sábado, 28 de março de 2015

Para não falar que esses grupos não existem, conheça o Somnium.

Clube SomniumA tradicional aversão do jogador de tabuleiro no Brasil com relação a jogos de guerra, não é regra. Para reforçar esta afirmação, trago para vocês outro grupo de jogadores as voltas este tipo de jogo.
É marcante que esses grupos, são digamos "puristas", joga e só joga jogos de guerra.
No caso do grupo que trago hoje, Clube  Somnium o pessoal nas palavras do seu presidente Reinaldo, desenvolvem seus próprios jogos, tomam uma plataforma base, um sistema, entre os diversos, e preparam campanhas, batalhas, envolvendo diversas pessoas em diferentes etapas.


Acompanhe ai....


1- Quem fundou o clube?... e quando foi?... com quantos participantes ao iniciar?
Foram seis colegas de Escola Técnica, no dia 21 de novembro de 1981. Até hoje estes seis são chamados de “fundadores”, dos quais quatro continuam ligados ao grupo, mas apenas dois o frequentam. Eu, Reinaldo, sou um deles.


Alguns dos membros do Somnium.



 2- Qual o motivo para iniciar o grupo de jogos?
Ironicamente, o SOMNIUM não começou como um grupo de jogos. Originalmente, nós éramos mais ligados em Ficção Científica e Plastimodelismo. Só em 1983 é que tivemos o primeiro contato com um wargame, através dos produzidos pela extinta JOG. E mesmo então, só eu me interessei. Só em 1985, com a entrada de novos associados, interessados no assunto, que o wargame engrenou no SOMNIUM.

 3- O que já foi feito as voltas do clube, eventos, campeonatos, são ativos a este ponto?
Internamente já fizemos alguns torneios e realizamos um “Big Wargame Day” em 2007 (e seis exposições de modelismo, mas isso não vem ao caso). Realizamos alguns jogos públicos que chamamos de "Somnium no Shopping". Também participamos de eventos como a “WargameCon” e o “Castelo das Peças”. Atualmente não estamos desenvolvendo nenhuma atividade nesse sentido.

 4- Como funcionam os encontro? ..periodicidade, são semanais?
As reuniões costumam ser em sábados alternados, embora feriados e outros acontecimentos acabem interferindo nessa regularidade. Temos em média vinte e cinco reuniões por ano, quase todas na sede, que, atualmente, é na minha casa.

 5- Qual é o tipo de jogo jogado?
Na esmagadora maioria das vezes, são wargames tradicionais do estilo "hex-and-counter" (tabuleiro de mapas com hexágonos e peças em cartão) desenvolvidos pelos membros do SOMNIUM, seja por indivíduos ou por comissões. Jogos comerciais aparecem por aqui eventualmente, mas são mais como curiosidades, de onde se tira alguma ideia que pode ser adaptada em nossos jogos.

É Wargame mesmo que vai para a mesa.


 6- Qual é o jogo que desde o princípio é jogado, é a curtição do pessoal?
Não existe isso no SOMNIUM. No início nem sabíamos o que era um wargame. Por anos a única coisa que se jogava por aqui era WAR-II e buraco. Os primeiros wargames comprados (da JOG) ou desenvolvidos aqui hoje são reverenciados como peças de museu. A evolução dos jogos e das pessoas impôs isso. A “curtição do pessoal” é sempre o último wargame desenvolvido, seja discutindo seja jogando. A pesquisa histórica constante sempre trás novas ideias para novos jogos.

 7- Quantos jogadores participam das jogatinas regularmente hoje em dia?
Quatro. Eventualmente, esse número chega a seis. O grande impedimento para um número maior é que alguns somnianos hoje moram em outras cidades (Juiz de Fora e Recife).

 8- Quantos jogos no acervo dos membros do clube, no geral?
Não faço ideia. Nós não compramos jogos há muitos anos e não tenho informação do acervo particular de cada associado. Dos nossos próprios jogos, temos 39 wargames prontos para jogar e mais uma dúzia em diferentes fases de desenvolvimento. Boa parte deles está disponibilizada no nosso site para que qualquer pessoa que se interesse possa baixar e jogar gratuitamente.

Pessoal do clube, acervo ao fundo.


 9- Qual o jogo mais "punk" que já jogaram?... quantas horas a duração da partida?
Não faço ideia do que você quer dizer com “punk”. O jogo mais complexo e longo que já jogamos foi o “Campanha do Mediterrâneo 1943-45”, desenvolvido por nós mesmos. É o nosso "monstergame" com mais de duas mil e seiscentas peças. Começamos a última partida a 23/01/10 e terminamos a 02/07/11, ou seja, 18 meses em sábados alternados. As possibilidades estratégicas são tão grandes que já o jogamos três vezes com desenvolvimentos completamente diferentes. Isso é "punk" o suficiente?

 10- Os jogos táticos( operacionais) são jogados?... são a preferência?
Não. Chegamos a desenvolver nossas próprias versões de WGT (Wargame Tático), com base no famoso “Squad Leader”, mas a coisa simplesmente não emplacou. O pessoal daqui gosta mesmo é do nível estratégico. Os jogos táticos acabaram ficando para o PC.

 11- E os wargames de miniaturas como o Tide of Iron  ou Flames of war tem espaço com vocês?
Como os jogos de miniaturas tendem a ser no nível tático, não são nossa "praia". Se aparecer um associado novo que traga isso para o Clube, será bem vindo. Mas hoje isso não existe no SOMNIUM, apesar de termos contato com miniaturas nos eventos em que participamos.

 12- Como o grupo se relaciona com outros grupos da região?.. ocorre esse tipo de encontro?
Outros grupos? Onde? Onde? Brincadeira. Simplesmente não conhecemos nenhum outro grupo de wargames na nossa região. Os únicos contatos que temos com pessoas interessadas são através da Internet. Estamos sempre dispostos a divulgar nosso hobby através de nossos jogos e colaboramos sempre que lembrados.

Presente no WargameCon.


 13- Em conversa prévia você mencionou, que o grupo desenvolve jogos de guerra, poderia falar um pouco sobre o assunto?
Atualmente é a principal atividade dentro do SOMNIUM. Essencialmente, escolhemos uma campanha militar específica, a estudamos através de todas as fontes possíveis (livros, documentários, Internet), definimos a ordem de batalha dos exércitos envolvidos, a escala do mapa, etc. Aplicam-se então conceitos básicos de wargames, que hoje são praticamente padronizados dentro do SOMNIUM, até mesmo para facilitar o entendimento das regras para novos jogadores. Os jogos podem ser bastante simples, ligeiramente difícies ou extremamente complicados, dependendo do interesse de seu responsável. No nosso site estão disponibilizados 40 wargames, na maioria no que chamamos "nível operacional" (intermediário entre tático e estratégico) e são bem simples. Os mais complexos (e desafiadores) deixamos para "consumo interno". Tem que vir aqui para jogar conosco!

 14- Como os interessados podem fazer para entrar em contato com vocês e participar dos encontros?
Pela Home Page. www.clubesomnium.org. Se o interessado for do Rio de Janeiro ou proximidades, pode até ser convidado para uma reunião.



 15- Deixe uma mensagem para o pessoal que acompanha o Mundo do Tabuleiro?
Quando alguém disser pra você que isso é coisa de “nerd”, responda: “se você considera ser um nerd ter um lazer inteligente, que incluía diversão, estudo e pesquisa histórica, então somos mesmo nerds”.
Bom agradeço muito se enviar algumas imagens, algo como 5 ou 6 para ilustrar o post

Cordialmente:

Reinaldo V. Theodoro
PRESIDENTE





Bom pessoal é isso ai, este é o segundo grupo de jogos de guerra que trago para vocês. O porque disso??... simples, vamos botar esse tipo de jogo para dentro de mais clubes e grupos. Quem já conhece sabe o que digo, quando o jogador entra no clima dos jogos de guerra, vai perceber que são fascinantes... afinal é  planejamento, aleatoriedade, risco, stress, expectativa, tudo de uma vez só, quer mais ao jogar??

O Somnium é formado por um grupo de apaixonados por jogos de guerra e história militar, típico e comum se comparado a outros grupos envolvidos com este tema. Difere no entanto por desenvolver seus próprios jogos como nos disse o Reinaldo, aliando o prazer de jogar, com pesquisa histórica,  afim de então reproduzir a história sobre o tabuleiro, em um jogo. Isso não é comum, mas é uma opção, um caminho para outros grupos seguir.

Espero que tenham gostado, fica a dica! "

Abraço!





Nenhum comentário:

Postar um comentário