quinta-feira, 3 de março de 2016

Oito anos do Clube Péricles, cria da Ilha do Tabuleiro.

Então senhores, a exatos oito anos o Clube Péricles foi fundado, em meio a agitação que era a Ilha do Tabuleiro. Na época o cenário era bem diferente, nada parecido como que é hoje, contatos entre as pessoas para este fim, eram limitados aos círculos sociais mais tradicionais, alguns amigos e parentes, nem todos gostavam dos jogos de tabuleiros, ainda por cima, no imaginário popular,este tipo de recriação era tido como coisa de criança. Então embora houve-se alguma jogatina, era com menor frequência, mas acontecia sim.
Como falei antes, " em meio a agitação que era a Ilha do Tabuleiro", para quem conheceu, o ano de  2008 foi provavelmente o auge da Ilha. O Alessandro um dia me falou,  que eles previam chegar a 1,5 milhão de visitas em três anos, projeção modesta, mas o que de fato ocorreu foi que em menos de um ano,  já haviam ultrapassado os 3 milhões de visitantes.


Realmente era algo diferente, o povo chegava aos bocados, cadastrava, participava, havia todo tipo de assunto em discussão no fórum, muita gente que fez ou hoje faz história no que tange os jogos de tabuleiros, passou ou é cria da Ilha do Tabuleiro. Lembro de conversas com o Júlio Trois, sobre criar uma revista eletrônica, foi lá e fez acontecer.
Mesmo hoje quem visita o site, pode encontrar muita coisa bacana, discussões interessante e inteligentes sobre jogos, ideias, classificados, ficheiros, uma pena que foi abandonada por conta da famigerada migração do sistema de 2009, que culminou em um mar de bugs, muito stress para os envolvidos, realmente é uma pena.
Ainda assim,  uma das grandes sacadas do Alessandro para a Ilha do Tabuleiro, foi criar um espaço destinado a clubes de jogos. Cada cidade do Brasil podia estar lá, cada brasileiro podia participar, e assim aos poucos foram pipocando clubes e grupos de jogos por todo o país. Alguns se tornaram famosos como o HGB, o Clube de Um, o Gamers POA, Joga Fortal entre tantos outros, mas estes quatro representam pessoas entre o Norte ao Sul do Brasil,  mostra como a ideia ganhou força e espaço.
Na minha opinião mais do que as discussões do fórum, que por vezes eram muito boas, foi o espaço dos Clubes que agitou e fez acontecer essa onda que vivemos até hoje sobre os jogos de tabuleiros. Afinal é nos clubes que o hobby ganhou força, e por lá as pessoas eram "abduzidas" a participar das jogatinas, é lá que estão as pessoas. Aos poucos coleções eram formadas, campeonatos organizados, eventos de divulgação eram organizados, alguns com grande sucesso.
Foi nesse cenário agitado, que um dia, ou melhor, em 3 de Março de 2008 fundei o Clube Péricles. No começo era apenas eu, podia ter plagiado o Clube do Um do amigo Mário, mas foi Péricles, afinal na época conheci e aprendi a jogar o jogo de mesmo nome e na empolgação foi o nome escolhido... confesso que hoje daria outro nome.
Bom ai postei um  sugestivo tópico no fórum da Ilha, " Jogatina Joinville"com objetivo de encontrar alguém na cidade, até para não me deixar traumatizado, por achar que era a única pessoa que gostava de jogar jogos de tabuleiro. E não demorou muito, certo dia um cidadão mostrou-se curioso, foi o Rodrigo Dippold, dai vieram Dieter e Sr. Wilson e começou a jogatina, que se mantém até hoje, com momentos em alta outros de baixa, muitas caras novas, muita gente diferente durante esses oito anos, alguns eventos de divulgação e continuamos ai.
Bom gostaria de deixar um grande abraço os amigos que participam ou  participaram do clube, também aos amigos do clube que tenho certeza estão ai espalhados por esse nosso país continente.

Então senhores, fica ai um Feliz Aniversário para todos nós Périclinianos.

Abraço!

4 comentários:

  1. Abraço Hermes e parabéns para o Péricles e todos que participam com alegria dos suas jogatinas.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Aniversário ao Clube Péricles!!! São os votos do Clube de Jogos de Tabuleiro Nacionais (CJN), do Rio, também "cria" da Ilha do Tabuleiro, (antes Clube de Jogos de Tabuleiro Anos 80)!!!! Abraços a todos vocês!!!!

    ResponderExcluir