tag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post6598453574506243764..comments2023-11-11T16:18:05.694-03:00Comments on Mundo do Tabuleiro: Jogamos Ave Caesar.Hermeshttp://www.blogger.com/profile/14733187764670343518noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-17694131978799258442018-12-13T20:26:12.575-02:002018-12-13T20:26:12.575-02:00Estive a testar e a ideia de limitar as possibilid...Estive a testar e a ideia de limitar as possibilidades das quadrigas atrasadas completarem a corrida não me parece, afinal, ser boa. Sérgio Sodréhttps://www.blogger.com/profile/14754252598629829338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-64206368851128719852018-12-10T14:59:00.571-02:002018-12-10T14:59:00.571-02:00Continuo a jogar este jogo de circo romano e apena...Continuo a jogar este jogo de circo romano e apenas acrescentei uma pequena alteração que consiste em caso de empate entre quadrigas fazer o desempate dando primazia ao auriga que ficar com mais pontos por utilizar. Isto acontece quando um jogador fica com um ou dois pontos por utilizar e outro com zero ou um (diferenças maiores são improváveis), então quem tem mais pontos sobe uma posição relativamente ao outro, ou empurra o outro para baixo, o que vai dar no mesmo. <br />Também tive uma outra ideia mas ainda não testei que seria a de, após o vencedor ter passado a meta e terminado todo esse turno por todas as quadrigas, somente permitir que as demais quadrigas jogassem talvez dois turnos (o número de turnos seria a testar) e se não conseguissem chegar à meta seriam eliminadas. O objetivo era evitar que carros muito atrasados acabassem por ocupar boas posições finais à custa doutros que tinham arriscado e se despistado, o que é relevante quando se compete por equipas e as contas finais são feitas depois de várias corridas. Mas tenho de testar.Sérgio Sodréhttps://www.blogger.com/profile/14754252598629829338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-45318282066281936112016-11-08T07:30:58.095-02:002016-11-08T07:30:58.095-02:00Bom dia Hermes, só agora reparei bem nas suas foto...Bom dia Hermes, só agora reparei bem nas suas fotos e então percebi que a sua pista tem importantes diferenças relativamente à minha que é a original do jogo. Além da minha mais parecida com a sua ser a que eu chamo de Circo Máximo, as divisões das casas são diferentes. Por exemplo, na minha há 5 casas na zona de saudação ao imperador, o que provoca um intenso jogo tático nessa zona, entre outras diferenças. Julgo que buscando imagens na internet vc poderá aperceber-se das diferenças e assim entender melhor o que eu venho dizendo.Sérgio Sodréhttps://www.blogger.com/profile/14754252598629829338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-61948447904788144532016-11-07T19:18:15.165-02:002016-11-07T19:18:15.165-02:00Boa noite Hermes, já completei os testes e não vej...Boa noite Hermes, já completei os testes e não vejo como melhorar. O ideal julgo ser 3 jogadores com 2 quadrigas cada um e a contagem final resultar de 3 corridas (de 3 voltas cada uma claro). Com 3 corridas todos ficam em igualdade, pois todos vão partir das mesmas posições. O que realmente conta não é ficar em primeiro mas sim a pontuação da equipa de 2 carros cada. Em Roma existiam 4 equipas (os azuis, os verdes, os vermelhos e os brancos). Como as equipas verde e azuis eram as mais fortes, imaginei um jogador com o carro azul e com o cinzento (este seria o 2º carro da equipa azul), outro com o carro verde e com o castanho (este seria o 2º carro verde) e o jogador restante representaria uma aliança entre a equipa vermelha e a branca (o amarelo representaria o branco). Uma coisa é certa: a sorte fica muito diminuída e a tática muito reforçada... Fico aguardando os comentários e sugestões que vc queira fazer para continuarmos a trocar ideias. Abs!Sérgio Sodréhttps://www.blogger.com/profile/14754252598629829338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-11091268037475688662016-11-05T21:12:28.790-02:002016-11-05T21:12:28.790-02:00Então Sérgio Sodré, boa noite, tudo bom com vc? Vo...Então Sérgio Sodré, boa noite, tudo bom com vc? Vou dar lida no material e provavelmente publicar uma materia a respeito. Abs!<br />Hermeshttps://www.blogger.com/profile/14733187764670343518noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-11954352951312432552016-10-24T13:46:05.796-02:002016-10-24T13:46:05.796-02:00não mais há frente, mas sim mais à frente.não mais há frente, mas sim mais à frente.Sérgio Sodréhttps://www.blogger.com/profile/14754252598629829338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-72368561173207949182016-10-24T13:42:52.334-02:002016-10-24T13:42:52.334-02:00Continuando a tentar melhorar o jogo acabo de test...Continuando a tentar melhorar o jogo acabo de testar uma pequena alteração nas regras que resultou muitíssimo bem, com alta incerteza até ao fim e um vencedor inesperado. Só experimentei no Circo Máximo, mas no Hipódromo deve dar o mesmo. Jogando na pista alargada que antes sugeri, introduzi logo à partida 1 carta extra de 3 pontos (usei os 3 de dois baralhos de cartas de jogar normais) e joguei com 4 cartas (as 3 dos jogo normal mais 1 carta de 3 para cada auriga), cada jogador pode utilizar esse 3 extra exatamente como qualquer outra carta e depois vai buscar 1 carta ao baralho para ter sempre 4 cartas disponíveis. Note-se que, no início, cada auriga só recebe 3 cartas do baralho pois cada um já tem a sua carta de 3 extra. O jogo decorre normalmente, mas com menos sorte pois há 4 cartas e a pista é maior o que obriga a mais tática. Todavia, a novidade que obriga a muito maior rigor, é que não ganha quem passa em primeiro na meta mas sim quem fica mais há frente após todos jogarem o mesmo turno. Exemplo, se foi o 2º a começar o jogo quem passou primeiro a meta, é preciso deixar jogar o 3º.4º.5º e 6º para se apurar quem realmente venceu, que será aquele que ficar mais afastado da linha de meta. É mais realista pois assim é como se todos corressem em simultâneo e reduz-se a vantagem de quem começa o jogo. Nos casos de empate, fica à frente quem tiver mais pontos nas cartas com que ficar na mão. Se mesmo assim houver igualdade ficam exequo em cada posição e recebem os mesmos pontos. O mesmo para as restantes posições. Isto implica um maior cálculo para a "reta final". Só mais uma nota para o hipódromo de Constantinopla alargado: quando dividi em duas a grande casa da curva exterior (logo a seguir à passagem superior entremuros) coloquei um pequeno muro no ponto onde fiz a divisão para tornar bem claro que quem seguir a curva exterior só pode passar para a curva interior mesmo junto ao início do muro da pista original que divide a pista exterior da interior, tal como era suposto na pista original sem alterações.Sérgio Sodréhttps://www.blogger.com/profile/14754252598629829338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-60054290342186096392016-10-19T16:51:42.392-02:002016-10-19T16:51:42.392-02:00Estou na dúvida sobre será melhor usar 4 cartas ou...Estou na dúvida sobre será melhor usar 4 cartas ou então voltar às 3 cartas do jogo original (mais o bónus de 3 pontos da versão que inventei). Terei de testar mais. É que as pistas ficarem maiores já reduz muito a sorte quando se joga só com 3 cartas, pois cada jogador vai ter todas as cartas na mão antes de acabar a corrida, o que não acontece nas pistas mais curtas no jogo original. Com 3 cartas há mais alternância e ultrapassagens, e com 4 cartas é mais fácil a quem ganha vantagem conservá-la e evitar surpresas. Tenho de testar comparativamente em vários jogos. Jogando com 2 jogadores cada um com 3 bigas fiquei com a impressão de que 4 cartas seria demasiado, Com 3 jogadores com 2 bigas cada, 4 cartas funcionou bem mas ainda não posso garantir que com 3 cartas fosse pior. Sérgio Sodréhttps://www.blogger.com/profile/14754252598629829338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-87831358220993509352016-10-18T08:54:28.431-02:002016-10-18T08:54:28.431-02:00Não publiquei a minha versão, que só comecei a usa...Não publiquei a minha versão, que só comecei a usar há pouco tempo, e por mim está à vontade para avançar com a publicação. Tenho limitações em conhecimento informático mas posso ir explicando os pormenores do que fiz e estou a testar com sucesso (parece-me). Em ambas as pistas, em frente as 5 casas da saudação ao Imperador ficaram 3 casas em vez das 2 porque dividi a casa da meta em duas. No circo de Roma, no sentido dos ponteiros do relógio, temos a curva do 2º muro e aí dividi a casa da pista interior em 2 casas (a curva exterior tinha e mantem 3 casas), depois temos o 2º estrangulamento e depois dupliquei as casas interiores e exteriores até ao 3º estrangulamento, depois dividi na horizontal a casa logo a seguir ao 3º estrangulamento de modo a que pudessem passar duas quadrigas em vez de ser um novo estrangulamento. Não mexi mais no Circo Máximo. No hipódromo de Constantinopla, também no sentido dos ponteiros do relógio, acabei com o estrangulamento logo após o terceiro muro interno, na casa que fica entre dois muros externos, dividindo na horizontal de modo a puderem passar duas quadrigas, depois dividi em 2 a primeira casa exterior da curva, que era muito grande, depois dividi em 2 a segunda casa da curva interior, depois dividi em 2 a curva exterior imediatamente antes do estrangulamento e depois da ponte (e para jogar conto duas casas, a interior e a exterior, antes e depois da ponte como se houvesse uma divisão invisível debaixo da ponte), e finalmente dividi em 2 a primeira curva exterior e a primeira curva interior logo a seguir ao estrangulamento. Há um muro entre as curvas que assim passaram a ter 3 casas em vez de 2. Não mexi mais e imaginei o tal bónus de 3 pontos após a saudação imperial de cada carro (pareceu-me que 3 era o ideal para um jogo equilibrado). Tire o partido que quiser destas ideias. se entender citar o meu nome só tenho de agradecer. Fico aguardando as suas eventuais dúvidas e ideias novas que desde já agradeço.Sérgio Sodréhttps://www.blogger.com/profile/14754252598629829338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-12672244120762885462016-10-17T21:16:44.634-02:002016-10-17T21:16:44.634-02:00Interessante Sérgio Sodré. Agradeço por compartilh...Interessante Sérgio Sodré. Agradeço por compartilhar conosco o seu desenvolvimento, sua variante. Você já publicou essa versão no BGG?<br />Posso publicar essa sua variante aqui no blog? se sim gostaria de receber algumas imagens de seu desenvolvimento. A matéria será creditada em seu nome, aguardo parecer. abs!Hermeshttps://www.blogger.com/profile/14733187764670343518noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1181651882063801780.post-83170076896561832552016-10-17T14:13:02.363-02:002016-10-17T14:13:02.363-02:00Estou em Portugal e comprei a versão original. Aum...Estou em Portugal e comprei a versão original. Aumentei as casas com novas divisões e o Circo de Roma ficou com 93 casas em 3 voltas exteriores e 85 em 3 voltas interiores, e o Circo de Constantinopla ficou com 99 e 84 casas respetivamente. Isto contando com as 5 casas que se fazem uma vez para cumprir a saudação ao Imperador. Estas contas implicam que a casa da meta seja dividida em duas casas e que as quadrigas partam imediatamente antes do número romano que fica na meta (em vez deste ficar na traseira da biga fica à frente do peito dos cavalos). Para reduzir o fator sorte, optei pelas 4 cartas para cada auriga em vez de 3. Quando cada auriga saúda o Imperador recebe uma peça (usei uma de Lego) com um bónus de 3 pontos que pode utilizar quando quiser em vez de uma carta. Esta peça extra é vital para a emoção do jogo, porque o resultado final é que algumas bigas não consigam acabar a corrida e, portanto, tem de haver muito mais tática na utilização de casas da volta exterior, pois o abuso leva a não ser possível acabar. Também passa a haver estratégia no jogo ideal que será o de 3 jogadores com 2 bigas cada e o resultado final ser a da pontuação por equipa de 2 e não de quem é a biga que vence. Por exemplo, uma equipa perde se tiver o 1º lugar (6 pontos) e o seu segundo carro ficar em 6º ou não se qualificar. Isto no caso de outro jogador ter feito 2º e 3º lugar (4 pontos + 3 = 7). O jogo passa a ter estratégia e não apenas tática, porquanto um jogador pode decidir que a sua prioridade é acabar a corrida com os dois carros enquanto outro pode decidir que irá sacrificar uma das suas bigas em apoio da vitória da outra. E como o vencedor final só se encontra ao fim de 3 corridas de 3 voltas cada, as estratégias e táticas de cada equipa de 2 bigas vão-se alterando de corrida para corrida. Acho que o jogo ficou bem melhor, com menos sorte e mais estratégia e tática. Sérgio Sodréhttps://www.blogger.com/profile/14754252598629829338noreply@blogger.com