quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Resumão, quem sou eu no mundo dos jogos de tabuleiros.

Bom pessoal, muita gente por certo me conhece da Ilha do Tabuleiro, sou moderador do site, tenho por função ser o ouvidor, que leva  questões aos bastidores da Ilha, entre outras coisas. Meu relacinamneto com os jogos de tabuleiros remonta a minha infância lá nos anos 70. Jogava, tinha amigos que também jogavam  e por fim acabei me envolvendo com a criação dos jogos. Adorava jogar War, mas tinha um problema, o fator sorte. Esse negócio me chateava, pois a estratégia depender da sorte não fechava para mim, ganhei na época o únioc Wargame do Tipo Hexagonos e marcadores lançado no Brasil, cara foi uma revolução, primeiro aprender a jogar um trem desses, depois abriu-se um novo universo.

Então passei a pensar em um jogo de guerra. Entre 1980 a 1993, criei um sistema de jogo de guerra, ( tem ficha na Ilha) ,chamado Batalha . A intensão é a redução do fator sorte e de quebra cheguei a um sitema de jogo que reune num mesmo jogo o lado tático de um campo de batalha, com a estratégia traçada em mapas, objetivos tomados por necessidade. Nos idos de 80 para 90 criei diversos outros jogos,mas acabei jogando tudo fora.

Depois fiquei uns bons anos fora deste mundo, penseva, ...pô cara tá ficando velho  e jogando jogos, vê se cresce.. e me afastei.

Certa noite bem depois navengando na web, deparei com o site  Ludomania, deste  fui chegando a outros sites, alguns anos depois  por volta de agosto de 2007 deparei com a Ilha a primeira vez,  acabei me cadastrando posteriormente.
Em  contato com esse mundo novamente., não demorou  para pensar em criar jogos, tinha então dois filhos ambos pequenos. Passei a criar jogos para a idade deles e não é que gostaram, foram jogos como o Krakatoa, O Tesouro do Pirata, O Jacaré Comeu, Cid Chegada, O Vale dos Dinos todos para o povo pequeno.
Também passei a desenvolver jogos para o povo adulto, afinal é onde estou.

No início de 2007 comecei a trabalhar em algo diferente, lançar um jogo no mercado por minha conta e risco.
Tinha que ser simples, fácil de produzir, com estas poucas diretrizes  foi criado o Fronteira, tema medieval, assunto que tenho grande interesse por gostar de história. O Fronteira é um jogo simples de colêta de componentes, foi a primeira experiêcnia  e como tal com  muitos problemas, felicidades e decepções. O Trabalho com  as graficas foi o pior, a qualidade ficou aquém, uma série de outros problemas e gastos mas por fim ficou pronto. Estavamos em agosto de 2007,  tentei diversos caminhos para vender,. No fim o meio eltrônico se mostrou o melhor, outro dia conto com mais detalhes.

A caixa do jogo ao lado de uma caixa master, desenvolvida para lojistas.


O Fronteira foi uma grande escola, pude ver todo o processo, desde criar, produzir, vender, cliente final o mercado em sí.
De tudo isso sobrou uma coisa, quer lançar jogos, faça bem feito ou  trabalhe com pessoas certas e recursos adequados. Se conseguir uma publicadora renomada, tipo Grow melhor, mas não era a deles naquela época. Somente  recentemente passaram a olhar esse mercado, prova disso é o  Catan.

Bom então tinha outro caminho, produção semi-industrial , tipo faça você mesmo, mas primeiro tinha que chegar a ponto importante, produzir um jogo, conciliando  capacidade de produzir em esacala e usar fornecedores em algumas etapas para certos componentes, tudo com boa qualidade, e isso lev tempo, em Joinville .não se encontra de tudo.

Em 2009 depois de ter vendido diversos jogos Fronteira, houveram alguns pedidos de um tabuleiro para o jogo. Disponibilizei para Imprime e Jogue, arquivos para construir os tabuleiros e tratei de desenvolver uma expansão para o Fronteira chamado " Território ". Em outubro de 2009 a expansão foi colocada a venda,  o jogo continha novas peças do exército em substituição das antigas e incluia oito tabuleiros modulares que permitem diferentes configurações, além de algumas regras novas. Outras seis expansões foram desenvolvidas mas nunca lançadas.
Mas o jogo cumpria sua missão ser produzido por um processo alternativo.


A caixa da expansão é maior devido aos tabuleiros modulares.

Entre 2008  e 2009  em paralelo a tudo isso continuei a desenvolver jogos, foram disponibilizados diversos imprima e jogue, Ases , Legião que inclussive foi disponibilizado na revista Ludus e o Wabuh. A intensão era simples, mostrar jogos e capacidades, entre estes o Ases que é um jogo de combate aéreo é  destaque.

Esse trem tá ficando grande, vou terminar aqui e depois escrevo uma parte dois.

abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário