domingo, 22 de fevereiro de 2015

Clubes de jogos, já tem muita história para contar.

Lá em 2007 quando vasculhei a Ilha do Tabuleiro a primeira vez, fiquei maravilhado com o que vi, achei tudo muito bacana, um espaço sensacional, um lugar que permitia um apanhado geral de tudo sobre tudo no universo dos jogos de tabuleiros.
Uma das ideias que muito chamou a atenção, se não a melhor, foi a área de "Clubes de jogos". A sacada do Alessandro Caporal não era simplesmente um clube ou clubes de jogos, afinal alguns já existiam em diferentes lugares do Brasil, principalmente nos grandes centros, mas sim abrir na Ilha, um espaço adequado para que a partir deste, as pessoas de todo o país pudessem facilmente encontrar outras pessoas em sua cidade, região, estado e porque não no Brasil como um todo, e foi o que aconteceu....a área de clubes bombou, cresceu, os clubes proliferaram em todos os cantos.

Certo que alguns nunca decolaram, por outro lado, outros simplesmente se tornaram referências nacionais ou regionais, destaques, exemplos a seguir.
A tal ponto que pessoas em transito,  por vezes visitando outro grupo de jogos em outros estados, cidades, encontros cordiais, quase como se fossem velhos conhecidos, amigos!!... mas que na maioria dos casos, acabavam de se conhecer pessoalmente naquele instante.


Isto foi vivenciado por mim também, em diferentes momentos e cidades por onde andei, sempre  as voltas com jogos de tabuleiros, cito Tubarão( SC), estive lá algumas vezes, afinal é a casa da Ilha do Tabuleiro, Curitiba  e Florianópolis. Em outros momentos, o pessoal do FloripaOnplay, diga lá o  Raony e Saulo, de Curitiba com Bruno Libonatti, Pedro, Leonardo, Artur entre outros, também estiveram aqui em Joinville, o amigo Rodrigo ( o Bullet) do Clube do Um de BH,  duas vezes ( fica um grande abraço), o simpático casal Ronaldo e Mirian ( de Cascavel) também passaram por aqui, também o pessoal do Péricles esteve em São Paulo em diferentes momentos, visitando a Ludus Luderia.

Por conta de tudo isso, já da para ter uma ideia do que os clubes de jogos no fundo representam, afinal tudo isso é o que foi vivido apenas por nós do Clube Péricles, mas de forma geral aconteceu e acontece em tudo que é canto do país, o que é ótimo, existe troca de informações, experiências e quase sempre novas amizades.


Sem contar com a questão do impacto do mercado, pois jogar jogos de tabuleiro é bem comum na casa de muitas famílias brasileiras, é uma forma de lazer. Mas nos clubes de jogos o efeito é muito maior, tanto a nível de cenário como um todo e no mercado, onde as empresas atuam,  afinal o povo de um clube, é um fomentador  natural do que é bom ou ruim, de tudo que esta as voltas dos jogos de tabuleiros, novidades, compra e venda, indicações, reclamações, ideias.


Então depois de alguma babação, falando sobre o potencial dos clubes de jogos...onde afinal estão esses clubes de jogos??
Você que esta a um certo tempo sabe, mas cara, todo dia é gente nova chegando ao hobby, e ai como achar o que??... existem clubes de jogos desse troço??

A resposta é sim.... e para dar uma força, Mundo do Tabuleiro vem  apresentar esse povo, e nada melhor do que deixar eles falarem, os fundadores ou seus representantes, aqueles que levam a brincadeira adiante,quem começou tudo isso.
 A ideia é falar sobre os clubes que não são poucos, e bem espalhados pelo Brasil, contar um pouco de sua história.
Vou formar uma lista e acrescentar sempre um novo grupo,com  link para a cada postagem. Desta forma, cada nova postagem sobre grupos de jogos, vai servir de referência para você ou quem bem achar interessante.

Para começar, temos um clube bem tradicional, pessoal representado pelo Ubiratã ( popular Bira, nos tempos da Ilha), falo do GamersPOA, como podemos imaginar de Porto Alegre, então é a gauchada falando primeiro.

-GamersPOA- tradicional clube de Porto Alegre, onde o que aparecer de jogo de tabuleiro é jogado;
-Soldadino Brasiliano- grupo voltado aos jogos de guerra, da cidade de Salto-SP;
-Clube Péricles- grupo de Joinville, rola todo tipo de jogo;
-Grupo Além do Muro- pessoal de Jundiaí -SP, pessoal joga de tudo, muito ativo, não falta oportunidade para jogar;
-Clube Somnium- grupo voltado a jogos de guerra, inclusive desenvolver jogos do gênero.

Nota: lista em construção, em breve links relacionados a cada grupo

4 comentários:

  1. Muito legal a inciativa Hermes... só tem uma coisa que curto mais que jogos, é ver as pessoas jogando, saber o que rol por trás daquele monte de pecinhas ali...
    Bração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!... verdade, sempre digo ..as pessoas são a mola mestra, o motivo de tudo, basta olhar as imagens para lembrar dos bons momentos com todo esse povo. abraço!

      Excluir