domingo, 15 de março de 2015

No Além do Muro, também existe jogatina.

Grupo Além do MuroO criativo nome Grupo Além do Muro já mostra que estamos conhecendo uma galera muito bacana. Confesso que fiquei surpreso ao deparar com imagens das jogatinas,  e ver que estão a todo vapor nos encontros e iniciativas. Falei então o Bruno D. Kretzmann, que prontamente aceitou participara da iniciativa, gastou um pouco de seu tempo para falar conosco e contar a história do grupo de Jundiaí- SP.




1-Para começar... Além do Muro!!, qual a origem do nome? 

Em 2008, o Além do Muro foi criado e seu nome homenageia uma epopeia literária de humor bobo e absurdo criada por membros do Grupo. Ela falava sobre um mundo especial, o qual só podia ser alcançado escalando um grande muro. A metáfora da superação de obstáculos foi a máxima escolhida por eles, para que juntos buscassem levar adiante os sonhos uns dos outros, a fim de nunca desanimarem.

2 - Quem fundou o clube?... e quando foi?... com quantos participantes ao iniciar?

R: O Grupo Além do Muro foi fundado em meados de 2008 por Bruno Davi Kretzmann (eu), Luis Felipe Kretzmann Raimundini (primo), Karina Kretzmann (irmã) e Rebeca Schwarz Ferrari Kretzmann (esposa, na época namorada). O interesse inicial era que juntos trabalhássemos em geração de conteúdo cultural, na forma de histórias em quadrinhos e literatura. Porém, o grupo deu uma esfriada, visto que estávamos todos atarefados com faculdade e busca por emprego. Com o tempo, começamos a iniciar encontros de jogos para reunir os amigos, até que percebemos quanto essa nossa iniciativa poderia crescer e abraçar mais adeptos do hobby. E claro, criação de jogos entrou para a lista de conteúdo que queremos criar.

3- Qual o motivo para iniciar o grupo de jogos?

R: É gratificante ver quantas pessoas conseguimos unir para se divertir. Muitas sequer sabiam que existiam tantos possíveis amigos com gosto em comum na cidade e região. Posso estar falando por mim, mas sei que alguns dos membros atuais do grupo compartilham comigo o sonho de viver desse hobby, fomentando cultura e entretenimento, e podermos nos dedicar 100% do tempo a levar diversão sadia para o público jovem e adulto.


4- O que já foi feito as voltas do clube, eventos, campeonatos, são ativos a este ponto?

R: Começamos organizando um Torneio de Magic : The Gathering, que foi o que nos mostrou que a organização de eventos podia vingar. Porém, devido a muitos adeptos do card game preferirem freqüentar lojas e também por uma falta de maturidade nossa no ramo, os torneios minguaram. Certo dia, conhecemos os jogos de tabuleiro modernos e transformamos nossos Encontros no formato que é mais conhecido hoje, algo nos moldes do RedomaBox Offline organizado em São Paulo, que nos inspirou muito, e o Joga Sampa. Com o crescimento do evento e surgimento de novas parcerias, estamos nos aprimorando na área de campeonatos, como foi o caso de estarmos sediando regionais de Carcassonne de Março a Maio deste ano, em parceria com a Devir.



5- Como funcionam os encontro? ..periodicidade, são semanais?

R: Realizamos eventos mensais, parando apenas em Janeiro e Dezembro. Temos como meta sempre começar o ano com novidades para o público e nesses mais de dois anos de exsitência do Evento creio termos conseguido atingir este objetivo.
Em 2014, começamos a receber editoras e game designers no evento, além de oferecer uma lanchonete e almoço sob nossa responsabilidade durante o evento, Batalha Campal ocorrendo em alguns eventos pontuais, gincanas e parcerias com lojas locais.
Em 2015, no primeiro evento do ano em 21 de Fevereiro, contamos com a presença de 4 lojistas (Funbox, Medieval Toys, Bg Express e Boomer Brinquedos), que vendiam de board games nacionais e importados a action figures, Magic e outros colecionáveis.
Um ponto diferencial e responsável por criar uma identidade própria do evento foi a criação de uma gincana chamada Batalha dos Clãs. Criada com o intuito de integrar todos os participantes socialmente, cada um recebe um crachá de seu Clã (Dragões, Grifos, Faunos e Sereias) e marca pontos a cada jogo do qual sai vitorioso durante o dia. Ao final do dia, o Clã com maior pontuação faz a festa e, graças a nossas parcerias, poderemos até nos empenhas mais a premiar os participantes ou sortear algo entre eles.

6- Qual é o tipo de jogo jogado?

R: Priorizamos jogos simples e party games para iniciar o público novo e curioso no hobby. Estamos procurando incentivar cada vez mais que o público leve seus próprios jogos e ajude na tarefa de ensinar sempre, e aprender também, pois assim o evento se torna mais auto-suficiente. E se você quer apenas marcar com a galera pra jogar lá com a sua galera aquele seu heavy board game, que está todo empoeirado na prateleira, por algumas horas, quem somos nós para proibir?



7- Qual é o jogo que desde o princípio é jogado, é a curtição do pessoal?

R: Saboteur sempre foi bem jogado e a galera se diverte muito. Mas Resistance e Avalon pareceram ser os grandes campeões, rendendo muita risada, conspiração e histórias pra contar. Sempre tem alguém jogando Magic, por isso estamos pensando em melhorar e oferecer torneios e atrações próprias para esse público.

8- Quantos jogadores participam das jogatinas regularmente hoje em dia?

R: O primeiro encontro, em Maio de 2012, reuniu pouco mais de 20 jogadores de Magic : The Gathering e ocorreu em um salão de condomínio. No final de 2013 nós  migramos para a Associação dos Moradores do Bairro Eloy Chaves, em Jundiaí – SP, para conseguir melhor acomodar o público crescente, que girava em torno de 80 pessoas por mês. Este ano, nosso evento de abertura em 21 de Fevereiro, reuniu cerca de 150 pessoas, provavelmente graças a grande ajuda em divulgação e atrações que estamos tendo. Resta continuar progredindo sempre para ver se esse público se mantém.
Pontualmente, estamos sendo convidados para participar de outros eventos em locais diferentes, além de várias atividades sócio-culturais que ainda estamos avaliando como vamos abordar, como visitar oficinas pedagócias, escolas e afins. Já participamos de feiras medievais, eventos em Shopping Center, encontro de quadrinhos, encontro literário... e em 21 de Março rolará nosso primeiro evento em parceria com a Prefeitura e Biblioteca Municipal de Jundiaí. Um espaço super moderno onde além de ter jogos, lojistas e designers presentes, vamos ter o lançamento do primeiro livro com o selo Além do Muro, escrito por mim, O Mago de Naminaroth e a Fênix.
As fotos e cobertura de todos os nossos eventos podem ser conferidas nos álbuns de nossa fanpage, e fica nítida nossa evolução com o passar dos meses.

9- Quantos jogos no acervo dos membros  do clube, no geral?

R: Tivemos doações generosas de jogos por parte da Grow, Galápagos, MS Jogos e Kalango Analógico para o acervo de nosso evento. Somando isso aos acervos pessoais dos membros ativos do grupo, temos cerca de 50 jogos disponíveis para o público em todos os eventos. Porém, esse número sempre cresce um pouco conforme o público desenvolve esse vício de comprar seus próprios jogos e levar para o evento, ajudando demais o nosso trabalho, principalmente ao ensiná-lo para outras pessoas.


10- Como o grupo se relaciona com outros grupos da região?.. ocorre esse tipo de encontro?

R: Foi muito bacana ver novos grupos e amizades se formando dentro de nossos encontros. Procuramos estar sempre juntos e nos ajudar na divulgação do trabalho um dos outros, além de nunca dispensar uma oportunidade de jogar! Uma meta que estamos trabalhando é de conhecermos mais iniciativas como a nossa na região para, além de fazer novos contatos, aprender sempre a como melhorar a experiência que proporcionamos aos nossos visitantes.

12- Como os interessados podem fazer para entrar em contato com vocês e participar dos encontros?

R: Nos procurem no facebook. Facebook.com/grupoalemdomuro. Lá você sempre estará bem informado sobre nosso calendário de eventos e projetos. E recomendamos o álbum “Tudo Além do Muro” para quem conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho e como funcionam os eventos. Estamos sempre querendo fazer novas parcerias e receber a todos.




13- Deixe uma mensagem para o pessoal que acompanha o Mundo do Tabuleiro?

R: Joguem muito, sejam bons perdedores e valorizem as amizades que esse hobby fantástico nos ajudou a conseguir. Não abandonem seus sonhos e, se você estiver na região de Jundiaí ou mesmo São Paulo e Campinas, no dia de um dos nossos eventos, dê uma passada aqui. Você será muito bem recebido e faremos questão de te mostrar que existe um mundo cheio de maravilhas que você talvez ainda não conheça, Além do Muro.




Então senhores, bacana esse pessoal em!...você que é da região, tai perdido, desaminado, sem ninguém para jogar.... deixa disso e vai se juntar a essa galera exemplar.

Post Anterior da série Clube Péricles.

Abraço!

Um comentário:

  1. Que legal...não conhecia essa galera...e deu pra ver que os caras agitam forte a região...parabéns...já to seguindo no Face...braços

    ResponderExcluir