sábado, 17 de março de 2012

Ninjato

Ontem joguei este jogo, criado por Adam West e Dan Schnake.
Idade sugerida a partir dos 12 anos, para 2 a 4 jogadores com tempo estimado em 60 minutos.

Caixa do jogo


Pois bem estamos no Japão Feudal do Séc. XII, disputa entre os clãs Minamoto e Taira. O negócio é conseguir pontos de honra, roubando objetos de valor das casas de famílias influentes na cidade. São três famílias cada qual com sua respectiva co e simbolo.

Em cada casa sempre existem três peças de objetos de valor ( tesouro) que são o alvo do ninja. Também cada casa é identificada por um simbolo  de uma das famílias proeminentes da cidade. E para terminar cada casa é protegida por um grupo de serviçais, que podem incluir samurais.


O tabuleiro ( bela arte)


São estes cartas que o jogador deve enfrentar e eliminar, sempre que tenha sucesso, recebe o objeto de menor valor guardado na casa.  Ao vencer um dos gurardas, o jogador poderá se retirar levando o objeto, ou então avançar e enfrentar um novo inimigo,. Uma nova carta é aberta e novamente confronto,  se vencer todos os desafios o jogador recebe todos os objetos e  ao final poder´pa mudar  o controle da casa que passa a pertencer a outra família. Os discos de identificação são substituidos .

Casa é o defensor, vôce poderá enfrenta-lo pela força e deverá superar o valor três da carta,
ou então  usar a destreza e vence-lo com uma carta dois ou de menor valor.
Este carinha porém aciona o gongo  ( simbolo vermelho), isto ativa um guarda de elite,
que será o próximo adversário do jogador caso o jogador continue no ataque.

Bom o confronto entre os personagens é resolvido por combates usando cartas. Vão do valor 1 a 5, sendo o três uma espécie de coringa que poderá valer três ou + 1 adicionando o valor a outra carta já lançada. As cartas após uso são descartadas. O inimigo postado na casa já vem com um valor pré-definido. 

Mas tem um detalhe extra neste combate, vôce poderá usar a força  ou a destreza. Ao lado de cada casa existe um simbolo , a direita representa o uso da força, e a esquerda a destreza. O jogador posiciona o seu Shuriken ( arma em forma de estrela de quatro pontas) para indicar qual será o tipo de combate, tática .e é este o valor a ser superado no caso de força ou então no caso da destreza deverá ser uma carta de menor valor para vencer o oponente.
Achei uma saída inteligente pois dependendo das cartas de combate que o jogador tenha em mãos sempre poderá usa-las de uma forma ou de outra... boa sacada.

Bom sobre o tabuleiro existem diversas casas todas com as mesmas caracteristicas, e outras com funções especiais.
  • em uma vôce poderá recuperar cartas  de combate ( bojo) que estão abertas junto a base do tabuleiro, formando uma nova mão para o jogador;
Cartas de combate, tanto podem ser usadas pelo menor valor como pelo maior.

  • em outra casa poderá obter habilidades especiais,  como usar o valor seis, mudar de tática no ataque;
                
                                                                                   Cartas de habilidades- fonte BGG

  • poderá comprar cartas de influência no palácio que representam personagens ( emissários). Estão relacionados com as peças de famílias, e cada personagem tem uma idade, quanto mais velho maior a influência ( é aplicação da cultura no jogo), ao compra estas cartas o jogador recebe PV, conforme a carta que esta comprando. O valor é pago com os objetos furtados das casas;
  • também é possível obter cartas de  rumores, que no final do jogo servem para obter PV adicionais;
A partida é disputa em rodadas, na qual cada jogador a partir do inicial poderá fazer uma ação posicionando seu shuriken em uma das casas sobre o tabuleiro. Terminadas as ações, o marcador de rodadas é movido na escala, ao chegar em um dos espaços onde estão indicados os simbolos de influência, é feita  a pontuação das influências.

O jogador para disputar uma influência em uma família, deverá ter cartas de personagens desta família em sua área de jogo, onde a carta de maior valor é a do personagem mais velho , que escolhe o que quer receber. Pv que é igual a soma de influências das casas das famílias na cidade ( sempre a melhor opção ), e para o jogador em segundo lugar, recebe uma das cartas de rumor sem custo;

A ordem de jogo é definida pela casa do bojo, sendo que a shuriken mais no alto entre só jogadores que usaram a casa, passa a ser o primeiro jogador, e seguindo a ordem. Caso não seja usada a ordem permanece a mesma.

A arte do jogo é um ponto bem forte, foi feito um belo trabalho de arte, os desenhos representam muito bem   os elementos do Japão Feudal, leva o jogador ao clima da época.

O jogo tem boa rejogabilidade, pois são muitas possibilidades de se joga, o fator sorte foi bem moderado, mas existe, a estratégia  é meio caótica, torna difícil fazer jogadas pensando muito a frente, pois os jogadores podem mudar o rumo do jogo a qualquer momento mudando a influência na cidade.

Tiago e Witold  jogando Ninjato.



Bom jogo  e divertido, a aleatoriedade das cartas gera situações inesperadas, mas é possivel planejar e seguir estratégias, por isso recomendo aos amigos.

abraço!













4 comentários:

  1. Grande Tiago, tudo bom, então eis minhas impressoões sobre o jogo, vc fez boa compra!
    até sexta!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Joguei esse jogo hoje à tarde num encontro de jogos de tabuleiro e RPG em geral que acontece periodicamente aqui em minha cidade.
    *Pergunta: Onde/Como você adquiriu esse jogo?

    Estou querendo comprá-lo, mas não acho em lugar algum na net.

    Valeu!
    Legal a postagem. (Y)

    ResponderExcluir
  3. Fala Rafael!

    ESse jogo não é meu foi importado por um dos membros do clube, apenas emprestei para fazer a resenha. Lógico já havia jogado alguams partidas do jogo, motivo pelo qual resolvi fazer a resenha.

    já deu uma olhada nos classificados da Ilha do Tabuleiro??
    Tem muito jogo a venda por lá, também tem o pessoal do BoardGames( tem link ai na caixa de links, ao lado) ou Taverna do Dragão, eles vendem jogos.

    abraço!

    ResponderExcluir