segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Navegadores aportaram aqui por estas terras.

Dias atrás chegaram aqui na minha casa Navegadores vindos da Grow. Trouxeram novas peças, novas  ideias para mudar o que já se conhece, deste contato resultou que podemos agora  navegar e colonizar terras distantes. Bom sabido era, desde muito que essas terras existiam, mas assim mesmo, receber o jogo foi uma grata surpresa. Falo sim do jogo expansão do Catan, conhecido como Navegadores.

Na realidade tudo foi de encontro ao que escrevi em outro artigo sobre o jogo, no qual faço a comparação de componentes da versão inicial lançada em 2011 para a atual. A expansão segue o mesmo padrão, caixa, componentes de modo a combinar perfeitamente todo o material, mostra a preocupação da empresa em alinhar o produto. O material é igualmente bem feito, salvo as cartas que são usadas em uma das oito possibilidades de jogar que o novo manual oferece, achei finas demais, requer certo cuidado para não danifica-las com facilidade, se comparadas as de recursos, a impressão é que são mais finas, mas nada que se diga " tá uma porcaria".

Veja as imagens abaixo, um apanhado dos componentes, para ter uma referência, se você já tem a versão anterior, ou seja o jogo base, a qualidade é igual.

Manual, material, bacana, não lí tudo ainda. 
Cartas, são as que comentei no texto.

Os barcos, sobre os héx de mar, são usados como as 
estradas em terra, são em plástico injetado, boa qualidade.

Quadro com as peças de contorno do tabuleiro, no estilo puzzler, 
os marcadores numerados, no verso tem o icone de um barco 
para diferencia-las das do jogo base.

Demais peças, portos, terrenos, note 
as peças com o rio estilizado, novidade.

Para chegar as terras distantes, será preciso cruzar os mares.

Bom senhores, agora o negócio vai ser ler tudo e jogar. No manual são apresentadas oito configurações de tabuleiros, formando ilhas, o que denota situações interessantes, a forma de jogar no entanto é muito parecida com a do jogo base, mas ai cabê primeiro jogar, para depois aqui relatar como o jogo realmente funciona. No que tange os componentes são estas as minhas impressões, espero que também venham a gostar, e quem diria expansão para jogo em editora tradicional, bom isso, bom demais.

Autor Klaus Teuber, editora Grow, sugerido para jogadores a partir dos 10 anos, comporta de 3 a 4 pessoas com tempo estimado por partida de 75 minutos.

Abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário