domingo, 25 de agosto de 2013

RPG na Escola conhecem?




RPG ( Role playing Game), têm muita gente do meio dos jogos de tabuleiros que curte ou vêm deste mundo, então não é um assunto envolto em mistérios. Confesso não ter jogado uma partida de RPG, mas ainda vou jogar .

RPG na Escola bom que diabos é isso agora???.... é isso mesmo jogar RPG na escola, é este é o caminho apontado por Ricardo Amaral professor licenciado em Física, Mestre em ensino das Ciencias pela UFRPE.

Ricardo ou melhor o Professor Ricardo foi além e publicou o livro RPG na Escola " Aventuras Pedagógicas", com o qual procura disseminar a ideia da aplicação de jogos de RPG, nas salas de aula como método pedagógico, e assim reforçar o a matéria, o conteúdo escolar por meio de jogos. Bem sabemos que aulas dinâmicas são sempre bem vindas entre os alunos, e na minha opinião são ótimas para fixar assuntos no vácuo cerebral .

Abaixo transcrevo o material enviado pelo Prof. Ricardo.

"Diversas pesquisas acadêmicas demonstram a eficácia do RPG na Educação. Seja para apresentar conteúdos novos ou contextualizar situações em que esses conteúdos possam ser aplicados, o role playing game vem ganhando cada vez mais espaço nas salas de aula.
Além disso, o RPG possibilita a vivência de situações em que a ética, o respeito mútuo, a solidariedade e a cooperação sejam fundamentais para que os seus participantes atinjam os objetivos apresentados em cada aventura.
Entretanto, ainda há dificuldades em disseminar o uso do RPG na escola, principalmente pela inexperiência dos educadores com este recurso.
Neste sentido, este livro vem dar suporte àqueles que desejam conhecer mais profundamente o role playing game voltado à Educação, apresentando resultados de pesquisas, regras simples para a implementação do jogo na sala de aula e algumas aventuras prontas, de modo a exercitar a imaginação do leitor para que possa dar seus primeiros passos dentro do universo criativo do RPG."

  A obra apresenta cinco aventuras pedagógicas envolvendo diversas disciplinas:
·   
     Em Epidemia, os jogadores precisam descobrir que fatores estão por trás de mortes misteriosas numa cidade do  interior, antes que todo o lugar seja contaminado.
·    
    Em Resgate no Shopping, interpretam bombeiros que precisam resgatar pessoas presas num grande incêndio num shopping antes que tudo desabe.
·     
   Em  A caçada, devem salvar um casal de jaguatiricas das mãos de caçadores inescrupulosos.
·  
      Em O vale dos montes uivantes, tentam ajudar o governador da província, ferido após uma queda de helicóptero.
·    
    Em Zona de Conflito, experimentam as dificuldades e desafios dos militares brasileiros na Itália, durante a II guerra mundial.
  Quantidade de páginas: 160
   Junto com o livro seguem 10 encartes + 2 dados de 6 faces.



Há outras informações no site. Estou aberto a perguntas e dúvidas que vocês tenham.

Abraços


Ricardo Ribeiro do Amaral    
Cel 81.9211-7606 / Res 81.3038.3383
www.rpgnaescola.com.br
www.projetoboardgames.blogspot.com.br "

Então amigos, esta dado o recado do Prof. Ricardo, vou afixar um link na pagina inicial  de modo que, quem tenha  curiosidade ou interesses afins, possa  trocar ideias com o autor. Os links também estão ai para isso.

Mundo do Tabuleiro apoia a iniciativa, torce pelo sucesso da empreitada, afinal e mais uma possibilidade de ajudar a melhorar a educação no Brasil. Quanto ao material, achei bacana, vou dar uma lida e ver se jogamos algumas partidas, para tal vou contar com a ajuda de membros do clube Péricles já conhecedores dos jogos de RPG.
De cara o que chamou a atenção foi que as situações propostas no livo são pedagógicas, têm haver com matéria de sala de aula, nada de Zumbis da vida ou similares.


 Conteúdo.




Neste caso "Plano de Vôo" têm cara de aula de física, mas nada impede de aplicação em geografia, serve para ilustrar  onde o Prof. Ricardo pretende chegar com este método.

 Sucesso Professor Ricardo!


Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário