sábado, 15 de fevereiro de 2014

Misturar estilos... é sempre muito bom.

A algum tempo observo essa situação, ontem a noite entramos nesse assunto por acaso. A conversa começou sobre os jogos do Knizia e a pergunta do Dippold era... " qual jogo do autor que é considerado um grande jogo, para lhe valer a fama de grande autor" além de ser comparado com o Puerto Rico apenas para criar um parâmetro.

Bahh!!!!... tão batendo no cara!... é o que parece.... mas Samurai, Rá, Blue Moon City entre outros, são jogos consagrados, particularmente gosto dos citados, mas comparado ao Puerto Rico não são iguais  ou melhores, são simplesmente estilos diferentes,  muito bons e todos são clássicos euros.

A questão é!!!.... cada jogo é um estilo, uma proposta,  Knizia claramente é um autor que cria pela mecânica e cola o tema, nem por isso deixa de ter jogos interessantes. por exemplo... faz uso de uma mecânica de leilão fechado, que obriga o jogador a pensar muito se vai ou não fazer o lance, é um jogo de oportunismos, no qual a gama de peças obtidas com o leilão, deve ser bem avaliada com relação a peça que é descartada ao dar o lance, é com certeza um jogo bem amarado e muito bom. É o estilo Knizia, mecânicas inteligentes, focado no euro, preza por jogos rápidos, de fácil assimilação e cheio de tomadas de decisão.

 É.ai que  a conversa tomou corpo, misturar estilos, estamos falando diretamente de opostos, american trash e eurogames,  notadamente bem diferentes entre si, no entanto ambos fazem uso de uma mistura variada de mecanismos comuns, acho que dá quase para chamar de "os dois troncos principais" quando falamos em estilos de jogos.

O Amrican trash têm por característica, ser um estilo de jogo com regras geralmente complexas  e quando não, são sempre muitas regras, cada tipo de ação simples ou não, resulta em regrinhas detalhadas de seu funcionamento. A ação é geralmente marcado por um tipo de tokem, dai a enorme gama de peças. Então ao somar tudo, não demora para uma partida levar horas e horas. Estes jogos têm forte enfase no tema proposto, geralmente muita sorte ou aleatoriedade nas tomadas de decisão.

Já o eurogame é o contrário, poucas regras e em geral simples, poucas peças e muita tomada de decisão, com ou sem fator sorte ou aleatoriedade envolvida e por fim jogos relativamente rápidos. Sempre lembro de jogos como o El Cabelero, simples, no entanto estratégico que em muito refletia o pensamento ao criar jogos daquela época, final dos anos 90.


El Caballero 100% euro

CapaEntão cada estilo têm os seus apaixonados e defensores, há jogadores que não gostam de sorte alguma envolvida e tudo deve ser estratégia e tomadas de decisão, Puerto Rico é um prato cheio para estes jogadores.
Do outro lado temos os apaixonados por temas, alguns são quase sagrados para os jogadores, como A Guerra do Anel, Battlestar Gallactica, Arakham Horror e por ai vai, estes nem um pouco preocupados com o fato de rolar dadinho ou não, e nem ai se o jogo vai durar  cinco ou mais horas.

Bom.... é ai que quero chegar!!... a mistura dos dois estilos, os quais chamei de "troncos principais".
Esta mistura é  fácil de perceber, ainda porque já ocorre há alguns anos, considero ela muito saudável e bem vinda, visto usar  as características dos euros, somado as características dos amrican trash, é uma tendência dos jogos atuais.

Cada vez mais os autores estão preocupados em criar jogos, que mantém o foco nas principais características dos euros, mas com a riqueza temática, detalhes e de possibilidades de jogadas dos american Trash.
Citamos ontem a noite o Lords of Watterdeep, Stone Age, ambos bons exemplos desta linha de pensamento e tendência de criação dos jogos.



Stone Age já esta a tempos no mercado, enquanto o Lords é mais recente, mas basta vasculhar as novidades que são lançadas a cada ano, para perceber a tal mistura de estilos.

Em geral percebe-se que os jogos embora parecendo um euro, estão mais ricos e cheios de possibilidades, são mais variações de peças, cartas, modularidade, que resulta em novas formas de jogar, com visível intensão de agradar ao público de ambos os estilos de jogos.

As expansões também apontam para esta tendência, dotar os jogos de novas e amplas variações, preocupados em dar ao jogo maior rejogabilidade, além de incentivar na compra de novos módulos, para atender aos anseios do consumidor de jogos..

Mas mesmo com este enriquecimento dos euros, que podem levar a partidas mais longas  e assim definitivamente assemelhar-se a um american Trash, existe a  preocupação dos autores em limitar o tempo, pois em todas as propostas, a questão "termino do jogo" é bem definida e tem por objetivo não estender o tempo, para além do tolerado pelos jogadores de euros.

Nem por isso os american trash  ou euros vão desaparecer, apenas vemos ocorrer uma mutação que resulta desta mistura,  quem sabe um novo estilo. É certo que cada vez mais vamos ver jogos assim, marcados pelos traços principais de sua linhagem euro e american trah. Dai resulta que os jogos  estão cada vez mais cheios de possibilidades, rejogabilidade e por fim são mais cativantes ainda do que já são ou foram.

Nota: fonte das imagens, Ilha ou BGG.

Grande abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário