segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Port Royal, cartas e diversão.

Sabe aquele jogo que é divertido, fácil de ensinar e aprender, rápido que agrada em geral a todos jogadores?...bacana!....esse jogo é assim, o jogador tem algumas moedas (que são cartas), existe uma pilha de cartas que é a reserva geral do jogo. Desta abre uma carta por vez, seguidamente, tantas quanto achar necessário. Pode então pegar uma e entre as cartas abertas, e manter consigo ou então ativa-la ao pagar com moedas no total do valor da carta, em troca tem o poder desta carta para ajudar a montar o seu combo, em busca da vitória sobre os oponentes.

Bom basicamente é isso, ao terminar a sua vez o jogador seguinte faz o mesmo e assim procede por turnos seguidos, até que o primeiro jogador obtenha 12 PVs. Simples em?... bom tem alguns detalhes a mais. O jogador ao abrir cartas pode:

1- pegar uma carta e ativar ao pagar o custo em moedas e baixar sobre a mesa a sua frente;
2- descartar cartas de navios, quando possuir mais sabres sob seu comando do que o navio sacado;
3- pegar uma carta de navio e receber o valor em moedas indicado (cartas da reserva geral);
4- perder a vez de jogar, caso um segundo navio de mesma cor já postada sobre a mesa, venha a ser sacada;
5- cartas de missão são colocadas ao lado, visível para todos, o jogador que primeiro cumprir os objetivos da missão, recebe a carta e os PVs.



Outro detalhe muito importante, após escolher a carta dentre as que abriu sobre a mesa, os demais jogadores, na sua vez, pode também escolher uma carta, fica facultado que não é obrigatório. 
Bom em síntese esse é o Port Royal, tranquilo não é?...., é preciso ter o manual de regras a mão, para explicar o que cada carta permite, são diversas e é mais fácil dar uma geral nas regras do funcionamento,  e sair jogando. A medida que as cartas são postadas, explicação rápida, em poucos turnos tá todo mundo entendendo  a brincadeira. Notei que é possível formar alguns combos um tanto quanto poderosos, mas ai vai de cada um, na certa e mais que obvio, o entendimento é ampliado, após algumas partidas jogadas.




 Algumas cartas são voltadas para atender os objetivos das missões, 
outras para receber mais moedas, e outras para obter maiores poderes como o sabre.



Cartas de missão, simples duas cruzes ou duas âncoras 
e tá resolvido, carta cumprida e na mão.

Criado por Alexander Pfister, comporta de 2 a 5 jogadores a partir dos oito anos, então joguinho leve, tipo família, duração da partida varia de 20 a 50 minutos.




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