O tempo de uma partida é estabelecida pelo digamos "comércio"
(representado por mercadores, postos de comércio), e cada jogador começa com 50 pontos por exemplo (varia conforme setup), e este é o alvo do ataque dos jogadores. No jogo a ideia é eliminar os oponentes, reduzindo o comércio a nada..... zero, quando o jogador deixa de participar da partida.
O poder de comércio (cartas como a figura ao lado), deve ficar visível para todos, desta forma na certa o jogador que acumular mais pontos, passa a ser mais atacado, com o claro objetivo de enfraquecer o cidadão e durante a partida, as alianças surgem e mudam com muita rapidez, muito pior que o Game of Thrones.
O total de créditos (valor no círculo amarelo) obtidos pelo jogador na sua vez de jogar, vai depender das cartas na sua mão naquele momento, note a carta Embassy Yacht.
O valor indicado pela seta "1", são os créditos para comprar novas cartas, e pode ser somado a outras com este poder, para adquirir cartas mais caras.
O valor indicado pela seta "2", é quanto o jogador vai recuperar de sua vida (comércio), como o representado pela carta acima. O jogador durante a partida, não só perde pontos do " comércio", mas também pode ganhar pontos e aumentar a sua "vida".
A carta ao lado, também dá direito ao jogador, de ativar mais duas cartas de reserva na sua vez de jogar, direto para a mesa, caso tenha duas ou mais bases ativadas sobre a mesa.
Esta condição, ilustra bem as variáveis e possibilidades de formar combos, dai resulta em estratégias relativamente destruidoras. É de certa forma o cerno do jogo, a estratégia.
Para destruir o "comércio" dos oponentes, são usadas as cartas com poderes de ataque, como o Viper ao lado, ou estações de combate, onde a força do ataque é o valor no simbolo em vermelho ( no centro inferior da imagem a esquerda). Este pode ser combinado ou somado com outras cartas com este poder, e tornar o ataque mais forte para destruir naves ou instalações mais poderosas.
Muitas cartas tem poderes na condição "ou ", onde o jogador deve escolher uma ou outra opção ( imagem a direita). Pode usar todos os poderes em diferentes funções, ou seja, usar o poder de ataque, depois o poder de compra ou um poder descriminado, condicionado ou não (combos), ou ainda ativar poderes adicionais, desde de que tenha a carta sua mão.
Outras cartas podem ser descartadas, observe o símbolo na figura da carta Trading Post (canto inferior esquerdo, a lixeirinha), ao descartar, obtém um poder adicional ( ataque neste caso). Em seguida a carta é descartada do deck do jogador e sai da partida.
Em geral a simbologia nas cartas a de fácil assimilação, e mais uma vez observando a carta Trading Post, o simbolo no canto superior esquerdo (em azul) ou da carta a direita ( símbolo em verde), é condição de que toda carta que tenha um simbolo neste canto, pode ser usada em combinação (o combo) com outra carta de simbolo igual.
No canto superior direito, temos o custo para comprar esta carta. No canto inferior direito (carta Trading Post), indica que esta carta é baixada sobre a mesa e passa ter um poder que equivale a um escudo. Explico, para o jogador ser atacado ao ter esta ou outra carta sobre a mesa, o atacante deve primeiro destruir com seu poder de ataque esta carta, igualar ou superar o valor. Sem isso o jogador esta imune a ataques dos oponentes. Caso tenha mais de uma carta baixada nesta condição, deverá primeiro ser privado destes " escudos" para então perder poder de "comércio".
Algumas cartas permitem o jogador descartas cartas para fora do jogo, o que a princípio pode parecer meio incoerente, tem por objetivo reduzir o tamanho do deck do jogador, e assim com frequência ter a sua disposição suas melhores cartas, note a importância desta observação, "reduzir o tamanho do deck", o que é uma ótima estratégia de jogo. se não a chave para a vitória ou disputas muito acirradas.
Dieter (E) e Rogério durante partida.
Bom pessoal a ideia é essa, Star Realms é um ótimo jogo, interativo, divertido e com alguma tensão, um jogo que elimina jogadores, algo por vezes raro, principalmente para os jogadores acostumado aos eurogames, onde nunca ocorre isso. Como as partidas são relativamente rápidas, não é um problema e a eliminação, ocorre num estágio em que digamos muitos jogadores já estão "pendurados", e o final da partida já se anuncia.
Como podem ver pelas imagens, o trabalho da arte do jogo é muito bacana, envolve e conduz o jogador de certa forma para batalhas espaciais, naves, planetas, tecnologias avançadas. Se pretender ter o jogo, pode pensar em colocar sleeves, pois o manuseios das cartas e intenso, dai sua destruição seria rápida.
O jogo é de Robert Dougherty e Darwin Kastle, comporta dois jogadores, mas cada conjunto de cartas adiciona mais dois jogadores, idade miníma sugerida de 12 anos, com duração de 20 minutos, no entanto a medida que mais jogos de carta são adicionados, o tempo vai aumentando.
Abraço!
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