domingo, 16 de junho de 2013

Mecânica 25 - Variação de Poder do Jogador - Variable Powers Player

Esta mecânica é fácil reconhecer e comum a diferentes tipos de jogos. Cada jogador no controle de um personagem, têm diferentes capacidades ou poderes, de modo que pode ou não ter vantagem em momentos ou situações durante a partida.

Os jogos de dungeons é bem comum o emprego deste mecanismo para dar a cada jogador uma ou varias habilidades, diferindo seu personagem do de outro jogador. No jogo Small world a mesma ideia é aplicada, mas neste jogo cada raça têm poderes que diferem uma da outra, com vantagens em determinadas situações.


Imagem do Smal World, neste caso as diferenças entre os jogadores estão disponiveis nas raças por ele controladas.Outra mecânica bem visível neste jogo é o controle de área.


A mecânica é sempre bem interessante, agrega possibilidades, por vezes usadas em jogos cooperativos, no qual o trabalho em equipe dos jogadores pode mudar o rumo d partida, conforme o desempenho do conjunto é melhor aproveitado.


Abraço!




4 comentários:

  1. Oi Hermes, queria fazer uma pergunta que não está relacionada com o tópico... Aonde posso conhecer regras e mecânicas de Wargame, para poder me famializar? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Paulo.
    O melhor lugar é o BGG... vá em Games, depois Categorias, ai vc vai achar os War Games, então é acessar as fichas de jogos e ler as redras ou de preferência jogar os jogos.
    Caso seja por exemplo familiarizado com os HC, sempre há similaridade entre um jogo e outro, o que facilta o aprendizado.


    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. HC= Hex and Counter, tipico em jogo de guerra onde os tabuleiros são em formato de hexágonos e as peças são os counters.

      Excluir