domingo, 9 de março de 2014

Chegou!... foi para a mesa e agradou... Eminent Domain é jogão!

Recentemente comprei o jogo Eminent Domain (2011) do meu amigo Robrigo ( popularmente conhecido como Bullet).Abri a caixa e gostei ainda mais, o jogo agradou bastante. Fui dar mais uma olhadinha nas regras para ter algum entendimento agora com as peças na mão, isto na quinta final da noite. Na sexta o jogo já foi para a mesa, com a total ajuda do Rafael e rodamos uma primeira partida.



Mas antes de forma bem rápida, os componentes são bem feitos, padrão típico, um tabuleiro pequeno para comportar as cartas de ações, no mais tudo é carta, planetas, tecnologias, arte razoável. As naves são miniaturas e têm função limitada apesar de existir três modelos diferentes, todas são iguais em valor a função ( expansão na certa!).

Bom chega de falar de componentes, afinal o que importa é o jogo. Então o jogador recebe um deck de cartas iniciais e durante a partida, vai  montar seu deck incrementando com novas cartas de ações e tecnologias. A partir do deck inicial, o jogador embaralha suas cartas e saca cinco cartas ao azar para compor sua mão inicial.

Um dos jogadores, o que receber o cartão de ajuda inscrito Starter, é o cara que começa a jogar. Ele escolhe uma das cartas de sua mão e executa a ação. São três ações possíveis, sendo a primeira fase chamada de "ação"(Action) que é opcional e somente o jogador da  vez executa. A carta usada é descartada para o descarte ( reserva) do jogador, sempre aberta .

Este é o Deck Central  com suas cartas de ação.

Em seguida o jogador executa obrigatoriamente a fase chamada Rolle (1), que é uma ação na qual o jogador toma uma das cartas do deck central, para sua área de jogar e executar a ação...

Nota: (1)-toda carta de ação sempre têm duas opções ao ser usada,  a ação da fase Action ou a ação da fase Rolle.

....então... para cada carta do tipo escolhido(no deck central) que o jogador tenha na sua mão(2), ele poderá incrementar a jogada, ou seja por exemplo a ação Warfare.... somada a carta que tomou do deck central, toda carta de Warfare permite o jogador repetir a mesma ação. É desta forma que ele consegue uma gama maior de recursos, naves, cartas ,etc...

Nota:(2)- a carta usada descartar para a reserva do jogador aberta.


Área do jogador, planeta inicial, cartas da mão 
e cartas da reserva ( abaixo do resumo)

O jogador que esta na sua vez de jogar, é considerado o líder e pode ser seguido pelos demais jogadores. Estes podem executar a mesma ação que o jogador líder escolheu, no entanto não recebe o bônus do líder, (quando houver) e caso não venha a seguir o líder, poderá pegar uma carta de ação da sua reserva disponível para a sua mão de jogo.

A última ação do jogador ( Cleanup) é renovar a sua mão de jogo, é obrigatória. É necessário que o jogador seja organizado para evitar confusão, observe:

A- ao iniciar, o jogador recebe dez cartas, saca ao azar cinco após embaralhar, que é a sua mão inicial. As outras cinco cartas são a sua reserva (disponível) de cartas e deve ficar fechada ao lado da sua área de jogar. É desta pilha. que o jogador adiciona cartas a sua mão durante a rodada, é o deck que ele esta construindo.

B- a carta usada na rodada com as sua ação ou as usadas ao seguir outros jogadores, devem ficar abertas ao lado de sua área de jogar, são o descarte da rodada.

C- ao final da sua vez de jogar, caso esgotar sua reserva disponível, embaralhar as cartas do descarte do jogador e recompor a pilha da reserva disponível.O jogador poderá descartar quantas cartas desejar e recompor sua mão com cinco cartas(4).

Nota(4)- alguns planetas dão um poder adicional de mais uma carta na mão do jogador.

D- o jogador pode descartar tantas ou todas as cartas de sua mão nesta fase. Em seguida recompor sua mão que é de no máximo cinco cartas, salvo um poder especial adquirido durante a partida.



Esta é a ideia central do jogo, simples e que a princípio parece ter pouca interatividade, durante a partida o jogador vai percebendo outras facetas interessantes e estratégicas, ditadas pelo deck central de cartas.
As opções do deck central são:

A- Survey- usar para adicionar cartas a sua mão ( Action) ou então explorar um novo planeta ( Rolle);
B- Warfare- atacar um planeta ou produzir uma nave (Action) ou receber uma nave por símbolo do tipo ou conquistar um planeta(3)

Nota(3)- toda carta de planeta pode ou ser colonizada ( Colonize) ou conquistada ( Warfare);

C- Colonize- adicionar a um planeta sendo colonizado ou converter em colonia; ( Action), ou na fase Rolle, o jogador pode usar a carta e ativar a colonização de imediato ao pagar os requisitos da colonização.

D-Produce/ Comerce- esta carta usar ou para produzir ou para comércio. Na Action adicionar um recurso a um planeta com capacidade de produzir  ou então retirar um recurso já produzido de um planeta para a reserva e receber um ponto influência (equivale ao PV). Na fase Rolle Para cada carta usada, produzir ou retirar como comércio um recurso.

E- Research- o jogador poderá obter cartas de tecnologia. Na fase action, retirar duas destas cartas da reserva central da partida (é um meio de limitar os jogadores de obter avanços tecnológicos). Na fase Rolle poderá trocar estas cartas por cartas de tecnologia. Também é necessário ter o respectivo tipo de planeta colonizado para efetuar a ação.

Cartas de Planetas e peças de influência


Bom estas são as opções do jogador. As cartas de tecnologia são adicionadas ao seu deck de cartas, e nem sempre estão disponíveis, mas quando estão, são um incremento muito útil  e fazem parte da sua estratégia geral.

Cartas de tecnologias

Cartas de Research 


Bom basicamente o Eminent Domain é isso ai... vence quem somar mais influência que é obtida com as cartas de planetas, cartas tecnológicas avançadas ( mais caras) e por meio do comércio ao trocar recursos por influência.





Achei o jogo muito bacana, têm toques de Race for the Galaxy, dá a impressão de ser mais palpável e menos abstrato que este, ou seja você têm peças de recursos, naves, cartas de tecnologias  entre outros o que lhe configura algo mais parecido com o que você sempre têm em jogos de tabuleiros.
No entanto Race é Race ( para mim um baita jogo) e Eminene é Eminent.. São dois jogos  diferentes é igualmente muito bons.

Do geral achei apenas que um pequeno tabuleiro organizador, para as cartas que são descarte e cartas da reserva disponível cairia muito bem , pois para quem joga a primeira vez principalmente ao iniciar a partida perece meio caótico. Resumindo Eminent é um jogão, agradou e vai ter seu espaço na mesa com certa frequência.

Enquanto todos pegavam as menores naves o Dieter foi logo nas grandes, 
depois foi feito esse flagra, estava usando elas para contrabandear cigarros.




Autor Seth Jaffee
Editoras - Pegasus,Arcliht e Tasty Minstrel 
Idade sugerida a partir dos 10 anos
Estimativa de duração da partida 45 minutos
Comporta de 2 a 4 jogadores



Abraço, jogo mais que recomendado!







Nenhum comentário:

Postar um comentário