segunda-feira, 15 de abril de 2013

Jogos de guerra táticos... vamos falar sobre eles?

Jogos de guerra, são tantos e de diferentes tipos e cada qual com as mais diversas mecânicas e combinações de mecânicas; De minha parte sou apreciador dos jogos de contadores e hexágonos, hes and counter para quem preferir. Não me pergunte porque???... acredito que o fascínio vem da infância... uma espécie de trauma  pela grata surpresa ao jogar meu primeiro HC..... rs.
Mas vamos deixar o trauma de lado e falar de jogo!..... tá bom primeiro falar de guerra.



Tem gente que torce o nariz só de ouvir falar de jogos de guerra,  falar da guerra então.. nem pensar. Sempre gostei de história e andei as voltas com o tema história militar, isto porque meu pai sempre leu muitos livros, e muitos sobre a segunda guerra mundial, desta forma o assunto vez e outra vinha a tona.

Com o tempo tomei o habito da leitura, livros sobre a guerra foi um tipo de leitura, hoje tudo que fala da história é absorvido com vigor, pura curtição, difícil é lembrar de tudo... não dá mesmo. Encontrei então uma serie publicado pela editora Rennes. História Ilustrada da Segunda Guerra Mundial.
São livros não muito extensos, divididos em diferentes categorias, entre os meus preferidos, Batalhas e Campanhas.
Cada livro  descreve o porque da batalha ou campanha, quais formações militares foram empregadas, condições do terreno, clima, dificuldades, perigos, mapas e diagramas ...enfim, tudo relativamente bem detalhado... portanto boa leitura e uma ótima fonte de consulta.

Por fim chegamos no início do século XXI (veja só onde já estamos).... Internet em casa, N possibilidades,... convenhamos,  além de muita banalidade ( basta acessar os sites de noticias...o besteirol que toma a primeira pagina... é BBB, celebridades, uma infinidade de nada X nada)....  no entanto, a internet é um prato cheio para quem quer assuntos com conteúdo, é só procurar  e nesta deparei com os jogos de hexágonos e contadores novamente.

Mas desta vez, tipos diferentes, novos detalhes, abordagens, mais informações e as ideias voltaram a pipocar,  Aos poucos você descobre uma nova classe digamos assim, entre os jogos de guerra, os chamados operacionais ou táticos como preferirem.

Mas primeiro vamos estabelecer uma coisa... jogos de guerra que compreendem grandes áreas como diversos países ( lembrem do WAR) são jogos de estratégia. Neste tipo de jogo, o planejamento é de longo prazo em relação ao tempo de duração da partida, grande volume de tropas são empregadas.

Jogos onde o confronto ocorre por exemplo dentro de uma vila, são operacionais ou táticos... ai é como sempre digo, o porque de tomar a vila é uma decisão estratégica. E isto pode ser porque ali tem uma ponte importante, uma fábrica, uma pista de pouso. O fato de tomar a localidade é decidida em um contexto amplo e geral, isto chama-se de forma simples "estratégia".


Mapa do Batalha de Milne- STB- da Tércos- Posições de formações, alguimas identificadas e outras ainda sem identificação.

Já o problema de tomar o lugar, ai é a "tática" que entra em ação. É  preciso avaliar como melhor empregar as unidades  ou ainda , quais  tipos de unidades devem ser empregadas, isto se estiverem disponíveis, isto é tática, o tipo de terreno, unidades  oponentes, tudo tem que ser avaliado para que possa superar o oponente, não esquecer do clima.

Bom resolvido esta questão ... jogos operacionais / táticos??

Tomando por base minha singela explicação sobre tática e estratégia, os operacionais são os jogos de guerra que reproduzem os combates, onde é levado em conta como tomar aquela vila, ponte, pista de pouso. Você controla um grupo de soldados, viaturas e armas e enfrenta igualmente outro jogador, munido de armas e unidades similares ou iguais as suas.
É comum haver diferença de tamanho das formações, principalmente quando a partida é uma reprodução de um combate. Para  equilibrar esta situação, normalmente usa-se o fator tempo em vantagem para o jogador com o menor  efetivo. Trocando em miúdos, a partida termina após as rodadas estimadas na ordem de batalha... deparamos aqui com um detalhe interessante sobre os jogos táticos.

O tempo de duração é relativamente curto,  pode levar apenas alguns minutos, visto que em muitos casos são poucas unidades envolvidas no confronto,  justo o contrário dos jogos de HC do tipo estratégico, que normalmente tem uma infinidade de unidades e longas horas de duração para resolver a pendenga. Isto vai de encontro a um argumento freqüentemente usado pelos leigos, baseado em um esteriótipo sobre os jogos de guerra, as longas horas de duração de uma partida, que nos jogos táticos não são uma realidade necessariamente.



Outro aspecto é a quantidade de tipos de unidades, e como melhor usar este ou aquele tipo de unidade no combate. Diferente do War, mesmo um Axis &Allies, o número de tipos de unidades é bem variado, assusta, mas não é nada complicado. Em geral as unidades são controladas por um conjunto de regras básicas, eu gosto de denomina-los Fatores. Todas as unidades de uma forma ou outra, são controladas pelos fatores e para facilitar o aprendizado, um resumo, "colinhas" ajudam o pessoal a ter uma compreensão do que fazer. Os fatores também definem os sistemas de jogos de guerra, dai se fala em ASL, OCS, entre outros.

Nota- O que são os  Fatores??

São um conjunto de regras que reproduzem por meio de  mecanismos, a realidade. O objetivo com a reprodução e fidelizar os efeitos, dai que este conjunto de regras, define o que é um sistema de jogo ou outro. Se falarmos de um ASL, ou Tubrock é aqui que esta a diferença,  cada jogo tem um sistema, cada  jogador vai preferir um detalhe a outro entre os sistemas, por fim o gosto por um ou outro jogo.
Então ao falarmos de um sistema de jogo, estamos na realidade dizendo que um jogo tem um conjunto de regras que o difere de outro, no entanto muitos aspectos são comuns entre os sistemas, facilmente percebido na nomeclatura, que é similares. Esta similaridade é o elo que facilita o aprendizado de um sistema novo, quando o jogador já conhecer um tipo.

Os fatores são a reprodução da realidade, o alcance de um ataque é diferente para uma ou outra arma, o tiro curvo é permitido para um obus, morteiro, mas não um fuzil ou metralhadora e nem mesmo para um canhão anti-carro, estes tem sempre um tiro direto, alvo vermelho, que significa que tem visibilidade do alvo que estão atacando.
.
Voltando a quantidade de unidades, Também aqui temos uma diferença gritante, se comparado  com os jogos estratégicos. Nestes as unidades em geral divididas por arma, ou seja infantaria ( pode ser uma divisão de infantaria, brigada, regimento) ou então ser um formação blindada,  cada peça é um tipo de unidade( arma) com as suas caracteristicas gerais.
Para exemplificar, uma divisão de infantaria  vai deslocar-se por  uma distância menor, do  que uma unidade motorizada, a exemplo dos blindados. O poder de fogo pode até ser similar ou ligeiramente superior para um ou outro, visto que em ambos os casos não são considerados os pormenores das duas armas.


Situação de uma posição britânica no entorno de uma aldeia. A posição de cada peça tem por objetivo formar um perimetro de defesa e guarnecer a  ponte. Percebe-se diferentes tipos de unidades, inclussive um obuseiro de dorso no centro da poisção.


Já nos táticos, uma viatura tem vantagens e desvantagens, uma pelotão de infantaria igualmente. E é  tudo sempre baseado na realidade, efeitos do terreno, poder de fogo da arma,blindagem, enfrentar um carro de combate em terreno aberto munido de infantaria é suicídio, já se o confronto ocorrer em uma vila, cidade a desvantagem pode ser praticamente anulada.

Cada tipo de unidade  usa um tipo de tabela de combate,  regido por modificadores como os efeitos do terreno, clima, horas do dia ( que pode ser o efeito dia e noite). Reside aqui o maior problema de se acostumar com os jogos táticos. Conhecer um pouco sobre a guerra, táticas ajuda,  pois o jogador vai saber melhor, qual arma usar para obter vantagem e quem sabe não sofrer baixas para eliminar a posição oponente.

Nota 1: entender por baixa, a unidade ao ser atacada e perder soldados, efetivo, dai diminuir o poder de fogo pela simbólica perda de efetivo, resumindo....alguns dos soldados do pelotão forma mortos ou feridos;

Nota 2: entender por posição, um local sobre o tabuleiro, onde o jogador posicionou peças para defender a região. São os detalhes topográficos em geral,  levados em conta para escolher a posição, e  desta forma  induzir o emprego de modificadores e reduzir a capacidade do ataque em tomar a posição;

Para conhecer sobre guerra,táticas bons filmes de guerra que não inclui Rambos da vida ( por favor, me desculpem os apaixonados pelo personagem no minimo ridículo, puramente cinematográfico), muitas vezes ajudam a entender, mas o melhor é uma boa leitura sobre táticas, armas, tipos de tropas, a internet, livros, revistas especilaizadas, a Bibliex ( Biblioteca do Exército) tem bons exemplares sobre o tema.

Outra opção,  Youtube, eu faço muito isso, ajudam a entender a dinâmica das diferentes armas e por fim a aplicar tudo isso nos jogos de guerra. ( dêem uma olhada nesse video sobre o CC Leopard, para ver o que é um carro de combate em ação, lembro que a versão I deste CC, hoje faz parte das forças blindadas do Brasil também). Você encontra muitos ducomentários, vídeos reais, ótimas fontes de consulta, para nós leigos e não militares.

O detalhismo das unidades pode ser tal que por exemplo, um carro de combate ( popular tanque de guerra) tem diferente capacidade de suportar ataques, quando a blindagem frontal e maior que a lateral e a posterior ou superior. então entendendo isso e melhor atacar este carro de combate pela lateral, por trás  do que pela frente.

Nota- Este detalhismo leva em conta a realidade, para criar um parâmetro, durante a 2°GM, o carro de combate Tigre  (alemão), um dos mais poderosos carros de combate da guerra, destruía em média  cinco carros de combates aliados, para ser colocado  fora de ação.

No jogo isto pode ser reproduzido, o jogador atacado, pode se ver  na contigência de não dispor uma arma para enfrentar tal ameaça, que resulta em uma vantagem para um dos lados e pode ser perfeitamente explorado. Cabe ao oponente, tentar anular esta vantagem por algum subterfúgio com um aglomerado de casas, prédios  mata.

O terreno diferente dos jogos estratégicos, onde a aplicação é mais suavizada, nos jogos téticos é importantissimo, seus efeitos fazem entender porque uma posição pode suportar certos ataques e outros não. Um pântano é um pessímo ambiente para qualquer tipo de unidade, uma floresta não é bom para viaturas, o terreno aberto ( campos) são ótimos para forças mecanizadas e blindadas. O tipo de terreno em geral, obriga o jogador a usar modificadores no combate.

Nota: - modificadores são restrições do fator de ataque ou defesa, até movimento de uma peça, por exemplo em terreno aberto o poder de ataque de um blindado é três, mas ao entrar numa vila por exemplo, devido a redução da visibilidade e mobilidade, este fator pode baixar para dois ou um.

O clima é igualmente reproduzido e levado em conta, com regras que simulam situações como neve, chuva, cheias em rios, calor e cada qual influenciando a mobilidade ou capacidade de combate. Até as horas de um dia podem ser reproduzidas, quando por exemplo, a noite o fator de combate é reduzido pela dificuldade em localizar os alvos. O cansaço da tropa pode ser considerado, também baixando o poder de ataque ou defesa,


Controle das rodadas com efeito dia / noite.

As peças auxiliares (acho este nome adequado para sua função), são peças que podem reproduzir por exemplo uma trincheira, uma vala anti carro, campos minados, cortinas de fumaça, são usadas também para incrementar o realismo do jogo e todas de uma forma ou outra podem definir o resultado de uma partida. Outras são meramente de controle para informar a condição que uma peça esta tal como imobilizada pelo fogo inimigo, ou simplesmente indicar que já foi movida e assim evitar um duplo movimento.

Então amigos, este passeio  pelo que são só jogos táticos de guerra, é um incentivo para você conhecer este tipo de jogo. Somado a tudo que foi explanado, temos ainda o mais interessante, que é planejar e executar uma ação de ataque ou defesa, com objetivo de evitar a vitória do jogador oponente, pura tática, dificilmente igualado por algum outro tipo de jogo.

Espero ter motivado alguns a tentar jogar e entender os jogos de guerra, lembro que falamos dos jogos do tipo tático, e que por fim encontrem  nos jogos de guerra uma ótima opção de diversão.


abraço!







2 comentários:

  1. Eu cheguei a pensar em importar um do estilo pra conhecer... mas definitvamente vou esperar sair um de vocês!

    ResponderExcluir
  2. DKS, obrigado pelo voto de confiança!

    Como dica, tenho este jogo e é um imprima e jogue "Valor & Victory", tem nivel bem alto de tática , a arte é boa, basta ter paciência e fazer uma versão dele.
    Não é necessário fabricar todos os componentes, apenas alguns observando uma ordem de batalha disponivel.

    segue link http://www.valorandvictory.com/

    abs!

    ResponderExcluir