quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Abrindo a caixa??...Ave Caesar.

Ao chegar em casa hoje, havia recebido uma caixa pelo correio. Bacana!!??.... e algo dizia que aquela embalagem continha um  jogo..intuição....o peso equivalia e dizia o mesmo, aquela chacoalhada básica também disse a mesma coisa, mas eu não havia comprado jogos recentemente, e ai??....então para acabar com a duvida e a curiosidade o negócio foi abrir a tal caixa.

De fato, lá estava um dos exemplares do jogo Ave Caesar de Wolfgang Riedesser, agora também em produção aqui no Brasil pela Grow, já tinha lido a respeito no site. De cara a impressão  foi muito boa, a arte em geral segundo o fabricante,  foi refeita aqui no Brasil por um ilustrador brasileiro, sendo que o autor do jogo aprovou e gostou também e convenhamos esta deverás bonita, ótimo trabalho do ilustrador.

A caixa do jogo, a arte ficou bonita.

Abrindo a caixa...vamos por partes como diria Jack o Estripador!....o tabuleiro estava plastificado para dar maior proteção, têm dois lados, cada qual com um circuito diferente, Constantinopla e Roma.... bonitão, dobrável em seis partes. As bigas, aquelas carruagens de guerra puxadas por cavalos, são peças injetadas bem modeladas e estão bonitas assim como as moedas, detalhe!!... frente verso alusivas, muito parecidas com as moedas do período romano, show.

Demais componentes, observe a figura formada pelo insert. 

O Circuito em Constantinopla, mas simples.

O circuito em Roma, mais difícil.


As cartas completam os componentes, ficaram boas, material bacana, questão é ver qual sleeve vai servir nelas. A caixa padrão, similar em tamanho e qualidade ao da caixa do Smallworld, esta bom, fecha com um insert termoformado, no qual cada nicho comporta determinado componente, além do rebaixo para alojar o tabuleiro, muito bom.

Resumão, material esta realmente bem bacana, boa qualidade, parabéns para a Grow, aos envolvidos no projeto em si. O jogo é bom para introdução de novos jogadores ou aquelas partidas de final de noite, regras simples, duração de 30 minutos por partida, comporta de dois a seis jogadores a partir dos 12 anos.

Detalhes.


Não joguei ainda, mas devo colocar na mesa no próximo encontro do grupo Péricles, ai sai resenha. Li as regras, é tranquilo, já dá para ter uma ideia do jogo, vai rodar fácil. Um ponto interessante sobre o manual de regras, é que  vem acompanhado de quatro  variantes de jogo, todas passadas oficialmente pelo autor,  o  que confere novas possibilidades e formas de jogar, sendo que duas achei interessantes.
O tema corrida, que seja de bigas, sempre diverte o público,  e neste caso não deve ser diferente, afinal é possível fazer aquela jogada que coloca o outro jogador no apuro, aquela sacanagem básica.

No todo o lançamento mais uma vez vem mostrar que as mudanças chegaram, há agora editoras ( tradicionais) interessadas em explorar esse mercado, cientes de tratar-se de um mercado de nicho, dai a forma diferenciada pelo qual os jogos são comercializados.
Para o público brasileiro melhor ainda, o jogo é de boa qualidade com preço bem aceitável, regras já em português. Assim aos poucos, mas cada vez mais, novas opções vão aparecendo, primeiro Catan , depois Carcassonne,  na sequência o afamado Puerto Rico e agora o Ave Caesar, enfim esta acontecendo.

Abraço!




3 comentários:

  1. Estou na dúvida de comprar este jogo, depois quero ler a resenha da partida :)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quais são as regras variantes, o que elas acrescentam ao jogo

    ResponderExcluir
  3. alguem sabe qual sleeeve vai nas cartas ?

    ResponderExcluir