sábado, 30 de agosto de 2014

Sun Tzu a Arte da Guerra

Não é um jogo novo, no entanto achei curioso pois o livro é famoso, " A Arte da Guerra" de Sun Tzu, um general Chinês do Século VI AC, cujo trabalho explica como se faz a guerra, e mesmo após tantos séculos, seu ensinamento continua atual, pois trata dos princípios, fundamentos e conceitos, dai sua aplicação em diferentes áreas como na própria estratégia militar, política e economia.

Mas o assunto aqui é jogos de tabuleiros, então voltemos ao achado, obra de Al Newman, publicado pela Matagot, Jolly Rogers e Foxgames, comporta dois jogadores a partir dos dez anos e têm tempo estimado em 30 minutos por partida.

As principais mecânicas são controle de área  e influência de área e movimento de área, no qual os jogadores controlam as principais dinastias, cujo objetivo e unificar a China. As províncias são disputadas por meio de cartas, onde o valor das cartas permite adicionar ou retirar exércitos. Ao final de nove rodadas o jogador que obteve a maior pontuação é o vencedor.

Bom amigos, fica a dica, não conhecia este jogo, achei devido ao nome. Quem sabe um dia tenha a oportunidade de joga-lo, lembra algo do Condutiere, mas apenas pelo escopo de funcionamento já se percebe ser um jogo diferente.

Abraço!


2 comentários:

  1. Bacana. A arte do referido jogo é muito bonita. Fiquei na curiosidade quanto à mecânica.

    Patesi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Patesi!... tudo bom?
      O que entendi é ... o jogador tem um grupo de cartas e algumas em sua mão. Estas servem para indicar qtos exércitos estão disponíveis para o jogador. Outras cartas das províncias são abertas e então é feita a alocação dos exércitos disponíveis. Qdo em uma mesma província ocorre a disputa entra a ação de controle ( influência) de área que deve definir o vencedor . Também deve ocorrer a movimentação de exércitos, o que é sempre um elemento extra e pode mudar uma situação, mas também confere ao jogo mais estratégia. abs!

      Excluir