domingo, 9 de dezembro de 2012

Simples e muito bom... falo do Micropul.

Sempre tive curiosidade com relação a este jogo, então resolvi fazer um e escrever para vocês sobre o mesmo.
Trata-se de um jogo abstrato de colocação de peças. O autor criou o Micropul, um tipo de matéria muito cara para ser obtida.

Temos dois tipos de micropul branco e preto ( ou a cor da versão que você confeccionar) o meu é laranjado com verde.


A cor laranjada e verde são dos jogadores, detalhes em cinza são so catalisadores. Cada ponto da direito a uma peça do núcleo, o sinal de adição fazer mais uma jogada.


As peças somente podem ser montados ortogonalmente se estiverem adjacentes com peças da mesma cor ( básico).  Mas a sacada bacana do autor , o que ele chamou de catalisador é sempre que ao posicionar uma peça,  houver a presença de pontos pretos ou o sinal de adição, o jogador além de fazer a jogada, recebe da reserva  chamada " Núcleo"  tantas peças como pontos pretos, forem ativados ao posicionar a nova peça ( deve ficar adjacente).

Além disso o catalisador serve como um coringa, ele é usada para fazer conexões com qualquer cor, o que evita que o jogo tenha chance de travar.

O sinal de adição dá o direito ao jogador fazer uma jogada extra na sequência. Desta forma o jogador refaz a sua mão de peças, que ao iniciar a partida é de seis peças obtidas aleatoriamente do núcleo.

A partida é disputada com os  jogadores alternando avez de jogar e termina assim que a última peça do núcleo for tomada por um deles ( é necessário prestar atenção neste detalhe, para não fazer ação no momento errado).

As ações  ( uma por vez do jogador) são:

1- levar uma das peças da sua reserva para a sua mão ( limite de seis peças);
2- posicionar uma das peças na sua mão sobre a mesa, ligando a outras já posicionadas;
3- Posicionar uma das pedras ( cada jogador recebe três ao iniciar sobre um grupo de micropuls;


Algumas das peças ( no total são 48 ).




Ao terminar a partida as pedras usadas para indicar o controle de grupos de micropuls, que não fechados, são retiradas e não dão pontos.

Apenas por grupos fechados, o jogador recebe PV para cada peça de sua cor, assim como as peças na mão do jogador, valem 1PV  e cada ficha na sua reserva conta 2PV.

Então senhores, eis outra opção para quem curte jogos imprima e jogue. Micropul é um jogo muito bom para dois jogadores, a partida não dura mais que 30 minutos e na minha opinião criançada com dez anos não terão dificuldades em aprender e jogar, a marmanjada  que curte abstratos táticos, pode dar uma atenção especial a este jogo caso não o conheça ainda.


O autor do jogo e Jean-François Lassonde
a ano do jogo é de 2004.

No BGG existem  diversos arquivos  com informações e as peças para confecção caseira.


Boa diversão!





Nenhum comentário:

Postar um comentário