sábado, 14 de setembro de 2013

Yspahan - Direto do Túnel do Tempo

Acompanho o mundo do tabuleiro ( naaaão... não é este blog, rs) já a alguns anos, então acabei por ver muita coisa mudando aqui no Brasil. Ontem estávamos conversando ( Witold, Rafael e eu) exatamente sobre isso, aqueles jogos que a alguns anos bombaram no meio e hoje não se fala sobre eles.
Motivos para isso??!! ... têm muitos:

Um deles, com certeza é muitos lançamentos todos os anos e não têm como conhecer tudo, então termina o ano e já vêm a nova safra, aliais para quem acompanha o BGG, já pode ver as primeiras novidades cadastradas pipocando no site.

Lógico que isso é bom, afinal quem não gosta de novidades, mas nada impede de você jogar aquele jogo que ficou velhinho, ainda mais quando são bons. Sempre cito o Puerto Rico, que vez e outra gosto de jogar, e permanece intocável entre os meus jogos preferidos ao lado de outros com o Race For the Galaxy, Railroad Tyccon  entre outros.

Mas qual é a do Yspahan??



Deserto, camelos ( melhor dizer dromedários) uma cidade de mercadores ( Yspahan), dados , aliais muitos dados, doze se for contar as amarelos,. De cara parece que só a sorte manda neste jogo, mas não é bem assim.

Na sua vez o jogador lança nove dados brancos, de preferência numa torre da dados da Tércos, e separa os dados pelo valor de cada dado. Estes são posicionados sobre o tabuleiro modular com seis divisões, uma para cada valor possível (1 a 6).

Observe os seis campos e as respectivas ações possíveis.

Cada casa dá direito a uma ação:
- seis você recebe uma moeda para cada dado;
-cinco, quatro, três, dois permite você ocupar com um cubo uma casa de comércio em um dos bairros da cidade, cada dado uma casa. Cada bairro vende um tipo de mercadoria ( verde para cinco, azul para quatro, marrom para três e amarelo para dois), e é dividido por grupos de casas, cada qual com uma cor.
Ao ocupar todas as casa de uma cor, ao final da sétima rodada de cada semana, os bairros são pontuados, quando o jogador recebe os pontos por área ocupada ( indicado sobre o tabuleiro) e marca na escala de PV.
- na casa um, o jogador recebe um camelo para cada dado.

Nota: o jogador ao recolher os dados, retira todos os dados de mesmo valor e recebe ou posiciona igual numero de cubos, moedas ou camelos conforme a casa escolhida.

A rodada termina com a possibilidade do jogador construir uma das construções, pagando com camelos e moedas. Cada construção ativa no tabuleiro do jogador, dá direito a este jogador receber um bônus em função da ação que executou na rodada.

Geral do jogo.

Desta forma ele vai incrementando sua capacidade e ainda pontuando extra, ao fazer a terceira construção.

As rodadas são rápidas, afinal é jogar dadinho, distribuir os mesmos, a começar pelo jogador inicial da vez, escolher um grupo de dados, e fazer a ação permitida, e fechar a rodada com uma construção, mas para tal precisa de camelos e moedas.



Na sua vez o jogador pode ainda abortar sua jogada e pegar uma carta que lhe confere uma ação especial. Ao final da terceira semana ( 21 rodadas), a partida  termina e vence quem somar mais PVs.

Então este é o Yspahan , bom jogo família, rápido, de fácil aprendizado, não é aquele jogo que sempre vai ver mesa, mas esta longe de ser um jogo  ruim, é sim agradável, com uma boa dose de sorte o melhor dizer aleatoriedade, mas também uma boa pitada de estratégia ao ocupar as casas, assim como o que fazer  ou quando construir, situação que fica bem nítida ao fazer a sua jogada.

Tabuleiro do jogador e as construções.

Fica dica, cabe aos curiosos ou aqueles que por vezes sequer ouviram falar deste jogo, dar uma olhada e experimentar esta opção direto do túnel do tempo. Afinal o tempo passa, os jogos também, dai por ter começado a falar do Yspahan, falando dos jogos que vão desaparecendo... mas agora fiz vocês lembrarem deste jogo.




Abraço!



2 comentários:

  1. Olá Hermes, gostei bastante do seu artigo, o jogo me pareceu muito legal (do tipo que jogamos aqui em casa), em relação dos jogos serem "esquecidos" devido das constantes novidades que aparece no mercado, não quero ser do tipo chato, mas parece haver um certo modismo do pessoal que compra jogos, já que o pessoal sempre compra o "jogo do momento", (claro que não quero generalizar ou criar qualquer polêmica) tem aqueles que vêem um review e acabam gostando... E quando colocará os seus jogos a venda de novo Hermes? Abraço... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo!
      Yspahan é um bom jogo, vale ao menos conhecer.
      Quanto a comprar, acho que cada um faz o que pode,mas o reflexo é este... o jogo vêm rapido, fica pouco tempo (nem todos, mas a grande maioria) e desaparece.
      Este tipo de resenha é jusyo para fazer o resgate destes jogos, afinal muita gente que passa aqui no blog, e em outros as vezes esta voltando aos jogos e perdu tudo o que passou nos últimos anos, assim temos aqui um resgate de um bom jogo, o interessado pode em outro momento se interessar e acabar jogando.
      Bom meus jogos, tive que dar um tempo, mas estou trabalhando para retomar.
      abraço!

      Excluir