domingo, 10 de novembro de 2013

Galaxy Trucker até um alienígena chamado Hkucnntz esteve presente.

Então depois de algumas partidas, as primeiras com erro, jogamos ontem o Galaxy Trucker desta vez de forma correta, tanto que agradou ao pessoal. Bom ...e dai?...
dai que o jogo é bem bacana. sua proposta é diversão, vai bem em círculos familiares e de amigos,  têm pouco de estratégia, mas requer muita atenção ao construir a nave.No mais é dadinho, sorte, alguma situações de escolha e como já disse antes uma boa dose de diversão.



Bom a ideia do jogo é você construir sua nave da melhor forma possível, dentro de  um espaço de tempo limitado. A nave deve ser equipada, com alojamentos para tripulantes e ou aliens, deve ter espaço para acomodar cargas, propulsores, armas, escudos, baterias de energia.... ufa! bastante coisa

A construção é feita sobre um tabuleiro modular, onde são dispostas a peça inicial do jogador. Cada nova peça é um módulo com uma função específica ( acima citado), o jogador deve ficar atento e observar o tipo de conexão permitido que deve combinar com o da peça já posicionada. Existe um tipo de conexão que universal que permite qualquer montagem. Os jogadores devem capturar peças da reserva no centro da mesa, e trazer por sobre o seu tabuleiro, decidir  ficar e adicionar a sua nave ou devolver aberta para a reserva, quando fica disponível para qualquer jogador. Tudo de forma muito rápida, pois o jogador que melhor montar sua nave e mais rápido, pode acionar a ampulheta que vai dar início a partida propriamente.

Nave pronta para a viagem.


Terminado o tempo para construir, é feita a checagem que consiste em conferir se todas as conexões feitas em cada nave são válidas. Cada erro é punido com a retirada da peça ou peças anexas a peça errada, o que pode deixar a nave do jogador bastante defeituosa. Cada conexão voltada para o exterior da nave também é um problema (entender por aberto uma conexão que fica exposta voltada para o espaço circundante da nave).

Terminada a checagem, as naves são equipadas com baterias e tripulação e começa a partida. Mas antes um detalhe, a vez de jogar. Quem primeiro termina de montar a nave pode pegar uma peça de primeiro jogador, seguido pelos demais na sua vez ao terminarem a montagem. Nesta ordem cada nave é posicionada sobre o tabuleiro a partir da posição inicial, entre cada nave, deve haver um espaço vazio. Mas ainda assim, deve-se contar o número de conexões expostas, que conta como um espaço para trás  na escala. Se um jogar na sua vez acabar na mesma casa de outro jogador, ele deve recuar outro espaço. Nunca duas naves ou mais podem ocupar o mesmo espaço.

Observe os astronautas, propulsores, armas, depósitos, baterias necessárias para propulsores e armas duplas.

Os alienígenas a bordo são da cor rosa ou marrom , cada qual  potencializa  o poder de fogo de sua nave no caso das rosas e incrementa sua velocidade no caso dos marrons, então é bacana pensar em ter estes caras a borda para ajudar. Antes que perguntem, o Spock não esta nessa.

Construir a nave é parte complicada do jogo, jogar é  tranquilo. O jogador em primeiro na escala, abre a primeira carta de missão (sempre). A vantagem para o jogador é evidente no caso de chegar a planetas quando escolhe primeiro onde vai pegar as mercadorias, seguido pelos demais na sua vez e se ainda  houverem outros planetas para buscar cargas.

Cada carta em geral é paga com dias de viagem (consiste em  mover a nave para trás na escala  de viagem). São abertas oito cartas e cada uma é resolvida conforme o tipo de aventura. Algumas são coletivas outras para quem esta na frente, outras para quem esta menos equipado em determinados itens. No geral os jogadores alternam a sua posição na escala de viagem, mudando o jogador líder ( inicial).

Os perigos no espaço durante a viagem podem ser entrar em uma zona de guerra,  piratas. mercadores de escravos, chuva de meteoros. De bom pode encontrar naves abandonadas, planetas para obter mercadorias. Aliais é com as mercadorias que os jogadores recebem créditos que é o objetivo dos jogadores, quanto mais melhor.

Geral do jogo em primeiro plano, o tabuleiro de viagem, baterias de energia, mercadorias, astronautas.


Ataques, meteoros são resolvidos com lançamento de dados, sempre dois, que estabelece uma linha ou coluna do tabuleiro por onde o tiro passou , ou o meteoro esta passando,o vetor é indicada na carta. O sistema é simples e bem funcional, com relação aos números que não constam na escala, significa que o perigo passou longe. Porém o choque com uma seção da nave, pode causar a perda da seção e ou até de outras se for uma conexão que é destruída, esta ligando outras seções por apenas este caminho.

Note as cartas de aventuras no centro, final da fase dois.


Uma vez terminada as oito aventuras, a fase é finalizada e pontuada. Cada carga a bordo vale um valor em créditos, indicada no tabuleiro da escala de viagem. A ordem de chegada também conta créditos. Mas é necessário pagar as seguradoras, para cada seção destruída paga-se um crédito.

O jogo segue para a fase dois, virando o tabuleiro para o seu verso, o procedimento e´o  mesmo da primeira fase e depois novamente  é repetido para a fase três, quando é usado o tabuleiro três em uma de suas faces.

É isso pessoal, Galaxy Trucker é um bom jogo, voltado para a diversão, com componentes como os astronautas bem legais, fácil de aprender, rápido com boa rejogabilidade. A cada montagem de nave, uma situação diferente, o fato de usar penas oito das cartas de aventura, dentre um conjunto maior, garante que sempre são aventuras diferentes e  em cada fase aventuras novas. É uma boa opção para grupos de amigos e familiares, no entanto limitado a quatro jogadores.

Autor é o humano Vlaada Chvatil;
Comporta de dois a quatro humanos;
A idade sugerida são a partir de 10 anos ( não necessário anoz luz);
Estimativa de duração da partida 60 minutos terrestres;
Editoras Czech e RGG

Aaaahh sim... o alienígena que se fez presente foi esse ai em baixo, um incetóide incomodo prontamente cercado e neutralizado chamado Hkucnntz, que não causou maiores problemas depois de convidado a sair.


Este é Hkucnntz





Abraço!





2 comentários:

  1. Muito boa a resenha! O Vlaada estava muito feliz quando projetou esse aí :)
    Ri muito quando vi a foto do Hkucnntz!

    ResponderExcluir
  2. obrigado Igor!

    difícil e pronunciar Hkucnntz

    ResponderExcluir