terça-feira, 5 de março de 2013

Carcassonne ou melhor Domínio de Carcassonne

É isso ai, tinha um tempo que queria comprar o Carcassonne  lançado pela Grow. Então hoje deparei com ele em uma loja aqui na cidade e resolvi comprar. O jogo já é bem conhecido da grande maioria, mas é sempre uma ótima opção para quem esta chegando a este universo de jogos.... agora!.... neste exato momento!!.
Carcassonne é um jogo leve, tranquilo, de fácil assimilação, rápido e justamente por isso um ótimo jogo para quem esta começando, aquele jogo de entrada ( para quem preferir "Gateway"). Outro fator importante é que ele esta disponível em lojas no Brasil, então se você levar o jogo a um evento e apresentar para o povo  que não conhece, este terá facilidade em encontrar o jogo e assim quem sabe iniciar sua coleção de jogos.


A arte da caixa ficou boa, mas para quem conhece o original, estranha.

Para quem pensa que Carcassonne é uma invenção, não é!... Carcassonne fica entre a fronteira da Espanha e França, foi  sempre considerada uma região de dificil conquista desde os tempos dos Romanos e durante a idade média foi palco de perseguições religiosas contra um grupo denominado Catáros. Bom mas não é disso que trata o jogo, a  ideia é  montar  castelos, estradas, campos e pontuar sempre que uma figura é fechada.
Na sua vez o jogador saca uma das peças fechadas e vira. Deve encaixar a mesma em algum lugar da área de jogo, sempre observando, para que a figura a ser encaixada, fique em prefeita concordância com as demais peças já posicionadas.

O interior da caixa, estav com um rasgo, foi concertado, mas foi descuido ao motar o kit.

 
O jogador pode então posicionar um de seus bonecos sobre a peça recém colocada, estrada, castelo, campo. Este boneco ( meeple) somente poderá ser retirado do lugar, quando a figura for fechada. Entender por "figura fechada" uma estrada por exemplo, deve  se conectar a diferentes peças e ter  início e fim. Conta-se os pontos marcados de imediato na escalas de pontos de vitória. Então é importante observar e ter sempre bonecos disponíveis, pois sem eles ao posicionar novas peças de terreno, deixa de pontuar.


A ideia básica é essa pessoal, uma peça nova deve ser encaixada de modo a fechar ou dar continuidade a figura que se forma, sobre a peça poscionada por último o jogadorp ode posicionar um de seus bonecos.

 
As áreas a serem fechadas são estradas, castelos e campos. Também mosteiros entram no jogo e a pontuação destes,  esta relacionada com o número de peças que cercam a peça,  inclusive diagonalmente.
Resumidamente, assim é o Carcassonne, então se você que ainda não conhece achou legal, vai fundo que é sempre uma boa pedida. Super simples, rápido por isso mesmo um jogo de fácil aceitação e diversão, eu mesmo até hoje gosto de jogar umas partidas vez e outra.

Com relação aos componentes:

-a arte da caixa esta bem bacana,
- a alteração do nome... foi alegado questões de marketing, sinceramente, ainda prefiro o nome original, mas este e o menor dos problemas.
-  peças de terreno, bonecos( meeple)  em madeira ficaram boas, não comparei ainda a questão de tons das peças para servir de inter cambiável com expansões importadas.

O único porém foi com relação a divisória dentro da caixa,  tinha um pequeno rasgo e amassado, algo que com toda certeza aconteceu na montagem, visto que o jogo estava perfeitamente lacrado, o estrago já concertei.


Meeples, bonecos como preferir!




Tabuleiro para marcar o pontos de vitória.

A iniciativa da Grow??

Parabéns ao pessoal envolvido, o trabalho esta bonito, bem feito e espero que não pare apenas nestes jogos. Acredito que tenham percebido o potencial deste mercado com estas novidades, ainda porque não estão focados no público jogador ( o chamado gamer), mas sim no consumidor comum e leigo, que vê nos jogos de tabuleiros um bom produto de instrução, socialização e diversão.

Achei no entanto muito demorado a distribuição dos jogos, apenas recentemente achei disponível em lojas, sendo que tem meses que foi laçado, mas sem outra opção, faz parte do pacote.



Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário