sábado, 25 de maio de 2013

Mecânica X Tema...Tema X Mecânica

Este título até parece a mesma coisa... mas será?... realmente não é, podem acreditar!

Para os mais leigos o que quero dizer é... jogos criados a partir da mecânica, são aqueles onde o autor ao desenvolver um jogo, aplica  uma ou mais mecânicas, e o desenvolvimento gira em torno desta  mecânica (que são aquelas que venho reportando no tópico "Explicando mecânicas").
O tema pode ser qualquer um e é  posteriormente adicionado,  nos estágios finais ou após finalizar o desenvolvimento, não há uma regra que diga..." é agora que você deve adicionar o tema" 
Os jogos em geral têm forte enfase estratégica ou tática, mas como qualquer jogo, não significa que é melhor ou pior jogo.
O tema colado é facilmente percebido, e dá a impressão de ser um invólucro para a ideia do jogo e poderia ser facilmente alterado,.sem no entanto mudar o funcionamento do jogo. Muitos jogadores vêm nisso, não gostar de jogos puramnete mecânicos, devido falta de imersão ou o aspecto lúdico ser superficial ou até fraco.
Porém nada impede de um autor conseguir assim mesmo, colar um tema e adicionar alguns pequenos detalhes e tornar o tema do jogo mais profundo, agradando a gregos e troianos


El Caballero, é um jogo criado pela mecânica e que teve posteriormente
um tema colado. Mas isso em nada muda o fato de ser um
om jogo e ter uma boa dese de estratégia envolvida.


Vamos fazer um peqeuno exercício, pense agora em seis dados D6... pensou??

Bom.... agora o objetivo e criar uma mecânica, na qual você vai  usar os seis dados.... assim por exemplo, você  começa a desenvolver um jogo por mecânica. Uma vez idealizado um mecanismo, testado, rabiscado algumas regras, você poderia adicionar um tema e ..pronto tens um jogo,... hehehe... simples né!
Bom não é só isso mas o princípio é esse.

Já os jogos criados a partir de um tema, partem de uma ideia do autor sobre um assunto  qualquer, cuja fonte de inspiração pode ser  um livro, uma música, um filme, uma reportagem ... qualquer assunto pode virar tema. 
O autor  busca ao desenvolver, aplicar mecânicas conhecidas ou combinação destas, para reproduzir ou simular algum evento como por exemplo ... lançar um foguete para o espaço, onde o tema do jogo poderia ser colonizar a Lua.

O processo criativo esta imerso em ideias,...brianstorming ( tempestade de ideias). anote tudo e depois procure aplicar  mecanismos ou seguir um mecanismo padrão para o jogo. Lembro que a maioria dos jogos, principalmente os temáticos, são um conjunto de mecânicas. Não há uma regra que diga, use esta ou aquela mecânica... o que manda é a criatividade.


Guerra do Anel, não tem nem o que falar a imersão no
universo de J.R Tolkin é tamanha que o jogo reproduz muitos dos aspectos da trama.
 Os mecanismos são diversos e cada detalhe foi pensado e desenvolvido
para formar o conjunto do jogo, que diga-se de passagem é muito bom.

Fazendo a mesma analogia, usada para um jogo criado a partir da mecânica,  pense agora em colonizar a Lua... pensou??

Este é um tema, cabe ao autor definir que mecânica ou quais vai usar. No entanto para um bom desenvolvimento, os jogos que partem de um tema, normalmente requerem que o autor faça alguma pesquisa, para que primeiramente se entenda o universo que gira as voltas de digamos " colonizar a Lua", o tema central da ideia do seu jogo.

O simples fato de pesquisar sobre o assunto, leva o autor a ideias temáticas que poderia aplicar ( é a tempestade de ideias). Também simultaneamente o autor percebe possibilidades de aplicar  esta ou aquela mecânica. Fique atento a um detalhe importante, o autor deve obrigatoriamente, conhecer  uma boa gama de mecanismos de jogos e suas aplicações, do contrário não vai chegar a lugar algum.

Os caminhos da criação de jogos são variados e cada autor de jogo, acaba por seguir um dos dois caminhos, ...digamos básicos...isso é certo, a princípio parece não haver diferença, mas como vimos, existe nítida diferença nos dois processos.






Grande Abraço!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Rafael!

      Fruto de conversas da ultima sexta.

      abraço!

      Excluir
  2. Só u detalhe pelo menos vejo assim....
    discordo quando vc diz que OBRIGATORIAMENTE a pessoa tem que conehcer outras mecanias pra "inventar" aquela específica para o jogo X!
    Porque ele em princípio ele vai criar uma coisa única. E também se você for pensar no primeiro que foi feito nesse estilo, com ele não tinha alguma outra em mente! Assim imagino.

    ResponderExcluir