com uma construção em uma província que só nos dois ocupávamos que me deu vários PVs de construção e me colocou por boa parte do jogo na liderança.

Ganhei a partida por uma margem apertada de apenas 3 PVs na frente da minha esposa. Como fui ultrapassado na reta final, acabei me utilizando do critério de que para cada 2 recursos sobrando ao final, ganha-se 1 PV.

Achamos o jogo excelente, bem redondinho, com diversas variáveis estratégicas. Um verdadeiro euro com uma boa rejogabilidade.

Foi nossa primeira partida, mas pude perceber, como jogamos, sem os favores do Vizir, o que mais importa, nem é ser o Vizir, mas marcar presença na maior parte das províncias e ter uma reserva de recursos para sempre pontuar quando iniciarem construções nas províncias. Para isso, você sempre deve contar com as cartas que possibilitam alocar aliados e as que dão recursos extras. Pode ser que com os favores do Vizir, realmente obtê-lo seja uma grande vantagem.

É isso aí Hermes, o meu amigo Kelvin, está interessado em adquirir uma cópia, vou passar os seus dados para ele.

Assim que a moderação liberar uma foto que postei da jogatina eu a coloco aqui "




Minha respostas esta lá no tópico, cujo link é possível acessar em O Faraó em destaque, logo no início do texto. Babação de minha parte ??!! ... é sim .. mas não deixa de ser uma mostra do meu trabalho. Fiquei muito contente, visto que sei que o João, sua mulher e amigos tem uma coleção de jogos bem bacana e grande. Eles tem bagagem e  conhecem muitos jogos, o que vem a reforçar  essa pequena vitória pela qual tenho trabalhado tanto.

Detaljhe do jogo,versão comercial


Deixo aqui meu agradecimento a todos que sempre apoiaram mina iniciativa, vocês fazem uma diferença enorme e passam a energia necessária para continuar com essa brincadeira.

Abraço a todos!!


Link para a Ficha do jogo na Ilha do Tabuleiro



 

3 comentários:

  1. Só um detalhe achei uma coisa INJUSTA esse comentário.....

    Começamos jogando ontem a noite por volta das 21:00hs O Faraó, éramos quatro adultos, dois casais, e terminamos a patida por volta de 04:00hs. Isso mesmo, 04:00hs da madrugada. Não sei porque na caixa está escrito 90 minutos.

    Pelo que entendi o jogo foi jogado pela primeira vez! Nunca vai ser jogar o jogo no TEMPO REAL por assim dizer na primeira vez, todos estão de "bobos" e começando a vizualizar o que fazer! COM CERTEZA vc vai demorar para jogar! Em outras partidas os jogadores já saberão melhor o que fazer! o jogo com certeza vai ser muito menos demorado! E como foi falado algumas coisas foram esquecidas, talvez algumas regras não foram aplicadas corretamente!
    Mas imagino que em partidas futuras o jogo deve demorar uns 90 minutos ou próximo disso! Não to querendo atacar ninguém! Só qeuro deixa claro que isso é uma coisa que acontece qunado vc aprende a joga um jogo! O tempo indicado é com o jogo roandodo "REDONDO" e não quando se está apredendo! E com certeza isso acontecerá com qualquer jogo! Principalmente os mais encorpados!!!
    Esepro não ter ofendido ninguém! So quis deixar isso bem claro pra que a imagem do jogo não fiquei prejudicada!!! Achei injusto!!!
    E claro isso também servirá pra futuros jogos que você jogue e isso volta a ocorrer caso você esteja aprendendo! COMPLETAMENTE NORMAL!!!

    Abraços a todos!!!

    NoH

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não se preocupe, não existe ofensa nenhuma no seu comentário e digo logo que não tive intenção nenhuma com o meu comentário de denegrir o jogo, pelo contrário, gostamos muito de jogá-lo e já marcamos nova data para agora jogar com todas as regras aplicadas.

    O que acabamos perdendo um tempo danado era na hora de construir os prédios, daí a pessoa d avez na jogada pedia todos os prédios da vez da vontade do faraó e is analisar um por um, a tabela de recursos e etc.... gastava-se um tempão só nesse processo.

    ResponderExcluir
  3. Ah não esquente! Eu entendo!
    Só fiz isso pq nem todo mundo pode vir a entender como você entendeu! Só quiz deixar bem claro por conta disso!!! As vezes alguém pode vir de fora e ler isso não vir a entender e pensar errado!
    Mas legal!! Espero que você comente mais vezes! Não faço esse blog mas tenho um e é realmente bom ver alguém cometando teu trabalho!

    abraços

    NoH

    ResponderExcluir